Como fidelizar médicos neurologistas para seu centro de imagem?

A neurologia é a área da medicina que lida com o sistema nervoso e os órgãos associados. Ainda hoje, o encéfalo é um mistério dentro da ciência: não temos acesso a ele diretamente, nem sabemos completamente como ele funciona. Por esse motivo, profissionais dessa área são cada vez mais dependentes de métodos de imagem para seu cotidiano. Você já se perguntou como atrair médicos neurologistas para o seu Centro de Imagem?

A parceria entre um neurologista e um Centro de Imagem específico é para ambos os lados. O médico recebe laudos com os quais já está acostumado e tem uma comunicação mais clara com o Centro de Imagem; este, por sua vez, garante o fluxo de pacientes e a rotina dentro da instituição. E é claro, o paciente também se beneficia da harmonia entre as áreas integradas no seu cuidado.

Neste artigo, falaremos sobre como captar médicos neurologistas para o seu Centro de Imagem. Diversos mecanismos podem ser usados nesse processo, que, como dissemos, tem vantagem mútua. Está preparado para conhecer mais sobre as possibilidades dessa parceria? Continue lendo o artigo e descubra mais!

Foque no primeiro contato

Como é popularmente dito, “a primeira imagem é a que fica”. No caso de clínicas especializadas em imaginologia, essa máxima é literalmente verdade. Um laudo pouco detalhado ou uma técnica má utilizada dão ao médico solicitante uma impressão negativa do estabelecimento. A maior chance é que ele não recomende seus serviços — ou pior, que os contraindique.

Por isso, tome especial cuidado com a primeira solicitação de um neurologista. Como essa especialidade é estritamente dependente da propedêutica, eles também têm uma opinião crítica a respeito da imagem. Procure recrutar radiologistas subespecializados em exames de neurorradiologia para esses pedidos, e tenha atenção redobrada.

Estabeleça relações duradouras

Uma vez com a confiança do médico solicitante, o Centro de Imagem tem muito a ganhar. Ele será referenciado para a maioria dos pacientes, além de ter o nome comentado entre os próprios neurologistas. Por isso, não descuide da qualidade após algumas referências do médico solicitante: mantenha seu alto nível e aproveite essa oportunidade para crescer cada vez mais.

Relações desse tipo dificilmente se desgastam. É prático e cômodo para ambos os lados se acostumar com um serviço específico. Além disso, nuances do diagnóstico são frequentemente compartilhadas e enriquecem o conhecimento dos profissionais. Isso facilita tanto a vida do neurologista quanto do Centro de Imagem — e, consequentemente, também do paciente.

Seja acessível

Na abordagem do paciente neurológico, a multidisciplinaridade é fundamental. Desde o neurologista até fisioterapeutas e nutricionistas, todos são importantes no cuidado. Isso não exclui o radiologista: não raramente, diagnósticos levantarão dúvida e serão alvo de debate na discussão interdisciplinar. Ser um profissional acessível e contatável traz mais confiança ao médico solicitante, que saberá que pode contar com você.

Esse contato pode ocorrer das mais diversas formas. Desde o uso do WhatsApp até métodos sofisticados — como o uso de aplicativos específicos —, há várias maneiras de se manter conectado. O importante é que o neurologista saiba que o Centro de Imagem oferece suporte em casos de necessidade e está aberto a discussões e questionamentos.

A acessibilidade do Centro de Imagem também favorece uma melhor qualidade no serviço. Isso ocorre porque os detalhes do caso podem ser relevantes para o diagnóstico e para o laudo. Você estará mais a par do que ocorre com seus pacientes e poderá aprender dia após dia com os casos que atende.

Seja referência na área

Centros de imagem frequentemente utilizam da estratégia de especialização de seus serviços. Isso não significa, necessariamente deixar de lado outros métodos de exame ou profissionais. O mecanismo pode ser usado, por exemplo, ao fornecer o melhor serviço da região em determinado exame. É improvável que isso ocorra com todos os exames solicitados, a menos que seu centro já possua um porte nacional.

Alguns exames podem ser focados nessa abordagem, com o objetivo de atrair médicos neurologistas. A ressonância magnética, por exemplo, é um dos métodos mais valorizados dentro da especialidade. Alguns são tão específicos que, apenas de ofertá-lo, seu centro já será uma referência entre os neurologistas. Como por exemplo:

  • Plexo lombossacral
  • Espectroscopia
  • Ressonância fetal
  • Coluna lombar com carga
  • Outros

Aposte na troca de serviços

Como dissemos, o contato com o médico solicitante é fundamental. Através desse contato, parcerias podem ser acordadas ou firmadas. Enquanto ele indica seus serviços, por exemplo, você pode oferecer essa mesma colaboração. Assim, você garante uma mutualidade nos serviços de modo que ambos os lados da negociação saiam ganhando.

Isso não é útil apenas para a atração de neurologistas. A troca de serviços é amplamente utilizada no contato com outras profissões, como a oncologia. Além disso, você se mantém em dia com assuntos que podem ser pertinentes ao Centro de Imagem e dissemina seu contato para outras áreas médicas.

Invista no marketing médico

Atualmente, o marketing médico é alvo de algumas dúvidas; conhecer a regulamentação do CFM a respeito pode auxiliar nessa questão. No entanto, novas regulações — principalmente na área de radiologia — podem ser benéficas ao serviço. Conhecer mais sobre o marketing médico pode ser a solução para atrair novos profissionais.

O marketing médico pode, inclusive, atingir outra via de contato com os médicos solicitantes. Caso estes não tenham ainda um Centro de Imagem preferencial, o paciente procurará por si só o local dos exames. Ao localizar o seu centro e referenciar ao médico sobre o serviço, você estará indiretamente disseminando sua publicidade. Além disso, fidelizar pacientes também se torna mais fácil.

Saber como atrair médicos neurologistas é valioso para qualquer Centro de Imagem. Com essa estratégia, você certamente estará alcançando uma área que cada vez mais necessita de seus serviços. Essa parceria é interessante para ambos os lados, e auxilia ainda quem mais precisa do cuidado: o paciente.

Com essas dicas, entender como fidelizar médicos neurologistas ficou mais fácil, não é mesmo? Estamos sempre falando sobre conteúdos voltados para a radiologia e para profissionais na área da medicina. Que tal assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades?

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