Aplicativos de saúde: 5 vantagens para a sua gestão

Com a transformação digital, vários aspectos do dia a dia ficaram mais fáceis. Isso porque agora existem diversos recursos tecnológicos que otimizam o tempo e aumentam o acesso rápido às informações. Na saúde não é diferente, é o caso dos aplicativos de saúde!
As ferramentas disponíveis no mercado são benéficas tanto para os gestores e médicos quanto para os pacientes. Além disso, a comunicação entre essas duas partes é mais eficiente, o que colabora para um atendimento mais próximo do público, o que permite a construção de um relacionamento de confiança.
É assim que surge o conceito de saúde digital, que consiste no uso da tecnologia para melhorar a comunicação com o público e desenvolver processos mais ágeis. Os aplicativos são um bom exemplo disso e podem ser úteis para a produtividade do centro de imagem, além de oferecerem diversas vantagens para o paciente.
Continue a leitura deste post para conhecer os principais benefícios do uso dessas funcionalidades!

Vantagens dos aplicativos de saúde na gestão

1. Proximidade com os pacientes

Um dos principais benefícios de usar aplicativos de saúde na gestão do centro de imagem é ter um contato mais próximo com os pacientes. Essa relação é essencial, principalmente no setor, porque a tendência é que essas pessoas estejam mais frágeis por causa de uma doença ou um desconforto físico.
O público tem à disposição uma série de alternativas que ajudam na autogestão da saúde e na busca por uma qualidade de vida melhor. Por isso, o centro de imagem podem desenvolver um aplicativo próprio que facilite a comunicação entre médico e paciente.
Podemos mencionar como exemplo a marcação online de consultas, que é um recurso útil para os pacientes e colaboradores do local.
Além disso, você pode providenciar maneiras de agilizar o acesso à informação, como uma ferramenta para que o paciente tire suas dúvidas. O recebimento de exames por smartphone também é uma excelente forma de aumentar a satisfação do seu público com os serviços que você oferece.
Esses pontos ajudam você a conhecer melhor seus pacientes e, com base nisso, desenvolver métodos personalizados de atendimento.

2. Rapidez nos laudos e exames

Como vimos, uma das vantagens dos aplicativos é a possibilidade de entregar exames e laudos online, proporcionando uma rapidez maior ao disponibilizar esses documentos aos pacientes.  
Dessa forma, você evita a locomoção do público até o local e otimiza o tempo que seria utilizado para buscar os resultados.
Os aplicativos de saúde oferecem funcionalidades importantes para esse tipo de serviço, pois armazenam os dados e as informações dos pacientes por um bom período. Isso evita perdas e extravios, o que pode prejudicar outros procedimentos médicos e, até mesmo, atrasar a realização de tratamentos ou técnicas preventivas.

3. Eficiência na agenda

Organizar a agenda do centro de imagem deve envolver algumas práticas que colaboram para a eficiência dos atendimentos. Do contrário, os pacientes sairão frustrados, já que quase sempre têm expectativa de receber assistência com rapidez e qualidade.
Utilizar aplicativos de saúde é uma maneira de melhorar o desempenho dos agendamentos e torná-los mais fáceis para os profissionais que são responsáveis por essa demanda.
Além disso, há alguns recursos que permitem que o próprio paciente escolha o melhor horário disponível para agendar uma consulta. Assim, usando um smartphone ou qualquer outro dispositivo, ele consegue visualizar a data marcada para comparecer ao centro de imagem.
Essa ferramenta tem grande importância em sua gestão porque melhora o relacionamento com o público e otimiza os processos administrativos. Também tem um papel fundamental na hora de organizar horários de exames, agenda médica e por aí vai.
Ou seja, utilizar esse tipo de aplicativo contribui para uma comunicação mais harmônica entre todos os envolvidos: colaboradores, pacientes e gestores.

4. Redução de custos

A tecnologia possibilita que várias atividades do dia a dia sejam automatizadas e, em muitos casos, isso também resulta em uma boa redução de custos. Então, os centros de imagem que utilizam aplicativos em sua gestão podem diminuir gastos desnecessários.
Quando o gerenciamento é eficiente e tem funcionalidades à disposição dos pacientes, a satisfação deles em relação aos serviços e ao atendimento aumenta, o que colabora para um público fiel, que confia na sua equipe.
Sabemos que a organização faz toda a diferença na hora de executar processos e atividades administrativas. Portanto, quando os gestores prezam pela utilização de aplicativos de saúde que otimizam e agilizam algumas ações que fazem parte rotina do time, os custos associados ao retrabalho são reduzidos.
A agilidade no resultado de exames também é um fator que impulsiona o crescimento de qualquer centro de imagem e, por isso, os custos serão menores, já que impressões e outros processos podem ser dispensados se o paciente puder acessá-los online.

5. Atendimento integrado ao paciente

Mesmo após o término do atendimento no centro de imagem, o paciente pode ter dúvidas ou precisar de um acompanhamento mais próximo durante seu dia a dia. O atendimento integrado busca oferecer um suporte mais completo e, por isso, o uso de aplicativos se torna uma alternativa interessante.
É possível providenciar para que essas ferramentas auxiliem os pacientes a construírem uma rotina mais saudável, aplicando práticas que sejam benéficas para a sua qualidade de vida.
Existem opções que fazem o monitoramento de sinais vitais ou colaboram para seguir orientações médicas relacionadas aos medicamentos, por exemplo.
São diferentes funções que podem ser inseridas em aplicativos e melhoram a capacidade de atendimento da instituição de saúde. Dessa maneira, fica mais fácil ofertar uma assistência eficiente ao público, com uma comunicação mais aberta e humanizada.
Como você deve ter percebido, os aplicativos de saúde são um bom investimento para o seu centro de imagem. Afinal, com eles é possível otimizar o tempo dos pacientes e melhorar a eficiência dos processos e das tarefas realizadas por colaboradores.
Todos os benefícios mencionados ao longo deste post são importantes para atingir um desempenho positivo e aumentar a fidelização do público, pois será possível oferecer diversas vantagens para os pacientes, como um atendimento mais próximo e eficiente.
Gostou deste post? Para ficar por dentro de nossas novidades e conteúdos, acompanhe as redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube!
A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 
Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui. Até a próxima leitura!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo do texto

Artigos

Outros Artigos