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5 vantagens dos aplicativos de saúde digital para sua gestão

Com a transformação digital, vários aspectos do dia a dia ficaram mais fáceis, pois os recursos tecnológicos otimizam o tempo e aumentam o acesso rápido às informações. Na saúde não é diferente.

As ferramentas disponíveis no mercado são benéficas tanto para os gestores quanto para os pacientes. Além disso, a comunicação entre essas duas partes é mais eficiente, o que colabora para um atendimento mais próximo do público, que permite a construção de um relacionamento de confiança.

É assim que surge o conceito de saúde digital, que consiste no uso da tecnologia para melhorar a comunicação com o público e desenvolver processos mais ágeis. Os aplicativos são um bom exemplo nesse sentido e podem ser úteis para a produtividade de qualquer instituição de saúde, além de oferecerem vantagens para o público.

Continue a leitura deste post para conhecer as principais vantagens do uso dessas funcionalidades!

1. Proximidade com os pacientes

Um dos principais benefícios de usar aplicativos na gestão de sua clínica é ter um contato mais próximo com os pacientes. Essa relação é essencial, principalmente na área da saúde, porque a tendência é que essas pessoas estejam mais frágeis por causa de uma doença ou um desconforto físico.

O público tem à disposição uma série de alternativas que ajudam na autogestão da saúde e busca por uma qualidade de vida melhor. Por isso, as clínicas podem desenvolver um aplicativo próprio que facilite a comunicação entre ele e os médicos.

Podemos mencionar como exemplo a marcação online de consultas, que é um recurso útil para os pacientes e colaboradores do local.

Além disso, você pode providenciar maneiras de agilizar o acesso à informação, como uma ferramenta para que o paciente tire suas dúvidas. O recebimento de exames por smartphone também é uma excelente forma de aumentar a satisfação do seu público com os serviços que você oferece.

Esses pontos ajudam você a conhecer melhor seus pacientes e, com base nisso, desenvolver métodos personalizados de atendimento.

2. Rapidez nos laudos e exames

Como vimos, uma das vantagens dos aplicativos é a possibilidade de entregar exames e laudos, proporcionando uma rapidez maior ao disponibilizar esses documentos aos pacientes. Por meio desse recurso, eles podem ter acesso online a todos os procedimentos que realizaram em sua clínica.

Dessa forma, você evita a locomoção do público até o local e otimiza o tempo que seria utilizado para buscar os resultados.

Os aplicativos oferecem funcionalidades importantes para esse tipo de serviço, pois armazenam os dados e as informações dos pacientes por um bom período. Isso evita perdas e extravios, o que pode prejudicar outros procedimentos médicos e, até mesmo, atrasar a realização de tratamentos ou técnicas preventivas.

3. Eficiência na agenda

Organizar a agenda de uma clínica ou um consultório deve envolver algumas práticas que colaboram para a eficiência dos atendimentos. Do contrário, os pacientes sairão frustrados, já que têm expectativa de receber assistência com rapidez e qualidade.

Utilizar aplicativos é uma maneira de melhorar o desempenho dos agendamentos e torná-los mais fáceis para os profissionais que são responsáveis por essa gestão.

Além disso, há alguns recursos que permitem que o próprio paciente escolha o melhor horário disponível para agendar uma consulta. Assim, usando um smartphone ou qualquer outro dispositivo, ele consegue visualizar a data marcada para comparecer à clínica.

Essa ferramenta tem grande importância em sua gestão porque melhora o relacionamento com o público e otimiza os processos administrativos. Também tem um papel fundamental na hora de organizar horários de exames, agenda médica e por aí vai.

Ou seja, utilizar esse tipo de aplicativo contribui para uma comunicação mais harmônica entre todos os envolvidos: colaboradores, pacientes e gestores.

4. Redução de custos

A tecnologia possibilita que várias atividades do dia a dia sejam automatizadas e, em muitos casos, isso também resulta em uma boa redução de custos. Então, as clínicas que utilizam aplicativos em sua gestão podem diminuir gastos.

Quando o gerenciamento é eficiente e tem funcionalidades à disposição dos pacientes, a satisfação deles em relação aos serviços e ao atendimento aumenta, o que colabora para um público fiel, que confia na equipe da clínica.

Sabemos que a organização faz toda a diferença na hora de executar processos e atividades administrativas. Portanto, quando os gestores prezam pela utilização de aplicativos que otimizam e agilizam algumas ações que fazem parte rotina do time, os custos associados ao retrabalho são reduzidos.

A agilidade no resultado de exames também é um fator que impulsiona o crescimento de qualquer clínica e, por isso, os custos serão menores, já que impressões e outros processos podem ser dispensados se o paciente puder acessá-los online.

5. Atendimento integrado ao paciente

Mesmo após o término de uma consulta na clínica, o paciente pode ter dúvidas ou precisar de um acompanhamento mais próximo durante seu dia a dia. O atendimento integrado busca oferecer um suporte mais completo e, por isso, o uso de aplicativos se torna uma alternativa interessante.

É possível providenciar para que essas ferramentas auxiliem os pacientes a construírem uma rotina mais saudável, aplicando práticas que sejam benéficas para a sua qualidade de vida.

Existem opções que fazem o monitoramento de sinais vitais ou colaboram para seguir orientações médicas relacionadas aos medicamentos, por exemplo.

São diferentes funções que podem ser inseridas em aplicativos e melhoram a capacidade de atendimento da instituição de saúde. Dessa maneira, fica mais fácil ofertar uma assistência eficiente ao público, com uma comunicação mais aberta e humanizada.

Como você deve ter percebido, os aplicativos de saúde digital são um bom investimento para a sua clínica. Afinal, com eles é possível otimizar o tempo dos pacientes e melhorar a eficiência dos processos e das tarefas realizadas por colaboradores.

Todos os benefícios mencionados ao longo deste post são importantes para atingir um desempenho positivo e aumentar a fidelização do público, pois será possível oferecer diversas vantagens para os pacientes, como um atendimento mais próximo e eficiente.

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