10 aplicativos que ajudam os profissionais da área da saúde

Os aplicativos são ferramentas construídas com o intuito de ajudar o usuário a desempenhar alguma tarefa específica. O seu uso por profissionais da área de saúde tem se destacado como um meio para facilitar as rotinas e trabalhos em termos assistenciais, de organização e planejamento.

Ainda assim, existem aplicativos de organização da agenda, que complementam os conhecimentos médicos, que facilitam a comunicação entre paciente e profissional de saúde, entre várias outras funcionalidades.

No texto de hoje, falaremos sobre alguns dos melhores aplicativos para profissionais de saúde. Acompanhe!

 

  1. Bulas

Há diversos aplicativos com a disponibilização de bulas medicamentosas, porém, o Bulas, disponível para iOS, é o único que contém somente bulas aprovadas pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa). É um aplicativo de consulta offline às bulas dos principais medicamentos usados no Brasil.

Só para exemplificar, entre as funcionalidades do aplicativo, estão:

  • bulas de mais de 1 mil medicamentos;
  • possibilidade de procurar pelo nome genérico ou comercial;
  • exportação da bula em PDF para outro aplicativo compatível;
  • lista com medicamentos com o mesmo princípio ativo.
  1. Guia dos Exames

Salvo, o Guia dos Exames é um aplicativo que reúne informações referentes a valores de referência de exames laboratoriais, procedimentos para a coleta de exames, cores dos tubos utilizados em cada exame, diagnóstico diferencial, entre outras informações sobre o assunto, que são disponibilizadas para cada exame específico.

Contudo, o aplicativo conta com mais de 200 exames, divididos por categorias (bioquímica, gasometria, eletrólitos, sorologias, nefrologia, urina, painel lipídico, reumatologia, hematologia, imunologia, vitaminas, pâncreas e toxicologia).

O conteúdo é todo baseado em livros e publicações médicas e é atualizado constantemente.

  1. Vacinas

O Vacinas é um aplicativo que disponibiliza a visualização e comparação entre os 3 calendários vacinais disponíveis no Brasil: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). É o material ideal para consulta de dúvidas e informações detalhadas sobre cada vacina dos 3 calendários.

Elas são divididas por faixa etária e grupos: prematuros, crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos. É essencial para os profissionais de saúde que trabalham na atenção primária e para todos os que atuam com os pacientes abrangidos nos calendários vacinais.

A partir da data da última vacina recebida pelo paciente, é possível calcular quando deve ser aplicada a próxima dose.

  1. Doctor+

O Doctor+ reúne ferramentas para organização de consultórios e clínicas médicas, de forma que as informações do estabelecimento podem ser acessadas de qualquer lugar, pelo celular ou outro dispositivo.

Aliás, uma das suas funcionalidades é uma agenda de consultas com a possibilidade de envio, por e-mail, de notificações com dados sobre marcações, desmarcações e alterações de horários. Todos os dados registrados são armazenados e sincronizados, por meio de conexão com internet.

  1. Medscape

O Medscape é para o profissional de saúde que deseja se manter sempre atualizado. Ele disponibiliza informações sobre prescrições, tratamentos e condutas atualizadas, além de pesquisas relevantes que têm impacto sobre a qualidade de atendimento da equipe de saúde.

É um aplicativo gratuito que pode auxiliar os profissionais de saúde a encontrar respostas clínicas confiáveis para a população atendida.

Da mesma forma, algumas das ferramentas disponíveis são:

  • ferramenta de verificação de interação medicamentosa;
  • lista de medicamentos e suas respectivas dosagens;
  • calculadoras médicas;
  • lista de imagens de exames e patologias.
  1. Whitebook

O Whitebook é um dos aplicativos médicos mais populares no Brasil, com mais de 100 mil usuários. Com acesso offline, ele foi criado para servir de suporte à tomada de decisão.

Conta com uma biblioteca de conteúdos referentes a Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, que incluem prescrições, dados de medicamentos, guias e calculadoras, abordagem diagnóstica e terapêutica, todos baseados nos guidelines nacionais e internacionais.

