Achados ambíguos em radiografias: 7 dicas para solucionar

Você já passou pela situação de produzir radiografias que apenas criaram mais confusão sobre a condição do seu paciente ao invés de ajudar no diagnóstico? Esse infelizmente é um problema muito frequente que acabamos nos deparando na rotina do dia a dia.
Os achados ambíguos em radiografias podem forçar o médico radiologista a conduzir ainda mais exames, podendo atrasar o tratamento e sujeitar o paciente a custos adicionais desnecessários, sedação e ansiedade.
Para solucionar esse problema, separamos 7 dicas imperdíveis que você pode implementar para obter maior precisão diagnóstica. Boa leitura! 

7 dicas para solucionar achados ambíguos em radiografias

1. O radiologista acredita que o achado é improvável que seja real 

Alguns médicos radiologistas podem estar inclinados a passar por um achado no relatório e pulá-lo por não acreditarem que é legítimo. 
Porém, o ideal é descrever e transmitir esse pensamento para o provedor de referência para evitar criar a percepção de que algo foi esquecido.

2. Revise as imagens anteriores do paciente

Uma dica muito importante é revisar os gráficos e exames anteriores em vez de fazer novos testes. Assim, é possível captar pistas adicionais para esclarecer a ambiguidade.

3. Localização na parte do corpo

Fique atento! Muitas vezes os achados ambíguos em radiografias podem estar localizados perto da periferia das imagens.
Nessas ocasiões, o radiologista pode se beneficiar da produção de outra imagem dedicada da parte do corpo examinada para maior precisão diagnóstica.

4. Confusão bidimensional

As radiografias representam uma anatomia 3D em uma imagem 2D e, ocasionalmente, pode acontecer de roupas aparecerem dentro do corpo ou estruturas anatômicas podem se projetar umas sobre as outras. 
Nesses casos, os radiologistas podem se beneficiar de uma visão radiográfica diferente ou simplesmente repetir o mesmo exame.

5. Experimente o outro lado

Muitas vezes, a variação de uma extremidade na imagem pode ser confirmada pela realização de uma radiografia do lado oposto para comparação.
Conversar com o médico assistente pode ser útil para correlacionar com o local da dor do paciente.

6. Pense no futuro

É sempre importante considerar os efeitos posteriores do laudo radiológico ao contemplar achados ambíguos em radiografias
Considere o impacto de rejeitar um achado real como benigno em vez de sugerir que um achado representa uma doença.

7. Tente outra máquina

Às vezes o problema pode estar no aparelho, portanto obter uma imagem usando uma modalidade diferente pode ajudar a esclarecer ambíguos em radiografias, evitando radiação excessiva e outros riscos.
Não importa o que está alimentando a incerteza, o ideal é reconhecer o problema e através de uma comunicação assertiva junto à recomendações adicionais esclarecer o diagnóstico para aumentar a precisão.

Como a Teleimagem pode ajudar?

A Teleimagem disponibiliza a emissão de laudos a distância e a prestação de orientação personalizada em diversas especialidades e subespecialidades, 24 horas, sete dias por semana.
Os laudos são realizados por uma equipe de médicos radiologistas subespecialistas com grande experiência e qualificação, sem interrupções, a qualquer hora do dia ou da noite, com precisão, rapidez e segurança.
Nos casos mais complexos, tanto em exames eletivos, quanto de urgência, há uma interação entre as equipes, onde os radiologistas subespecialistas fazem a dupla leitura e revisão dos laudos antes da liberação do exame para o centro de imagem
Neste momento, é feita uma discussão do caso para aumentar a precisão do diagnóstico. Assim, a equipe presencial obtém a segunda opinião de outros profissionais qualificados e de prontidão.
Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Trabalhamos com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.
Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 
Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.
Solicite um orcamento Teleimagem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo do texto

Artigos

Outros Artigos