Caso Clínico
Caso Medicina Interna
13 de maio de 2024
Anamnese
- C.M.B., masculino, 73 anos.
- Quadro Clínico: Dor abdominal.
- Antecedente Pessoal: Colecistectomia.
- Exames Anteriores: TC abdome (18/12/2017): Abscesso na região
- umbilical.
Exame
- Ressonância Magnética do Abdome e Pelve (26/02/2018).
Imagens
- Imagem 1 – Axial T2.
- Imagem 2 – Coronal T2.
- Imagem 3 – Axial STIR.
- Imagem 4 – Axial In/Out Phase.
- Imagem 5 – Axial Pré Contraste.
- Imagem 6 e 7– Axial Pós Contraste.
- Imagem 8 – Axial Difusão/ADC.
Análise
- Formação cística de paredes espessas envolvendo a cavidade abdominal, localizada no plano do grande omento em situação paramediana direita, logo acima da cicatriz umbilical, medindo 3,7 x 3,2 x 4,8 cm, com volume estimado em 29,5 cm³.
- O conteúdo da coleção mostra-se espesso, com sinais de restrição à difusão da água, destacando-se ainda imagens compatíveis com pequenos cálculos no seu interior, subcentimétricos, medindo até 0,4 cm.
- Caracteriza-se, ainda, aparente comunicação/fístul entre a coleção e a superfície posterior da cicatriz umbilical.
Impressão diagnóstica
- Coleção líquida de conteúdo espesso no plano do grande omento em situação paramediana direita, sugerindo a possibilidade de abscesso, destacando-se, ainda, prováveis pequenos cálculos no interior. Associa-se trajeto fistuloso entre a coleção e a cicatriz umbilical.
- Tais achados sugerem a hipótese de Droppe Gallstones.
Conheça a Teleimagem
Há mais de 15 anos entregamos os mais assertivos e eficientes laudos de ressonância magnética e tomografia computadorizada a distância, auxiliando sua clínica na demanda por exames de imagem.
Nossa equipe é formada por médicos radiologistas especialistas e subespecialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames eletivos e de urgência.
Ficou interessado nos nossos serviços e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários