Clínica de imagem digital: 4 passos para conquistá-la

O mundo está ficando cada vez mais tecnológico e as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado estão acompanhando o processo de transformação digital. Substituir pilhas de papéis por registros eletrônicos, filmes radiológicos por imagens online  e horas de chamadas por agendamentos onlines são algumas das vantagens de uma clínica de imagem digital.

É sobre isso que focamos neste artigo. Você sabe quais são os primeiros passos para a transformação digital da sua clínica de imagem e quais os benefícios em conquistá-la? Continue a leitura e descubra!

Clínica de imagem digital: como conquistá-la?

A transformação digital nada mais é do que a busca por melhorias nos processos e rotinas por meio do uso de tecnologias. Um conceito que nos últimos anos deixou de ser um diferencial e virou basicamente uma obrigação.

A seguir, vamos mostrar algumas tecnologias que vão ajudá-lo a transformar sua clínica de imagem digital. Confira!

1 – Software médico

Clínicas de imagem que ainda não passaram por uma transformação digital, ainda estão vinculados à papelada: relatórios médicos, histórico médico, contabilidade, prescrições e outros. A razão, na maioria das vezes, é única: uma força do hábito e receio de seguir em frente. Mas isso não é mais uma opção.

O primeiro passo para tornar a sua clínica de imagem digital é contar com um software médico. Veja algumas das vantagens do sistema:

Histórico do paciente

O software médico permite acessar e atualizar rapidamente o arquivo de um paciente, ao mesmo tempo em que salvam esses dados e os armazenam para uso futuro.

Produtividade e eficiência

O software médico permite que os médicos gastem mais tempo lidando com os pacientes e menos tempo mapeando ou procurando dados do paciente.

Registros eletrônicos

O registro de informações eletronicamente, em vez de manualmente, elimina a maioria dos erros humanos e, ao mesmo tempo, melhora a precisão das informações.

2 – Agendamento online

Hoje em dia, diversas soluções estão apenas a alguns cliques de distância. Não há mais a necessidade de buscar na agenda telefônica um número, ligar, aguardar ser atendido pela recepcionista, esperar na linha enquanto ela verifica as datas e só então agendar uma consulta.

Com a praticidade do agendamento online, você otimiza a experiência do paciente e ainda dá mais um passo para tornar sua clínica de imagem digital.

É fácil, simples e seguro, e você pode colocar a opção para agendamento online em uma das abas do seu site, por exemplo. Assim, o paciente tem a liberdade de acessá-lo a qualquer hora, de qualquer lugar e marcar um atendimento em segundos.

3 – Prontuário Eletrônico (PEP)

O prontuário eletrônico é uma tecnologia que traz mais segurança e qualidade no atendimento. 

Com ele, é possível acessar as informações de cada paciente com muito mais velocidade e organização comparado aos prontuários de papel, com informações importantes escritas a mão, o que significa que você não precisa mais manter arquivos enormes para guardar registros em papel ou alocar espaço para salas de armazenamento.

O sistema garante que não haja problemas como: risco de perdas, quebra de sigilo de informações e até mesmo todo o trabalho de refação de um novo prontuário a cada novo médico, etapa do tratamento ou em função de extravios.

Assim, no lugar de desperdiçar tempo e espaço com documentos manuais, o prontuário eletrônico permite que a equipe envolvida tenha acesso às informações por meio de qualquer dispositivo eletrônico, basta estar conectado à Internet e a sua sala com uma senha.

4 – Telerradiologia

Os exames de imagem são essenciais para a confirmação de diagnósticos. Eles são um complemento fundamental para especialistas das mais variadas áreas e auxiliam na tomada de decisões corretas em relação ao tratamento.

A telerradiologia é um sistema que vem ganhando cada vez mais espaço nas clínicas de imagem por suas diversas vantagens. Confira a seguir:

Armazenamento digital, seguro e de fácil acesso

Sem papéis e filmes, os exames ficam seguros em softwares na nuvem, disponíveis para acesso do médico radiologista a qualquer hora e em qualquer lugar.

Médicos radiologistas subespecializados

A experiência e conhecimento do radiologista subespecializado agrega qualidade, segurança e precisão no diagnóstico. Cada detalhe do olhar mais aprofundado faz o diferencial e leva a um laudo de excelência.

Aumento da produtividade da clínica de imagem

A telerradiologia aumenta a produtividade na emissão dos laudos, otimizando protocolos e tornando-os mais efetivos, gerando redução do tempo de execução dos laudos e ampliando a demanda dos exames eletivos e de subespecialidades.

Redução de custos

A telerradiologia combina a superioridade dos laudos com a opção de reduzir custos, pois dispensa investimentos em máquinas novas e manutenções, além de dispensar a necessidade de uma grande equipe médica interna para laudar.

Gostou da leitura? Esperamos ter ajudado você a se organizar para conquistar sua clínica de imagem digital e a se manter competitivo no mercado.

Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Assuntos que podem te interessar