A relação entre a evolução da tecnologia, a medicina preventiva e medicina preditiva

A tecnologia é uma das protagonistas da medicina e esse papel tende a crescer sempre, especialmente para as práticas que visam proteger populações de doenças. A evolução da tecnologia, medicina preventiva e preditiva.

Portanto, as transformações digitais dentro das instituições, indústrias, centros de saúde, hospitais e clínicas fazem com que a tecnologia e a troca de informações evolua para proporcionar melhorias que impactam diretamente a vida dos pacientes.

Entenda dois conceitos de medicina, que estão intimamente ligados à estas transformações:

 

  1. A medicina preditiva investiga e previne males passíveis de serem evitados, considerando o contexto social, econômico e cultural.

    Ou seja, avalia o cenário em que o indivíduo está inserido para prever doenças que podem impactar a saúde e possibilita o planejamento de ações que reduzam prejuízos e revertam em soluções práticas e imediatas.  

 

  1. A medicina preventiva é uma especialidade voltada para prevenir doenças a partir da análise detalhada de sintomas, sinais, resultados de exames.

    Avaliação clínica, evitando ou diminuindo as consequências das doenças na vida dos indivíduos.

    É uma prática de saúde pública, que ganha muito com a tecnologia e os sistemas de informação inteligente na análise dos dados.

 

Por estes avanços e a geração de conhecimento a medicina vem conseguindo aumentar a expectativa de vida, sendo assim ampliando a possibilidade de individualizar (cada vez mais) as práticas de medicina preventiva.

 

O conceito da medicina preditiva também evolui de acordo com os avanços tecnológicos em todas as áreas médicas.

Resultados mais rápidos são tendência

Cada vez mais a tecnologia e a avaliação de exames com uma segunda opinião qualificada vão gerar indicações importantes no mercado e sistemas de saúde.

As informações e o aprimoramento da gestão de dados do paciente, sistemas médicos, planos e ferramentas de cuidado da saúde são uma aposta que ajudam a melhorar o fluxo das transações médicas.

Produz indicadores que melhoram a prática e o acompanhamento dos dados.

O diagnóstico a distância e a segunda opinião especializada são práticas médicas que produzem revoluções diárias em tratamentos e cuidados à saúde.

As tecnologias de informação permitiram e avançam justamente no sentido de dar cada vez mais possibilidade de encontrar soluções que salvam vidas.

Igualmente, outra vantagem inequívoca da tecnologia é o armazenamento de dados em sistemas de banda larga, que permitem um acesso rápido aos dados.

Portanto, melhoram o tempo dos processos que envolvem a análise de exames de alta complexidade, por exemplo.

As empresas mais atualizadas nestes serviços já trabalham a tecnologia embarcada e os video laudos melhoram a análise dos exames de diagnóstico por imagem .

O conceito é simples: a transferência de imagens de um paciente (raios-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, por exemplo) acontece via nuvem e chegam imediatamente do local onde o exame está sendo realizado para o banco de dados.

Os médicos especialistas serão sempre o principal diferencial no momento da segunda opinião que ajuda na conduta e tratamento.

É nesse contexto que a telerradiologia e a telemedicina seguem sendo um dos principais aliados dos profissionais na prática clínica.

 

Ferramentas interdependentes

Entenda: a telerradiologia é uma especialidade da telemedicina, que usa alta tecnologia para fornecer informações médicas de imagem dos diversos exames feitos por pacientes.

Essa especialidade contribui de maneira definitiva para que médicos e profissionais de saúde conduzam tratamentos para prevenir ou tratar doenças.

Em velocidade recorde (quando compara-se há décadas atrás), os dados podem ser enviados para médicos especializados, que tem o know-how necessário para produzir laudos assertivos e conclusivos.

O serviço auxilia clínicas, hospitais e centros de saúde de todo o Brasil.

A Teleimagem conta com uma Central de Laudos única, que reúne uma equipe de médicos radiologistas subespecializada.

E suporte operacional prontos para atender a demanda de exames em ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-x e tomossíntese.

Há mais de uma década, o atendimento personalizado e a qualidade dos laudos a distância faz do nosso serviço um ponto essencial da rotina de cuidados com saúde.  

Conheça a Teleimagem. Saiba mais clicando aqui

 

Assuntos que podem te interessar

Padrão de laudo de tórax

Diante da pandemia de Covid-19, coordenadores, médicos e alguns dos nossos clientes apresentaram questionamentos em relação aos exames. Desse modo, a partir