Acreditação Hospitalar: saiba porque aplicar na gestão
A Acreditação Hospital é um selo cada vez mais buscado nos centros de imagem hospitalar. Isso porque a acreditação confere uma série de benefícios à instituição que busca esse tipo de certificação.
Quem ainda não domina o assunto pode ficar tranquilo. Neste artigo, tiramos as principais dúvidas dos gestores para esse tema. É o seu caso? Então, siga a leitura!
O que é Acreditação Hospitalar?
Em algum momento você já deve ter ouvido falar das famosas certificações ISO. Empresas de diversos segmentos correm atrás dessa certificação que, em síntese, analisa diversos fatores a fim de atestar que a companhia tem qualidade.
No setor de saúde, entretanto, as certificações ISO se restringem a planos de saúde ou operadoras, ou seja, não abrangem clínicas, hospitais, nem tampouco centros de imagem.
Nesses casos, a certificação que pode ser almejada é a Acreditação Hospitalar. O método, proposto e monitorado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), avalia centros de imagem em três níveis:
O nível 1 é o da segurança. A instituição deve cumprir os requisitos, garantindo toda segurança aos pacientes, familiares e colaboradores que atuam no centro de imagem hospitalar.
O nível 2 aborda gestão integrada. Os processos devem ser integrados e organizados. As áreas da empresa com Acreditação Hospitalar neste nível atuam em plena sinergia. Há muita troca de ideias e zero retrabalho.
O nível 3 é o da excelência em gestão. A gestão de todos os serviços oferecidos pelo centro de imagem, como exames de mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, – todos – serão vistos com atenção especial para melhorar de forma contínua.
Além da acreditação hospitalar da ONA, existem outras no mundo. A lista abaixo mostra exemplos de certificações e acreditações para hospitais:
- Accreditation Canada;
- Joint Commission International;
- Healthcare Information and Management System Society (HIMSS);
- Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO).
Benefícios da Acreditação Hospitalar
Melhora a administração
A Acreditação Hospitalar em um centro de imagem pode trazer uma série de benefícios em termos administrativos. Um deles é que a busca pela certificação permitirá a identificação dos pontos fracos e pontos fortes da empresa.
Aprimora procedimentos
Incorporar uma política que visa aumentar a qualidade das instituições de saúde é fundamental para garantir boas práticas no atendimento. Por isso, quando o centro de imagem hospitalar obtém essa certificação, o reflexo é positivo tanto para pacientes, quanto para os colaboradores.
Aumenta confiança e satisfação
Outra vantagem da Acreditação Hospitalar é a confiança nos serviços prestados. A tendência é que o centro de imagem melhore a capacidade de satisfazer o paciente nos tratamentos e procedimentos.
Integra os setores
Os colaboradores de um centro de imagem com acreditação hospitalar atuam de forma integrada. Como resultado, eles conseguem se desenvolver coletiva ou individualmente com mais facilidade. O benefício também reflete positivamente para a instituição.
Reduz os riscos de acidente no trabalho
Uma instituição que presta serviços com foco em qualidade reduz os riscos de acidentes no trabalho e, por consequência, contribui para qualidade de vida dos profissionais.
Aumenta a produtividade
A Acreditação Hospitalar otimiza procedimentos do centro de imagem e, com isso, a produtividade dos colaboradores.
Auxilia estratégias de marketing
Está com dificuldades para definir os próximas ações de marketing? Como a certificação ajuda a instituição a encontrar os pontos fortes, eles podem estruturar a estratégia de marketing, destacando as grandes qualidades do centro de imagem.
Valoriza o colaborador
A acreditação hospitalar é, também, um diferencial no currículo dos funcionários. Isso porque ao trabalhar em um local com certificação de qualidade, o profissional absorve a experiência e práticas do mais alto nível.
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