Dessa forma, o conteúdo disponível no aplicativo é elaborado por um grupo de médicos especialistas, que é atualizado a cada mês, com os melhores e mais recentes resultados em saúde.

  1. Medicinia

O Medicinia foi criado para conectar pacientes e profissionais de saúde, sendo gratuito. É uma forma de esse profissional qualificar a sua comunicação com os pacientes,  melhorar o seu acompanhamento de saúde, fidelizá-los e ganhar tempo, já que tem um meio direto de passar informações e coletar dados de quem é atendido.

O aplicativo permite melhor separação entre assuntos pessoais e profissionais, além de garantir confidencialidade e segurança das informações partilhadas.

Além disso, o profissional pode acessar o perfil clínico do paciente sempre que desejar. As informações e imagens são armazenadas na nuvem.

  1. Pillboxie

O Pillboxie é destinado aos pacientes, mas suas funcionalidades auxiliam no trabalho do profissional de saúde. Ele foi criado para lembrar os pacientes de tomar as medicações no horário correto, de forma prática e organizada.

É ideal para quem toma diversos medicamentos diariamente, para evitar que haja confusão de horários e quantidades. O aplicativo foi criado por uma enfermeira, e suas funcionalidades são:

  • configuração de lembretes, mesmo com o celular em modo avião;
  • disponibilização de imagens do formato do medicamento, para ajudar a encontrá-lo.

​A ideia é criar uma forma visual de lembrar o paciente de tomar os medicamentos, já que imita o formato da caixa de remédios e dos comprimidos.

  1. Wunderlist

Apesar de não ser um aplicativo criado especificamente para a área de saúde, o Wunderlist pode ser muito útil para os seus profissionais. Ele conta com uma lista para organização de tarefas pessoais e de trabalho em uma mesma plataforma, com fácil visualização pelo usuário.

É considerado um dos melhores aplicativos de tarefas, podendo ser baixado em todos os tipos de celulares.

É ideal para profissionais que tenham uma agenda movimentada e que trabalhem em mais de um estabelecimento de saúde. As configurações permitem a programação de envio de bilhetes e compartilhamento de listas, fotos, planilhas e documentos em PDF com outros usuários.

Ele ajuda o profissional a se organizar e planejar a cada dia ou semana.

  1. iClinic

O iClinic é um aplicativo que foi criado para controlar a gestão do consultório ou clínica médica. Por meio dele, é possível organizar os processos, gerenciar as finanças e controlar a agenda de qualquer dispositivo móvel. Algumas das funcionalidades disponíveis são:

  • envio de fotos do celular diretamente para o prontuário do paciente e facilidade para adicionar outras informações;
  • acesso ao prontuário eletrônico do paciente;
  • agenda médica online;
  • notificações da agenda (remarcação, cancelamento de consulta);
  • dados sincronizados e disponíveis em todos os dispositivos;
  • garantia de sigilo das informações armazenadas.

Em conclusão, utilizar os aplicativos para profissionais de saúde é uma forma de usar a tecnologia a favor do bem-estar de todos os envolvidos nas relações desse meio, com agilização de processos, praticidade no trabalho e maior produtividade.

Então, você gostou do texto de hoje? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecer esses aplicativos!

Aplicativo EXTRA Teleimagem

Nosso APP Teleimagem oferece aos seus pacientes a oportunidade de receber o exame de imagem dentro do Celular ou Tablet.

A Teleimagem oferece toda solução na área de Telerradiologia, Gestão da Clínica de Imagem e Hospitais.

Fluxo de Trabalho e Protocolos Exclusivos Teleimagem e Telerradiologia.

Com toda expertise Teleimagem, oferecemos um pacote completo de serviços que fará sua Clínica ou Hospital referência em sua cidade.

  • Suporte;
  • TI;
  • Softwares;
  • Armazenamento de Laudos;
  • PACS;
  • Integração ao RIS.

Se o cliente preferir também, disponibilizamos o armazenamento das imagens DICOM como forma e fonte de segurança nos servidores mais seguros do mundo.

Nosso APP Teleimagem oferece aos seus pacientes a oportunidade de receber o exame de imagem dentro do Celular ou Tablet.

Assuntos que podem te interessar