10 dicas para montar um centro de imagem radiológico

Muitas vezes as pessoas entram em contato com a Teleimagem querendo saber mais sobre o que é preciso para montar um centro de imagem radiológico. Essa é uma dúvida muito comum porque geralmente não se tem conhecimento dos passos a seguir.

Aqui vamos dar 10 dicas para montar um centro de imagem radiológico.

  • Dar entrada no CNPJ, alvará, contrato social. É de boa prática a consulta de um advogado especializado em contratos médicos e a parte fiscal e contábil com um bom contador, pois a tributação pode variar bastante conforme a escolha das modalidades de empresa.
  • Contratar um arquiteto/engenheiro para realizar os projetos necessários:

– Arquitetônico

– Hidráulico

– Ventilação

– Elétrico

– Bombeiro

– Telefônico

E principalmente contratar um Físico para realizar o projeto RADIOLÓGICO, quando se tem equipamento com emissão de Raios-X.

  • Aprovar na Vigilância Sanitária e com o Estado o projeto arquitetônico – ele será à base dos outros projetos.
  • Obra – observar com cuidado o material comprado na construção dos pisos, paredes e salas obrigatórias como DML e Expurgo. Para o ramo da Saúde há especificações próprias e por isso é importante aprovar o projeto antes de começar a obra.

e tem mais

  • Após a aprovação do projeto arquitetônico, ir ao Corpo de Bombeiros a fim de aprovar o projeto de prevenção de incêndios para análise e aprovação.
  • Após a conclusão da obra, e com todos os projetos aprovados, solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. OBS: Para a Vigilância o projeto pode estar em seu projeto pode estar na fase final do acabamento. Para o Bombeiro o local precisa estar de acordo com as normas de segurança (extintores, faixas, etc).
  • Solicitar a Licença Sanitária na VISA
  • Pegar o certificado de vistoria dos bombeiros, CNPJ e o OK da VISA, levar os documentos na Prefeitura de sua cidade para dar entrada no Alvará de Funcionamento.
  • Com o Alvará, A Licença Sanitária e CNPJ, da para dar entrada no CRM de sua região e solicitar o credenciamento de pessoa jurídica; Também o Médico com especialidade inscrito no CRM de sua região para assinar como responsável técnico. Existem alguns documentos específicos que serão exigidos. Pesquise no CRM de sua região pelo CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA.
  • Com o CRM-PJ já pode entrar com o cadastro do CNES

 

A tecnologia aliada a Radiologia

Sem esquecer que qualquer empresa hoje em dia precisa de um software de gestão e arquivamento das imagens geradas pelos equipamentos.

Hoje as empresas de telerradiologia são imprescindíveis para o alto desempenho dos equipamentos e eficácia total dos procedimentos. Com eles são possíveis aumentar o número de exames através dos protocolos e realizar laudos de extrema complexidade.

Assim será possível se tornar referência pelos médicos solicitantes, pois sua empresa será sempre lembrada por uma empresa completa.

Assuntos que podem te interessar