fbpx

Como fidelizar médicos oncologistas para centro de imagem?

 

A oncologia é uma das especialidades que mais têm crescido na medicina. Diminuição da taxa de mortalidade, envelhecimento da população e adoção de hábitos de vida pouco saudáveis contribuem para esse crescimento. Na área de imagem, deve-se ter atenção especial a essas especialidades ascendentes. Você já se perguntou como atrair médicos solicitantes da área de oncologia para o seu Centro de Imagem?

A prática oncológica é muito dependente de métodos de imagem. Com frequência, o diagnóstico de um tumor e seu estadiamento, por exemplo, são realizados por uma Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética. Hoje em dia, pouquíssimos tipos de câncer podem ser diagnosticados ou tratados sem, pelo menos, um exame de imagem envolvido.

Pensando nisso, é fundamental saber como fidelizar médicos oncologistas para a sua unidade para que ela seja bem-sucedida. Neste artigo, abordaremos algumas dicas práticas, como antecipar os passos propedêuticos e transmitir autoridade no assunto. Em seguida, mostraremos por que ter um Centro de Imagem parceiro é bom para o próprio oncologista. Continue a leitura para saber mais.

Como fidelizar médicos oncologistas?

O tratamento de um paciente oncológico caminha, cada vez mais, para uma abordagem multidisciplinar. Isso significa que vários setores da área de saúde atuam pontualmente para oferecer o melhor cuidado ao paciente. Por esse motivo, sincronia e comunicação eficaz são primordiais. A necessidade da parceria entre Centros de Imagem e oncologistas é mútua. Confira a seguir algumas dicas a esse respeito.

Antecipe os passos propedêuticos

Em razão da necessidade de padronizar o tratamento do câncer, várias subespecialidades da oncologia contam com protocolos detalhados. Por meio deles, o médico geralmente segue parâmetros objetivos no cuidado com o paciente. Conhecê-los é um bom começo para fornecer um laudo de qualidade e direcionado aos interesses do oncologista.

Para o tratamento de alguns tumores, por exemplo, a invasão de alguns locais anatômicos pode mudar drasticamente o tratamento. Para outros, o tamanho da lesão é o mais importante. Quando o médico responsável conhece esses fatores, ele pode direcionar sua atenção para os parâmetros mais decisivos. Isso com certeza agrada o médico solicitante e contribui para a fidelização de oncologistas.

Transmita confiança e autoridade

Normalmente, a formação do oncologista inclui a interpretação de exames de imagem. Devido à proximidade entre essas duas especialidades, é natural que oncologistas tenham um embasamento nesse processo. No entanto, a opinião do radiologista é sempre um porto seguro para qualquer profissional clínico. Por isso, é importante que as palavras do médico responsável transmitam autoridade no assunto.

Devemos lembrar que, mais do que apenas a entrega de exames, o médico solicitante também deseja obter o laudo. Muitas vezes, o tratamento é adiado enquanto se aguarda por um laudo preciso. Por isso, é necessário deixar explícita qualquer informação quando tiver certeza sobre o resultado de algum exame. Essa confirmação será importante para o clínico e o deixará mais seguro para solicitar exames na sua clínica.

Mantenha contato

Parece apenas um detalhe, mas a disponibilidade do radiologista é muito relevante para o clínico. Não é raro que esses dois profissionais precisem discutir detalhes do exame. Algumas vezes, o médico solicitante pode até mesmo pedir auxílio em relação à terapêutica e ao diagnóstico.

Por esse motivo, a disponibilidade do médico responsável e o contato direto com ele são fatores importantes de atração. A indicação do seu centro de imagem pode depender diretamente do bom relacionamento entre ele e o médico solicitante. Caso não se sinta à vontade passando seu número para vários médicos, ter pessoas de suporte para facilitar esta comunicação é altamente importante.

Qual é a vantagem para o oncologista?

Devemos nos recordar que a escolha do centro de imagem não depende exclusivamente do oncologista. Na maioria das vezes, o profissional solicita um exame e o paciente escolhe onde o realizará. No entanto, o médico pode sugerir centros de imagem de sua confiança e, como a maioria dos casos dos pacientes são delicados, é comum que eles aceitem essa indicação.

Conhecer as vantagens que o médico pode ter em uma parceria com o seu centro é uma boa estratégia para atraí-lo. Assim, em uma conversa amigável, você sempre poderá expor esses pontos positivos. Falaremos mais um pouco sobre esses benefícios a seguir.

Ter um referencial fixo

Alguns exames têm como característica o que chamamos de “operador-dependente”. Grosso modo, isso significa que eles podem variar bastante conforme o médico que o analisa. Um bom exemplo desse tipo de exame é o ecocardiograma, que frequentemente também é solicitado pela oncologia.

Caso o médico solicitante não tenha um centro de imagem fixo para esses exames, seu parâmetro pode ser afetado. Afinal, você pode ter resultados diferentes para o mesmo exame ao receber laudos de vários profissionais. Desse modo, indicar um número seleto de imaginologistas para alguns exames mantém uma linha de raciocínio. Com isso, resultados subjetivos podem ser comparados entre si com mais facilidade.

Garantir a própria qualidade

Como mencionamos, a oncologia é extremamente dependente de métodos de imagem. Ao optar por uma parceria com um centro de qualidade, o médico solicitante garante sua própria eficiência. Dessa maneira, os profissionais caminham lado a lado para oferecer o melhor suporte possível ao paciente. É um método eficaz de fidelização para o próprio oncologista.

Transmitir confiança ao paciente

A situação psicológica dos pacientes oncológicos é frágil. Mesmo antes do diagnóstico, eles não são completamente leigos em relação à sua situação, uma vez que, em geral, recorrem a pesquisas pessoais para descobrir possíveis causas dos seus sintomas. Se a suspeita de um câncer vem à mente de um médico, um dia ela também virá à do paciente. A própria consulta oncológica já é um momento de tensão.

Por isso, não é raro que o paciente se sinta desnorteado após o atendimento. Por isso, oferecer uma dica de onde realizar o exame transmite, a seu próprio modo, confiança e autoridade nos passos diagnósticos.

Saber como atrair médicos oncologistas para o seu centro de imagem envolve um aprendizado constante. Muitas vezes, isso depende da localização, da rede de cuidado e dos recursos tecnológicos disponíveis. No entanto, com essas dicas, fica muito mais fácil direcionar os esforços em prol dessa parceria saudável.

Agora que você sabe como atrair médicos oncologistas, que tal aprender um pouco mais? Separamos um artigo para você descobrir como ganhar eficiência com o uso da telemedicina!

Assuntos que podem te interessar

WhatsApp chat