Centro de imagem: 5 dicas para aumentar o lucro

O lucro do centro de imagem é uma preocupação de todo gestor. Calcular, criar estratégias, planejar, fidelizar, conquistar mais pacientes e se modernizar são apenas algumas questões que devem ser levadas em consideração no processo de otimizar os custos.

No meio disso tudo, entra a  telerradiologia, um serviço de laudos a distância que pode fazer toda a diferença no cálculo final.  Quer entender melhor? Siga a leitura e explore as nossas dicas!  

Dicas para aumentar o lucro do centro de imagem

1. Aprenda a calcular a rentabilidade

O conceito de rentabilidade comumente é confundido com lucratividade. Em síntese, a lucratividade é ganho excedente, isto é, a diferença entre o valor de venda e o valor gasto na prestação do serviço. Já a rentabilidade é o retorno financeiro sobre um investimento.

Na prática, você deve considerar o investimento inicial no centro de imagem e dividir esse valor que foi inicialmente investido pelo resultado estimado do fluxo de caixa anual. Por exemplo: se você investiu R$98 mil e o seu fluxo de caixa anual é de R$9.500 mil, terá que realizar o seguinte cálculo: 9500/98000. O resultado será 9,69%, e essa é a rentabilidade anual da sua instituição.

Ou seja, o objetivo é que o centro de imagem seja rentável, trazendo retorno sobre o investimento anualmente, além de lucrativo, fornecendo saldo positivo em relação às despesas.

A seguir, vamos explorar algumas estratégias que facilitarão sua gestão a alcançar esses objetivos. Continue a leitura!

2. Reduza os gastos estrategicamente

A organização e o uso inteligente de recursos financeiros são pontos-chave para reduzir gastos estrategicamente.

Você deve ficar atento às movimentações financeiras provenientes dos atendimentos e também das despesas do centro de imagem

Comece pela organização, você pode iniciar categorizando as despesas, fazendo agrupamentos por centros de custos, além de garantir o registro de todas as movimentações.

Se os seus custos estão organizados, será mais fácil analisar e tomar decisões baseadas em dados sobre a saúde financeira da sua instituição.

Uma boa estratégia para uma redução efetiva dos gastos é a modernização da sua gestão. Por exemplo, você pode reduzir o número de papéis, impressões e uso de materiais de escritório. Outro fator que deve ser levado em consideração é a melhora da administração de estoque.

Existem no mercado, uma série de ferramentas e softwares que podem auxiliá-lo a gerenciar e organizar os processos, tais como entradas de lotes e saídas de produtos, a fiscalizar os prazos de validade, a criar relatórios e planilhas personalizadas e até mesmo a ter maior controle financeiro. 

Dessa maneira, você automatiza ações e diminui o risco de erros manuais, otimiza seu tempo e garante maior produtividade. 

Veja também: Saúde Financeira Da Clínica De Imagem: Como Melhorá-La?

3. Aumente o fluxo de pacientes 

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o lucro do seu negócio é aumentando também seu número de pacientes.

Você pode criar diferentes estratégias para atrair consumidores que buscam por atendimento na sua especialidade. Neste processo, é importante ter em mente que a qualidade do seu atendimento é um dos principais fatores para atração de novos pacientes.

Imagine que o consumidor esteja buscando por um exame de radiografia, antes de efetuar o agendamento com o seu centro de imagem é comum que ele busque por referências. É neste momento que você tem que garantir que todos os seus pacientes atendidos tenham uma boa experiência e que o seu negócio se destaque em meio a concorrência.

Uma boa maneira de garantir isso é aproveitar a tecnologia e investir em marketing digital. 

Você precisa destacar seu negócio onde os seus pacientes estão: na internet. Estratégias como o Google Meu Negócio, Blog posts e anúncios no Google e redes sociais são bons exemplos do que priorizar em um bom planejamento de marketing digital.

Uma estratégia bem elaborada fará você aparecer nas primeiras páginas do principal buscador do mundo: o Google.

4. Fidelize os pacientes

O aumento de atendimentos só impactará de forma significativa no lucro do seu negócio se ao mesmo tempo você fidelizar os pacientes já atendidos.

Sabemos que há inúmeros motivos pelos quais a fidelização é vantajosa. Podemos dizer 

que entre eles se destacam motivos relacionados ao marketing, afinal um paciente fiel é um paciente satisfeito, e pacientes satisfeitos tendem a indicar os seus serviços, além de motivos financeiros, como uma maior previsibilidade de caixa.

Mas, afinal, como fazer para fidelizar esses pacientes? O ideal é que você fique atento às necessidades e as expectativas em relação aos seus serviços quando eles procuram por atendimento. Isso significa que você deve garantir respeito, atenção e alta qualidade técnica dos profissionais.

A organização e a infraestrutura da clínica também são importantes fatores para garantir essa fidelização, por isso, você deve manter esses aspectos em um alto nível. Uma boa maneira de medir a satisfação dos seus pacientes identificando pontos fortes e fracos do seu negócio é realizando uma simples pesquisa de satisfação.

5. Faça investimentos inteligentes

Fazer investimentos inteligentes não significa aumentar as despesas, mas sim direcioná-las para alternativas com melhor custo benefício a longo prazo. Uma boa opção é optar pelo uso de tecnologias.

Um bom exemplo disso é investir em serviço de telerradiologia. Assim, você amplia a sua oferta de exames nas mais diferentes áreas da medicina ao mesmo tempo que expande sem sair do lugar.

Implementando os serviços de telerradiologia da Teleimagem, por exemplo, você conta com uma equipe de radiologistas subespecialistas para a realização de exames a distância 24 horas, 7 dias por semana, incluindo feriados, em diversas especialidades e subespecialidades. 

Assim, você dispensa a necessidade da contratação de diversos radiologistas destinados a essas funções na instituição. Em instituições que possuem plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

Os laudos a distância cobrem especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

E não para por aí, o processamento da imagem digital torna a emissão de laudos muito mais rápida em relação à radiologia analógica. 

Em cerca de segundos a captura da imagem é feita e armazenada, permitindo o envio destes arquivos para interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Sem o processo de revelação de filmes radiológicos e com maior rapidez, esse sistema permite acabar com os atrasos, filas para realização de exames, adiamentos e atender um maior número de pacientes.

Veja também: Clínica De Imagem Digital: 4 Passos Para Conquistá-La

Conte com a Teleimagem

A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

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