fbpx

Telerradiologia: o diferencial para o atendimento e negócios da sua clínica


Um dos maiores desafios de uma clínica médica é oferecer laudos resolutivos com qualidade e agilidade. Afinal, é a partir dos diagnósticos desses exames que os médicos conseguirão oferecer o tratamento ideal ao paciente.

Nesse contexto, a telerradiologia pode ser uma aliada dos negócios. A tecnologia permite que os exames realizados no local sejam laudados a distância por médicos especialistas, otimizando o trabalho da equipe na clínica.

Mas não são apenas essas as vantagens da telerradiologia. A solução pode contribuir em diversos aspectos para o sucesso do seu negócio, e é isso que vamos mostrar neste post. Confira!

Como a telerradiologia funciona?

Telerradiologia consiste em uma tecnologia que permite a emissão digital de imagens de exames para uma equipe médica especializada realizar o laudo a distância.

Na prática, funciona da seguinte forma: um paciente chega à sua clínica com um pedido de ressonância magnética de próstata. Apenas um médico radiologista pode realizar esse exame. Porém, o médico da sua equipe não tem muita experiência em laudos de próstata. Embora ele faça o exame e também o laudo, seria mais eficiente ter a opinião de um médico com expertise no assunto.

Nesse cenário, investir em telerradiologia pode ajudar. O médico da sua clínica faz o raio-X. Com as imagens e o histórico do paciente, esse profissional envia as informações por meio de um sistema para uma empresa terceirizada, que tem uma equipe médica especializada em ortopedia. Um desses médicos avalia as imagens e faz um parecer técnico. Esse laudo volta para a clínica e é passado ao paciente. Com um diagnóstico preciso, ele pode retornar ao médico solicitante e receber um tratamento eficiente.

Para implementar essa tecnologia no seu negócio, é preciso encontrar uma empresa parceira que tenha as seguintes características:

  • ofereça uma infraestrutura adequada para realizar um laudo de qualidade;
  • siga a regulamentação e normas necessárias estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM);
  • tenha uma equipe médica com experiência hospitalar, ou seja, que já teve contato com patologias complexas e com um corpo clínico mais diversificado. Essa característica contribui para montar um diagnóstico mais prático e preciso.

Quais as vantagens da telerradiologia?

Agora que você já sabe como a telerradiologia se aplica na sua clínica, fica mais simples entender as suas vantagens. Abaixo, citaremos as principais:

1. Otimização dos processos

Ao contratar uma empresa com o serviço de telerradiologia, a clínica precisa seguir alguns processos para facilitar o envio das informações e exames dos pacientes para serem laudados. Por exemplo, a recepção precisa coletar os dados corretamente para diminuir a taxa de erros e aumentar a assertividade dentro do fluxo de atendimento da clínica. Melhorando a eficiência operacional, os processos se tornam mais otimizados, o atendimento ao paciente é agilizado e a clínica tem ganho de produtividade.

2. Redução de custos

Esse benefício está relacionado com o anterior. Com processos mais eficientes, a clínica consegue evitar erros e a repetição de exames, reduzindo os custos. Outro fator que contribui para a economia do seu negócio é a mão de obra. Manter uma equipe médica qualificada e diversificada é muito caro. Ao optar por uma empresa com esse serviço, a clínica passa a ter a certeza de contar com uma equipe de médicos renomados e especializados em diversas áreas.

3. Laudos mais eficientes

A empresa que oferece a tecnologia de telerradiologia tem uma equipe médica multidisciplinar. É como se sua clínica tivesse um médico de cada especialidade e subespecialidade atuando no atendimento aos pacientes.

Assim, se um paciente chegar precisando de uma tomografia da cabeça, ele receberá um diagnóstico de um médico radiologista especialista em neurologia. O laudo virá mais detalhado e com mais especificidades para o médico solicitante, ajudando no diagnóstico e tratamento.

4. Agilidade

Ao estabelecer uma parceria com uma empresa que oferece uma equipe médica focada em telerradiologia, a clínica poderá contar com profissionais disponíveis 24 h, todos os dias da semana. Isso agilizará a entrega dos resultados aos pacientes e manterá a qualidade do diagnóstico.

Vale ressaltar: na área de saúde, é mais importante um diagnóstico resolutivo do que um laudo entregue em curto prazo. Não adianta ser rápido na entrega do parecer técnico, se ele não tiver informações suficientes para ajudar o médico solicitante na prescrição do tratamento. O ideal é ter eficiência operacional, ou seja, entregar o melhor diagnóstico ao paciente no menor espaço de tempo possível.

5. Credibilidade

Se sua clínica consegue dar laudos mais qualificados e atender com agilidade, a credibilidade aumentará não só entre os médicos, mas também entre os pacientes. Além disso, a oferta de exames em diferentes áreas poderá ser ampliada, o que possibilita atender mais pessoas. Esse fator gera reflexos positivos no negócio, crescendo o retorno sobre o investimento.

Por que a telerradiologia pode ser um diferencial na sua clínica?

Além das vantagens já citadas, uma empresa com uma equipe médica de telerradiologia consegue interferir nos processos de uma clínica e fazer com que ela identifique com mais clareza as necessidades dos pacientes. Sabendo disso, é possível sempre aperfeiçoar os serviços e agregar mais valor ao negócio.

Embora a tecnologia seja importante e facilite o diagnóstico, o grande diferencial no segmento de saúde é a interação humana. Com processos mais organizados, o atendimento do paciente na clínica fica melhor, pois o colaborador saberá exatamente o que perguntar, como encaminhá-lo para o exame e como explicar todas as etapas envolvidas.

Essas medidas aumentam a sensação de segurança do paciente, pois ele terá certeza de que fez a escolha pela clínica certa. Afinal, os exames serão feitos com qualidade e os laudos chegarão mais completos.

É bom reforçar também que a telerradiologia está crescendo cada vez mais no Brasil, mas ela será um diferencial apenas se sua clínica encontrar uma empresa com experiência e excelência na produção de laudos a distância.

Então, antes de investir nessa tecnologia, procure por uma organização com tradição no mercado, que preze pela segurança dos dados e com um time de profissionais qualificados para atender o seu negócio.

Quer saber mais sobre as vantagens da telerradiologia e como inseri-la na sua clínica? Assine a nossa newsletter e sempre receba dicas sobre o assunto!

 

Assuntos que podem te interessar

WhatsApp chat