Clínica de radiologia: como medir o desempenho através de métricas

Já pensou em como melhorar o seu planejamento para garantir ainda mais a satisfação dos pacientes e o sucesso da sua clínica de radiologia?  A resposta é simples: através das métricas!

Medir o desempenho da sua clínica é fundamental para otimizar processos, pois de nada adianta promover ações visando melhorar a performance se você não medir os resultados. Isso porque através das métricas será possível identificar erros e corrigi-los para evitar possíveis problemas.

E como fazer isso? É fácil! Com o auxílio dos Key Performance Indicators (KPIs), indicadores usados com o objetivo de medir o desempenho de todos os processos do negócio.

Para facilitar o seu trabalho, separamos os principais KPIs que a clínica de radiologia precisa utilizar para alcançar bons resultados com mais eficácia. Ficou interessado? Então, siga a leitura e confira!

Identifique os objetivos e as necessidades da clínica de radiologia

Estabelecer metas é o primeiro passo para definir os principais KPIs para a clínica de radiologia e antes de promover qualquer estratégia, o ideal é estabelecer que tipo de informação será captada através desses indicadores.

Assim, é possível utilizá-los para fazer uma avaliação completa de todos os processos, do atendimento ao paciente até o setor financeiro, por exemplo. 

Agora, com os objetivos alinhados e as necessidades identificadas, todo o processo fica mais simples, uma vez que você tem disponível dados que ajudarão a melhorar os resultados do seu negócio.

Estabeleça métricas alcance os seus objetivos

Após estabelecer os seus objetivos e necessidades, vamos partir para o próximo passo: as métricas. Veja as principais que podem ser inseridas para alcançar os resultados que você espera!

Satisfação do paciente

Você tem verificado se o atendimento oferecido está satisfazendo a necessidade dos pacientes? Existe um jeito muito prático de fazer isso!

Elaborar um questionário de satisfação pode ser fundamental para controlar a questão, dessa forma, você consegue saber o quanto estão satisfeitos com questões como pontualidade, estrutura da clínica, atendimento que vai desde a recepção até os exames, entre outros.

Utilizando esses dados, você consegue ter uma visão mais ampla do negócio e traçar planos para melhorar os processos, garantindo a satisfação dos pacientes com os serviços oferecidos pela clínica de radiologia e consequentemente, fidelizando-os.

Tempo na sala de espera

Esse é um ponto muito importante, afinal, quem gosta de marcar um horário, planejar a agenda e ainda ficar esperando? 

Cada vez mais, com a rotina do dia a dia, as pessoas estão mais atarefadas. Imagine que o seu paciente marcou um exame para as 9 horas da manhã e às 10 horas ainda não foi atendido. Por conta de compromissos ou até mesmo por cansar de esperar, ele pode desistir do exame e com certeza, não indicará os seus serviços para outras pessoas.

Além disso, você corre o risco de receber má avaliação nas redes sociais e no Google Meu Negócio.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial medir o tempo de espera dos seus pacientes e a partir disso, promover ações para diminuir esse tempo de espera sem perder a qualidade do atendimento.

Frequência de atendimento

Você sabe qual é a quantidade de pacientes que a sua equipe atende diariamente na clínica de radiologia? Ou até mesmo está ciente da qualidade desse atendimento?

Fique atento e calcule! Se a sua clínica trabalha por núcleos ou setores especializados, é importante promover o cálculo separadamente. Dessa forma é possível identificar qual é mais procurado e planejar ações para atrair mais pacientes para o restante.

Número de cancelamentos de consulta

Por último, mas não menos importante, analise o índice de absenteísmo ou de pacientes que cancelaram os exames, sem apresentar o motivo para o não comparecimento.

A partir disso, avalie o que pode estar acontecendo. Verifique se a falha está no atendimento administrativo ou no atendimento médico.

As métricas são ferramentas fundamentais para otimizar todos os processos dentro da clínica de radiologia. Desse modo, meça os KPIs periodicamente para não deixar escapar nenhum detalhe.

Como a Teleimagem pode ajudar?

A Teleimagem proporciona uma equipe de especialistas qualificada para a realização de laudos a distância, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo feriados. O atendimento funciona sem interrupções a qualquer hora do dia ou da noite, com garantia de precisão, rapidez e segurança. 

Através da telerradiologia você acabaria, por exemplo, com as filas para realização de exames, adiamentos e atrasos na emissão dos laudos.

Desse modo, você contribui para a economia do seu negócio, aumentando a capacidade de produção e atendendo mais pessoas, mantendo sempre a qualidade dos diagnósticos. 

Nossos radiologistas subespecialistas trabalham com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar