fbpx

Como funciona o suporte médico oferecido pela Teleimagem?

A Telemedicina apresenta um papel fundamental na modernização da medicina, figurando como uma importante tendência e já sendo muito implementada. Um dos seus segmentos de maior sucesso é a Telerradiologia, cujo objetivo consiste em oferecer laudos a distância.

Porém, a atuação da Teleimagem visa muito além de cumprir com o objetivo citado, oferecendo também um suporte médico para as diferentes partes envolvidas. Engloba, ainda, todas as etapas dos exames de imagem.

Com o intuito de esclarecer melhor acerca do suporte oferecido, vamos abordar, neste artigo, as principais vantagens da prática. Continue a leitura!

Em que consiste o serviço de laudos à distância?

Antes de tudo, vamos explicar brevemente os laudos à distância. A empresa que contrata a Teleimagem adquire um pacote de serviços associados aos exames de imagem como um todo.

O principal aspecto a ser considerado é o envio das imagens obtidas nos exames para uma Central de Laudos. Nesse ambiente, estão concentrados os mais conceituados radiologistas, com diferentes especialidades e subespecialidades.

Devido à ampla gama de conhecimento da equipe, os exames recebidos são de todos os tipos, desde exames na área da oncologia, pediatria, ortopedia, medicina esportiva, cardiologia, mastologia, saúde do homem e da mulher, e demais subespecialidades.

Portanto, assim que o exame chega na central, as imagens são destinadas para o profissional subespecialista em determinada área e assim definir uma hipótese diagnóstica. Ressaltamos, nesse momento, a possibilidade de trocar experiência com os demais médicos da equipe, os quais podem contribuir e enriquecer na identificação dos pontos-chave do caso.

Há uma dúvida recorrente sobre o tempo de entrega dos laudos. O prazo formal requer de 24 a 48 horas. Porém, é possível liberá-los em até 1 hora, por exemplo. Tudo isso será influenciado pelo pedido e pela urgência do caso, solicitando a preferência devida para o suporte operacional.

A Teleimagem se mostra a empresa cujos serviços são prestados de forma mais qualificada e de maneira mais avançada, podendo ressaltar a qualidade dos profissionais envolvidos e a agilidade na entrega do laudo.

Contudo, é fundamental considerar o suporte médico prestado, sendo esse um importante fator que reitera a atuação de destaque da Teleimagem e a faz uma empresa referência no mercado da Telemedicina.

Como funciona o suporte médico oferecido pela Teleimagem?

Muito falamos sobre o suporte médico e no grande diferencial que ele representa para a Teleimagem perante as demais empresas. Mas, afinal, quais aspectos são contemplados por esse tipo de suporte?

Precisamos esclarecer, antes de tudo, que esse suporte é oferecido para todas as partes envolvidas com o exame solicitado. Isso quer dizer que há uma comunicação com o médico solicitante, a clínica onde o exame foi realizado, os médicos de tal clínica, e se necessário o técnico em radiologia responsável pela prática.

Por conseguinte, é válido dizer que o suporte abrange todas as etapas do exame, desde a sua solicitação, o preparo para realização e o momento do processo em si, além do diagnóstico e das condutas determinadas na sequência.

Para que isso seja mais bem esquematizado, confira os tópicos a seguir e o que é contemplado em cada um deles.

Suporte médico-médico

No suporte oferecido pelos médicos da Central de Laudos da Teleimagem para a equipe médica da clínica, é possível esclarecer as dúvidas sobre o exame solicitado, principalmente no tocante do laudo estabelecido.

Além disso, é possível identificar os principais pontos das imagens, sendo isso essencial para compreensão da hipótese diagnóstica levantada. O suporte não se limita até o momento do laudo, podendo auxiliar, ainda, na definição de tratamento e condutas para o caso.

Embora o foco maior seja no diagnóstico, o médico responsável pela solicitação também pode receber orientações dos profissionais da Teleimagem, os quais serão responsáveis por sugerir qual exame é mais apropriado para o caso.

Suporte médico-técnico

Já o suporte prestado para o técnico em radiologia responsável pela realização do exame visa, justamente, explicar sobre as etapas do procedimento e viabilizar as sequências.

Há, também, a indicação de como fazer, de fato, o exame, definindo até mesmo o posicionamento mais adequado para o tipo solicitado. Complementando, o suporte aponta qual o protocolo mais viável de ser seguido na situação específica.

Suporte médico-paciente

Por fim, o paciente também pode ser beneficiado pelo exame. Os motivos principais disso é poder saber qual protocolo será adotado, compreendendo melhor as etapas do procedimento ao qual será submetido.

Outro ponto fundamental para a realização do exame é receber as orientações corretas acerca do preparo, visto que, seja houver algum equívoco nos pré-requisitos, o processo na avaliação das imagens poderá ser comprometido.

Quais são as vantagens desse suporte?

Sabendo como funciona o suporte e quais fatores ele abrange, é possível estabelecer quais são as suas principais vantagens. Confira!

Assertividade

A assertividade no laudo e na conduta são fundamentais para a prestação da assistência em saúde com excelência. Tal assertividade é mais bem assegurada por meio do suporte oferecido aos médicos das clínicas, os quais esclarecem suas dúvidas e contam com uma equipe especializada para definir a melhor conduta.

Agilidade

A agilidade é obtida em diferentes etapas. A primeira delas é no momento da realização do exame, quando o técnico em radiologia consegue aplicar um protocolo otimizado para determinado exame.

Em casos de dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Laudos. Assim, haverá a devida orientação sobre o protocolo do caso e o passo a passo para realizar o exame em questão.

A segunda etapa contemplada por uma maior agilidade é justamente a entrega do laudo, que é devolvido em tempo hábil para prosseguir com o tratamento daquele paciente.

Otimização

A otimização está associada aos dois fatores mencionados acima. Assim, a maior assertividade contribui para a qualidade do serviço, que é realizado de maneira hábil e suficiente para poupar tempo, seja na realização do exame, seja na sua análise e retorno.

Informações

As informações e orientações repassadas pelo suporte são fundamentais para os pacientes e para os técnicos em radiologia.

Por meio delas, os exames são realizados de maneira adequada, visto que são seguidos protocolos específicos e que oferecem menor desconforto para os pacientes, que realizam o preparo correto e passam menor tempo em máquinas.

Custo-benefício

O reflexo de todas essas medidas é visto diretamente na qualidade dos serviços prestados, que melhoram de forma incontestável.

Além disso, a redução de falhas humanas no processo do exame evita as repetições desnecessárias. O resultado da boa qualidade e da diminuição dos erros impacta diretamente na excelente relação custo-benefício da Telerradiologia.

Quais são os diferenciais da Teleimagem diante das outras empresas do mercado?

Reforçamos, enfim, que o suporte médico representa um importante diferencial da Teleimagem quando comparada com as demais empresas de telelaudo.

O suporte total prestado possibilita que o médico da clínica dê atenção para outras prioridades, sem prejudicar o andamento dos exames e a assistência em saúde, visto que os profissionais da central de laudos estão prontos para prestar todo o auxílio necessário.

Viu só como o suporte médico é crucial para um melhor desempenho da clínica? É preciso ampliar a visão diante dos laudos à distância, considerando, ainda, os outros serviços que podem ser prestados pela empresa de Telerradiologia visando ajudar o estabelecimento no seu avanço.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre nossas soluções!

Assuntos que podem te interessar

WhatsApp chat