Laudos médicos a distância: 7 vantagens para clínicas de imagem

laudos_medicos_a_distancia_8_vantagens_para_clinicas_de_imagem_blog_

Os serviços de laudos médicos a distância acontecem por meio de um processo simples. A partir de exames realizados pelo paciente na clínica de imagem, são enviadas as imagens radiológicas, assim como dados clínicos, para os médicos radiologistas da empresa contratada, que, a distância, estabelecem a hipótese diagnóstica. 
Para a definição de um diagnóstico preciso, é possível que haja a interação e discussão entre os radiologistas e o médico solicitante do exame. Esse processo oferece agilidade e segurança ao tratamento do paciente, além de qualidade de diagnóstico.
Ainda não está convencido dos benefícios dos laudos médicos a distância? Então, siga a leitura e descubra oito vantagens dessa modalidade para o seu negócio!


Benefícios dos laudos médicos a distância


1. Regulamentação e treinamento


Ao contar com uma equipe de radiologistas com grande expertise, as clínicas de imagem que recorrem à telerradiologia alcançam diferencial no diagnóstico.

Para obter o melhor serviço nessa modalidade de medicina terceirizada, é importante que sejam observadas as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O órgão regulador estabelece questões éticas e legais referentes à telerradiologia por meio 
da resolução Nº 2.107/2014.
Caso não obedeça às normas estabelecidas pelo CFM, a clínica de imagem que recorre à telerradiologia poderá sofrer sanções do órgão regulamentador
Para que isso não aconteça, a empresa que oferece os laudos médicos a distância deve oferecer treinamentos e orientações acerca do que é exigido pelo CFM, como, por exemplo, termos de consentimento para o envio de imagens via software.
A orientação para o serviço de forma adequada é oferecida por instituições com grande expertise nessa área, como é o caso da Teleimagem.


2. Otimização de equipamentos


As clínicas de imagem recebem consultorias que ajudam a melhorar processos internos. Essa orientação auxilia, por exemplo, a otimizar o uso dos equipamentos e evitar que sejam feitas imagens desnecessárias. Assim, o tempo das máquinas e dos médicos é otimizado.

Isso tudo também faz com que se gaste menos em matéria-prima e tempo de trabalho, ou seja, contribui para o aumento da lucratividade da instituição.


3. Orientação sobre exames complementares


Além disso, também é realizada a orientação a respeito de exames complementares, que 

poderão tornar o diagnóstico mais apurado.
Os médicos radiologistas subespecialistas possuem um olhar mais minucioso e podem detectar a necessidade de imagens que não estão previstas nos protocolos de atendimento.
Isso é muito importante para que o diagnóstico esteja sempre correto e os pacientes sejam submetidos a tratamentos que se provem realmente eficazes para solucionar os seus problemas de saúde.


4. Agilidade no atendimento


Além de qualidade, o atendimento médico que utiliza os
laudos médicos a distância também garante mais agilidade. Isso é muito importante, sobretudo em casos urgentes, quando um paciente tem suspeita de uma fratura óssea, por exemplo.


5. Suprimento da falta de radiologistas


Nem sempre é fácil encontrar um bom radiologista, principalmente nas cidades pequenas, em que o número de pessoas com essa formação é menor.

Além disso, existem situações em que a clínica até pode fazer esse trabalho internamente, mas fica com sobrecarga em alguns períodos devido à grande quantidade de exames que necessitam ser laudados.
Por isso, contratar um serviço de laudos médicos a distância é útil para suprir a falta de radiologistas ou também aliviar a sobrecarga da equipe local, pois, com ele, é possível garantir um atendimento de qualidade, 24 horas por dia.


6. Diminuição de custos


Quando a clínica de imagem opta por laudar os exames internamente, precisa pagar o salário integral de uma equipe de radiologistas, o que pode representar um custo alto para a instituição.

Isso não ocorre quando é feita a contratação de um serviço de telerradiologia, pois a clínica paga apenas pelos exames que foram laudados. 
Além da folha de pagamento dos funcionários, os laudos médicos a distância contribuem para a diminuição de custos com equipamentos de radiologia analógica, bem como a impressão de chapas. Tudo isso representa uma grande economia.


7. Segurança na transmissão de dados


O envio das imagens é feito por meio da internet. Embora em um primeiro momento isso possa não parecer seguro, os sistemas são todos protegidos por criptografia de ponta, ou seja, por softwares de segurança que impossibilitam que os dados sigilosos da clínica e de seus pacientes sejam vazados.

Além disso, os exames ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados pelo corpo clínico a qualquer momento, por meio de computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Em alguns casos, até mesmo o paciente pode ter acesso a esses materiais, caso necessite mostrar os exames para um especialista de outra área da medicina, por exemplo.


Veja também: A Importância Da Telerradiologia Para Diagnósticos Complexos

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando as novidades do blog!
A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo do texto

Artigos

Outros Artigos