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Dicas

Como divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes?

12 de setembro de 2017

De fato que, com o número de clínicas e consultórios em constante crescimento, é conveniente investir na divulgação do negócio. Sim, instituições de saúde também precisam dos serviços de marketing. Um bom trabalho de divulgação de clínica médica garante uma boa frequência de pacientes, em quantidade maior e mais constante, melhorando os resultados do empreendimento. Veja como divulgar sua clínica.
No entanto, como toda ação de marketing, a divulgação não deve ser feita de forma aleatória. Especialmente se tratando daquele público específico. Estratégias corretas são as responsáveis para que a sua clínica se destaque fortemente no mercado.
Portanto, veja algumas dicas para divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes.

Crie um ótimo planejamento

Desse modo, é fundamental em qualquer setor. Fazer o planejamento de marketing é detalhar as ações necessárias para alcançar os objetivos que foram definidos. Com o escopo estabelecido (nesse caso, divulgar e atrair mais pacientes), é o momento de organizar as informações.
Em virtude do plano de marketing deva estar contidas os dados básicos de público, valores a serem investidos, os recursos necessários e os canais de comunicação que vai usar. Vale a pena fazer a análise da concorrência e o cronograma para monitorar o tempo das ações e seus resultados.

Tenha um público-alvo bem definido

Definir bem o público não se limita a ter informações como gênero, faixa etária e localização geográfica. Significa conhecê-lo a fundo. Estude bem os seus anseios, desejos e necessidades, de modo a trabalhar aquelas estratégias que visam superar as expectativas dos pacientes.
Esse conhecimento pode ser adquirido a partir de pesquisas de perfil dos pacientes associadas a um cadastramento bem-feito na clínica. Foque em detalhes para entender bem quem são as pessoas que procuram o seu estabelecimento.

Monitore a sua concorrência

A análise de concorrência não deve ser feita somente para enxertar o seu planejamento. É importante que ela seja constantemente monitorada. O marketing auxilia esse processo, a fim de que você conheça as ações que dão certo (e errado) para concorrentes diretos e indiretos.
É importante saber que serviços oferecem, o quanto cobram por eles, que autoridade têm no mercado e também os seus pontos mais fortes e mais fracos. A ideia é que você possa sempre superá-los, oferecendo serviços de qualidade com diferenciais competitivos.

Identifique sua missão e seus valores

Saber qual a missão e os valores do seu negócio é o que orienta e sustenta a caminhada. São dois pilares importantes e que devem ser demonstrados para seus pacientes. Eles devem estar alinhados com tudo que foi traçado em seu planejamento estratégico.
A missão significa a razão de a sua clínica existir. Já os valores correspondem aos ideais de atitude e comportamento, os quais deverão estar presentes tanto nos funcionários quanto nas relações com os pacientes.

Preste sempre um atendimento de qualidade

O atendimento diferenciado pode ser o responsável para fidelizar os seus pacientes. Pacientes fidelizados retornam à clínica e ainda são ótimos divulgadores dos seus serviços. Com uma boa experiência, é bem possível que eles tenham bons comentários e argumentos a fazer para os familiares e conhecidos.
Sem dúvida, o atendimento começa desde o primeiro contato do paciente com a clínica para a marcação da consulta, segue durante todo o processo presencial e visita às instalações e continua também depois que ele deixa o local, por meio do contato da clínica a respeito do atendimento prestado.
Sugestão de leitura: Como um bom treinamento de funcionários ajuda a conseguir mais pacientes

Utilize adequadamente as redes sociais

As redes sociais podem ser grandes divulgadoras no âmbito corporativo. Sabemos que milhões de pessoas utilizam pelo menos uma delas diariamente, buscam entretenimento e informação. Por meio das redes sociais é possível se fazer presente para seu público, investindo um baixo investimento.
Portanto, publique materiais (textos, imagens, vídeos) com conteúdos relevantes para os usuários. Você pode apresentar soluções, informações básicas de saúde, tudo relacionado aos serviços que a sua clínica oferece, sem diretamente vendê-los. A ideia é agregar valor à sua clínica, engajando os pacientes.
Selecione pelo menos duas mídias, aquelas que você entenda como as mais adequadas para o seu público, e mantenha atualizações frequentes. De nada adiantará estar presente nas redes sociais e deixá-las abandonadas. Isso não transmite confiança.
Atente para os comentários recebidos. A possibilidade de interação com usuários é positiva, mas é fundamental que sua clínica dê a atenção devida às pessoas. Responda as perguntas e comentários com gentileza, isso aproxima os pacientes da empresa e gera credibilidade.

Busque a fidelização

Garantir aos pacientes a melhor experiência na sua clínica viabiliza que eles retornem mais vezes no futuro. Para isso, você pode fazer com que eles se sintam especiais ao visitarem o seu estabelecimento.
Pense em requisitos fundamentais nos dias de hoje: um deles é a agilidade na prestação do serviço. Ninguém gosta de esperar muito tempo, especialmente quando se trata de saúde.
Nesse sentido, preocupe-se com a satisfação deles, mesmo após as consultas e exames. Procure saber como foram atendidos, se os problemas foram solucionados, se há alguma queixa. Tal pesquisa pode orientar a clínica naqueles pontos em que precisa melhorar.
Aproveite para dar um toque especial ao atendimento. Além de demonstrar que se importa com os pacientes, ofereça tempo para conversar, envie cartões ou e-mails em datas especiais. Mostre que você se lembra deles e que são importantes para a clínica.
Investir em fidelização é também investir no marketing boca a boca. As “notícias” sobre ótimas experiências vividas na clínica rapidamente circulam e alcançam outras pessoas.
De tal forma que, todo cuidado é pouco nas ações de divulgação de clínica médica. Da mesma forma que feedbacks positivos se espalham, os negativos também.

Cuide do ambiente e da sua equipe

De fato, toda a estrutura do local faz diferença na experiência do cliente. Proporcione conforto, cuide da acústica e da limpeza. Esses pontos fazem com que as pessoas se sintam melhor, visto que estão ali para cuidarem da sua saúde.
Ofereça estacionamento, se possível, e passatempos, como revistas e jornais, na recepção.
Por outro lado, em outro aspecto importante é capacitar bem os seus colaboradores. Todos os que entram em contato com os pacientes devem ser bem treinados de acordo com os princípios da clínica. Dê à sua equipe autonomia para resolver processos adequados a suas competências. Isso facilita o adequado fluxo de atendimento.

Organize eventos

Eventos são excelentes para atrair mais pessoas para a clínica. Você pode criar uma semana de prevenção relacionada a datas especiais. Como, por exemplo, o mês da mulher.
As avaliações podem ser cortesias para os pacientes, e você poderá ainda levar as pessoas a conhecerem melhor todos os seus serviços oferecidos. Se possível, distribua pequenos brindes a quem comparecer. Eles farão com que a sua clínica seja sempre lembrada.
Isto é, seguindo essas dicas é possível conseguir uma incrível divulgação de clínica médica, com resultados positivos e pacientes satisfeitos.
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