As vantagens da telemedicina que você precisa conhecer!

A área de saúde é uma das que mais se beneficia com os avanços tecnológicos, que contribuem para o aprimoramento de conhecimentos e técnicas  relacionados à promoção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes.

Nesse contexto, podemos destacar a telemedicina como uma das principais inovações dos últimos tempos. O uso das telecomunicações e das tecnologias de informação direcionada para a área de saúde vem modificando de forma benéfica a relação entre profissionais de saúde e pacientes.

Mas, afinal, você sabe o que é e quais as vantagens da telemedicina? Acompanhe o texto para descobrir!

O que é a telemedicina?

Consiste em uma vertente da medicina relativamente nova, que diz respeito ao fornecimento de informação e assistência à saúde de pacientes que estão distantes. Ações médicas são realizadas à distância por meio do uso de tecnologias da informação e telecomunicações.

A prática da telemedicina é realizada por meio de diferentes instrumentos, que permitem a comunicação à distância entre profissional de saúde e paciente ou entre profissionais de saúde. Dessa forma, os conhecimentos médicos e a assistência podem ser levados a qualquer lugar, independentemente da sua localização física.

O funcionamento na prática da telemedicina inclui três áreas principais:

  • teleducação: capacitação de profissionais de saúde e troca de informações pelos meios de comunicação (videoconferências, palestras e cursos online);
  • teleassistência: acompanhamento de pacientes à distância, por meio do envio de exames e dados da história clínica;
  • emissão de laudos: verificação online de exames realizados em outras localidades e emissão de laudos desses exames.

Quais as vantagens da telemedicina?

Agora que você entendeu o que é a telemedicina e como ela funciona na prática, listamos as suas principais vantagens.

Otimização de tempo e processos

Como vimos, a telemedicina permite que todos os dados importantes dos pacientes, incluindo informações sobre exame físico e resultados de exames, sejam armazenados na nuvem. Com isso, os médicos e outros profissionais de saúde têm acesso fácil e rápido a todas as informações necessárias para uma avaliação do seu estado de saúde.

Resultados de exames entregues em documentos físicos levariam mais dias para chegar até os estabelecimentos de saúde dos médicos que fazem sua avaliação.

Há uma grande otimização do tempo dos profissionais, pois essas informações podem ser acessadas a qualquer momento e são encontradas de forma muito mais rápida, devido à organização que o armazenamento online permite. O tempo gasto com pesquisa e consulta de informações em documentos armazenados em papel era muito maior.

Laudos à distância

Entre as grandes vantagens da telemedicina também está a possibilidade de envio de laudos à distância. Dessa forma, o paciente realiza um exame em uma determina localidade; o exame é enviado para um especialista em outro local; esse especialista avalia o exame e envia o laudo online, sem a necessidade de se deslocar para encontrar o paciente.

É preciso ter médicos nas duas pontas, isto é, tanto na clínica solicitante do exame quanto no local onde o laudo é emitido. O interessante é que esses médicos não precisam estar no mesmo local.

Os laudos à distância podem ser realizados para exames de imagem (raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada), eletrocardiograma, eletroencefalograma, exame dermatológico, entre outros.

A realização de laudos à distância permite:

  • agilidade na entrega dos resultados para os pacientes, já que os especialistas não precisam estar no local para emitir o laudo;
  • maior qualidade na avaliação do exame, pois o laudo é enviado para especialistas da área;
  • menor custo, uma vez que não é preciso contar com médicos de várias especialidades no local da realização do exame;
  • fácil armazenamento, pois dispensa a necessidade de espaço físico para armazenar os laudos;
  • maior segurança no armazenamento de laudos.

Maior capacidade de serviço

Conforme já apontamos, o uso da telemedicina traz uma otimização do uso do tempo nos estabelecimentos de saúde, por meio da facilidade de envio e acesso às informações de saúde do paciente.

Além disso, a disponibilização online de resultados de exames e outras informações permite que mais de um profissional tenha acesso ao material ao mesmo tempo, o que reduz o tempo total de atendimento. Outro fator é que os laudos à distância são emitidos mais rapidamente do que os laudos  feitos presencialmente.

Todos esses pontos contribuem para que o serviço que adota a telemedicina tenha uma maior capacidade de serviço, relacionada à maior agilidade dos processos internos.

Facilidade na troca de informações

Na área de saúde, é muito comum que os profissionais sintam a necessidade de discutir casos de pacientes com outros colegas da área, para fechar um diagnóstico ou obter uma segunda opinião. Por mais preparado que o médico seja, sempre haverá situações nas quais é necessária a soma de mais conhecimentos.

Nesse sentido, ele pode usufruir de uma das vantagens da telemedicina que é a facilidade na troca de informações entre profissionais de saúde, já que qualquer exame ou laudo pode ser enviado e acessado rapidamente de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além disso, as tecnologias utilizadas na telemedicina permitem também que médicos e pacientes troquem informações com mais facilidade por meio de:

  • mensagens por celular;
  • disponibilização de recomendações médicas à distância;
  • dúvidas do paciente para o médico;
  • resultados de novos exames.

Essa prática traz um maior envolvimento do paciente com seu próprio cuidado, além de aproximar profissionais de saúde e pacientes.

Aperfeiçoamento dos profissionais

Como vimos, uma das vertentes da telemedicina é a teleducação. Por meio dela, profissionais de saúde de qualquer parte do mundo podem ter acesso à educação na área, o que permite o avanço e melhoria da assistência prestada aos pacientes da localidade.

Há algum tempo, a falta de tempo e de recursos financeiros eram empecilhos para a atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde, principalmente para aqueles que atendem em áreas distantes ou isoladas. A telemedicina permite que esses profissionais tenham acesso a cursos, palestras, workshops e atualizações online, sem precisarem se deslocar.

Os conhecimentos mais atuais e avançados referentes a medicamentos, técnicas cirúrgicas, métodos diagnósticos e outros saberes podem ser compartilhados por todo o mundo, de forma rápida e prática.

Conhecer as vantagens da telemedicina é importante para que o devido valor seja dado a essa vertente atual da medicina, que é o presente e o futuro da assistência em saúde.

Gostou do texto de hoje e quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter para receber nossas atualizações!

Laudos a Distância – Telerradiologia – Entre em contato pelo número (011) 4063-6150 – contato@teleimagem.com.br –

Assuntos que podem te interessar