Biópsias por IA têm taxa de sucesso equiparável a Humanos

A Inteligência artificial está como para a primeira revolução industrial foi para os anos de 1750.

A IA está revolucionando o ritmo de análises radiológicas dentro da medicina. O tempo de espera que hoje é cerca de 20 a 30 minutos, com a IA o tempo se torna quase instantâneo, com finalidade de algumas patologias, ainda.

Um estudo publicado na Revista Nature Medicine envolvendo 278 pacientes com cirurgias em andamento. Metade foi utilizada o auxilio de IA, a outra metade utilizaram o procedimento tradicional com o Neuropatologista.

As falhas ocorreram cerca de 6,1% das vezes com os médicos e 5,4% dos diagnósticos realizados via Inteligência Artificial. Isto é, erro em 14 casos pela máquina e 17 casos pelos humanos.

Uso de Lasers

 

A nova técnica usada torna o tempo de cirurgia incrivelmente menor, pois utiliza leitura do tecido cerebral dentro da sala de cirurgia. Leitura realizada por lasers onde detectam as patologias por diferenças da refração dos lasers emitidos.

“Embora, muitas vezes, tenhamos pistas baseadas na ressonância magnética pré-operatória, estabelecer o diagnóstico é um objetivo primário de quase todas as operações de tumores cerebrais, seja removendo um tumor ou apenas fazendo uma biópsia”, explica Daniel A. Orringer, neurocirurgião da NYU Langone Health e um dos autores da publicação.

O reuso do tecido estudado no momento do procedimento se torna uma vantagem da inteligência artificial por o método tradicional de Biópsia o tecido estudado pode ser danificado.

Com a mesma técnica, estudiosos ampliaram a atuação com a intenção de detecção em cânceres de mama, pulmão ou doenças oculares.

 

Learning

 

Para chegar ao algoritmo, foram utilizadas cerca de 420 imagens de pacientes que realizaram cirurgias cerebrais a fim de treinar.

Daniel A. Orringer diz “Isso não mudará a cirurgia no cérebro, mas acrescentará uma nova ferramenta significativa” para ajudar no procedimento.

Assim como na Telerradiologia, a falta de Neuropatologistas, esse procedimento de análise rápida e digital pode ser transmitido via internet para o profissional a quilômetros de distância auxiliando na cirurgia em tempo real.

 

A Telerradiologia é uma maneira eficaz de terceirizar o Laudo, realizando ele a Distância. Laudos a Distância. (011) 4063-6150    contato@teleimagem.com.br – Entre em contato.

 

Fontes:

https://www.nature.com/articles/s41591-019-0715-9

https://canaltech.com.br/saude/biopsias-feitas-por-ia-tem-taxa-de-sucesso-equiparavel-a-de-medicos-diz-estudo-159031/

Assuntos que podem te interessar