Centro de Imagem: 5 dicas para evitar o absenteísmo

Nenhum centro de imagem quer desperdiçar os horários na agenda dos seus radiologistas com pacientes que faltam à consulta. Afinal, isso acaba atrapalhando na rotina dos colaboradores e prejudicando o faturamento.
Pensando nisso, preparamos 5 dicas que você pode seguir no seu centro de imagem para evitar a taxa de absenteísmo dos pacientes e garantir a agenda sempre cheia. Boa leitura!

5 dicas para evitar o absenteísmo no centro de imagem

1 . Redução do tempo de espera entre o agendamento e o exame

Os pacientes costumam ser sensíveis a atrasos e quando o tempo de espera prolonga-se por duas semanas ou mais, aumenta a probabilidade de não comparecerem
Além disso, outro problema que a espera pode gerar é o esquecimento da data do exame. Isso acontece porque a rotina cheia de muitos pacientes faz com que se esqueçam do agendamento e quando lembram, por falta de planejamento, muitas vezes não há como comparecer.
Felizmente, essa questão pode ser facilmente resolvida ao criar-se o hábito de lembrar o paciente 24h anterior à consulta.
2. Usando lembretes automatizados
Com as atividades diárias envolvendo trabalho e família, por mais que os exames sejam para o seu bem-estar, a data e horário da consulta podem acabar passando despercebidos.
Geralmente, essa função fica com a secretária, que por muitos anos usaram as ligações para confirmar as consultas. Atualmente, existem alternativos mais tecnologias e que demandam menos custo e tempo e garantem um retorno confiável.
Usando lembretes automatizados, como mensagens de texto e  e-mails, é possível alcançar qualquer paciente sem precisar perturbá-lo ou tirá-lo de algum compromisso para falar ao telefone. 
A mensagem deve ser simples: lembre a data e horário do exame e permita que ele confirme ou reagende sua presença.

3. Recepcionista bem treinada

Outro ponto muito importante é poder contar com uma recepcionista bem treinada. Afinal,  mesmo com toda modernidade é preciso de uma secretária bem treinada e apta para realizar as atividades com atenção e efetividade.
Se você possui um software de gestão, sabe que as atividades da clínica ficam integradas. Assim, a agenda fica conectada ao serviço de lembretes, por exemplo, facilitando o acesso da recepcionista a qualquer informação. Portanto, ela pode conferir quem já confirmou ou não confirmou a consulta e quem precisa remarcar o exame.
Dessa forma, ela consegue avaliar quem necessita de uma ligação para resolver alguma questão ou quem já conseguiu resolver todo o processo com o sistema automatizado. Sabendo de um paciente que não irá comparecer, ela pode realizar alterações como adiantar um paciente que tinha mais urgência e manter a agenda fluindo, sem tempo ocioso.
Para tudo isso, promova o treinamento adequado da recepcionista para que ela consiga atender as demandas com facilidade, agilidade e eficiência.

4. Criar uma linha de cancelamento separada

Uma opção bem simples de ser inserida é a criação de uma linha de comunicação “inteligente”, proporcionando aos pacientes a coragem de cancelar a consulta caso estejam em dúvida ou saibam que não poderão comparecer e mesmo assim tem vergonha ou receio de cancelar.

5. Eliminar salas de espera lotadas

Ninguém gosta de marcar um exame, chegar no horário marcado e perder a manhã inteira na sala de espera por conta de atrasos e mal gerenciamento de horários do próprio centro de imagem.
Se o paciente tem um exame marcado para às 9h, são 10h 30 minutos e ele ainda não foi atendido e precisa estar em outro compromisso às 11h, ele certamente faltará ou simplesmente irá embora após a longa espera.
Além disso, ter uma sala de espera sempre lotada não gera uma boa imagem para o negócio e as reclamações e insatisfação começam a tomar conta, assim, fidelizar pacientes ou conseguir boas avaliações se torna bem difícil.
O ideal é começar a organizar melhor a distribuição de horários e ter maior controle do tempo de duração das consultas, para que terminem dentro do prazo pré-estabelecido.
Se o problema for excesso de demanda, uma boa opção é implementar os serviços de telerradiologia para aliviar a carga de trabalha da equipe.

Como a Teleimagem pode ajudar?

Atraso na emissão dos laudos? Filas de espera? Pacientes insatisfeitos com a desorganização? Esses tipos de problemas podem ser evitados por meio da telerradiologia e a emissão de exames a distância. 
A Teleimagem proporciona uma equipe de subespecialistas qualificada para a realização de laudos a distância, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo feriados. O atendimento funciona sem interrupções a qualquer hora do dia ou da noite, com garantia de precisão, rapidez e segurança. 
Assim, você pode garantir a satisfação dos seus pacientes e manter a saúde financeira do seu negócio.
Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Trabalhamos com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.
Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 
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