Como conseguir diagnósticos médicos mais resolutivos?
Atualmente, a medicina tem se mostrado como destaque em evolução científica. Os profissionais de saúde hoje atuam de acordo com comprovações científicas e não mais baseados em diagnósticos médicos empíricos, sem embasamento.
A variedade de métodos de diagnósticos e lançamentos tecnológicos acelera muito a tomada de decisões e, paralelamente, diminui os erros médicos. Vivemos uma era de inovação do conhecimento médico constante, simultânea a das tecnologias.
O objetivo principal é detectar o aparecimento de doenças precocemente com laudos a distância, antes que ela se torne um agravo à saúde, uma complicação ou sequela grave. As tecnologias atuais vêm para confirmar os diagnósticos médicos mais precisos e rápidos, garantindo maior especificidade e sensibilidade ao resultado.
Quer saber como obter diagnósticos médicos mais resolutivos? Então, continue acompanhando o nosso texto!
O que é telemedicina e qual o seu papel nos diagnósticos?
As novas tecnologias aplicadas ao atendimento hospitalar revolucionam — e muito — o diagnóstico médico. Nesse contexto, entra a telemedicina, modernizando a comunicação, de forma mais dinâmica e agilizada.
Telemedicina é o uso de tecnologias de comunicação e de informação para realizar a prestação de serviços e treinamento em saúde, seja para provedores de assistência médica ou para pacientes.
Qual a importância da telemedicina?
A telemedicina é utilizada em prol dos médicos e outros profissionais da área da saúde por meio da educação continuada e do treinamento a distância. Hoje, é possível levar as grandes novidades do mundo aos profissionais que trabalham em áreas de pouco desenvolvimento científico, sem precisar se deslocar.
E, com isso, as precisões diagnósticas estão cada vez mais certas e rápidas.
Como ela acelera o diagnóstico médico?
Atualmente, a telemedicina já é praticada em hospitais e centros de saúde em todo o mundo, que visam outras instituições de referência para consultar e trocar informações.
Pela telemedicina é possível ter um registro de todos os exames do paciente realizados dentro do hospital, que pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, esse método é bastante vantajoso para as instituições de saúde, já que reduz significativamente os gastos.
Quais as novidades em radiologia para acertar mais diagnósticos médicos?
Os exames atuais estão cada vez mais modernos, principalmente na área de diagnóstico por imagem. Aressonância magnética é um bom exemplo de como os avanços tecnológicos auxiliam a conduta médica na hora da tomada de decisões.
A tecnologia multislice, inserida nas tomografias computadorizadas, permite uma redução no tempo de aquisição das imagens, além de prover melhor qualidade técnica para o diagnóstico de pequenas lesões.
Já o PET-Scan (sigla em inglês para Positron Emission Tomography), está entre as tecnologias mais modernas da medicina nuclear. Tem a capacidade de visualizar alterações funcionais junto à anatomia, podendo antecipar patologias antes mesmo de surgirem, utilizando a aplicação de radioisótopos.
Cada vez mais, pesquisas na área de imagem têm trazido bons resultados. O termovisor é um novo sistema que já começa a ser aplicado em humanos. É capaz de ler a temperatura de diferentes partes do corpo e indicar, com mais acerto, os casos de lesões ortopédicas difíceis de serem detectadas por outros métodos.
Como utilizar o celular para auxiliar nos diagnósticos?
Pensando em trazer agilidade e comodidade para a prática médica, a tecnologia vem como grande aliada por meio da criação de gadgets e aplicativos digitais.
Durante a consulta, os médicos podem orientar seus pacientes para que eles próprios aprendam a monitorar o ritmo e frequência cardíaca, sem depender de outras pessoas. Isso já é possível por meio do download de aplicativos simples, como o Instant Heart Rate, disponível na Apple Store e Google Play Store.
Outra novidade para os smartphones são os gadgets. Tratam-se de aparelhos portáteis e não invasivos, que se conectam diretamente no celular e são uma grande ajuda para realizar diagnósticos mais rápidos e precisos. Veja, a seguir, alguns dos novos gadgets que exemplificam bem as novidades na área médica:
- Netra (sigla para Near-Eye Tool for Refractive Assessment): equipamento capaz de realizar exames oftalmológicos completos. O dispositivo usa a câmera do celular para examinar os olhos e detectar catarata, avaliar a acuidade visual e realizar fundoscopia, emitindo flash na retina;
- Mobuis: consiste em uma sonda de ultrassom portátil e muito acessível, quando comparada com os sistemas de ultrassom tradicionais. Ele utiliza a tela do celular para gerar as imagens e pode operar por meio de rede móvel ou Wi-Fi para enviar imagens remotamente;
- Sneezer Beam: aparelho com duas pequenas hastes que emitem luz no interior das narinas. Indicam a presença da coriza e da congestão nasal e já tem efeito terapêutico ao mesmo tempo, por meio da inibição da liberação de histamina.
Como utilizar o prontuário eletrônico para agilizar o diagnóstico?
O prontuário eletrônico é definido como um registro eletrônico criado especificamente para cada usuário e oferece acesso prático a inúmeras informações dentro de um banco de dados, apoio nas decisões e diagnóstico, entre diversos outros recursos.
As principais vantagens do prontuário eletrônico são a otimização dos recursos por computador, acesso ágil aos dados de saúde do paciente, seja dos antigos ou dos recentes, melhoramento do processo de tomada de decisão, mais agilidade e precisão nos diagnósticos, acesso ao conhecimento científico sempre atualizado, melhor leitura dos dados e segurança.
Com relação à sua funcionalidade, o sistema de prontuário eletrônico pode ser utilizado por vários funcionários simultaneamente e de maneira remota, permitindo, ainda, a edição de prontuários pela internet, de qualquer lugar do mundo e ao mesmo tempo.
O funcionamento do sistema é dado de forma dinâmica, ou seja, a informação individual de cada paciente é coletada e registrada no prontuário eletrônico digital. Então, esse registro é compartilhado para todas as clínicas, laboratórios, hospitais e instituições de saúde.
Portanto, são muitas as formas de se conseguir diagnósticos médicos mais resolutivos. E a maioria delas envolve a tecnologia de alguma forma, seja como equipamento, enviando laudo a distância, por coleta de informação online ou mesmo por capacitação médica por telecursos.
É fundamental estar atualizado aos lançamentos e acompanhar a evolução tecnológica para obter melhores diagnósticos médicos.
Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro de conteúdos relevantes sobre Laudos a Distância e Telerradiologia. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários