Como funciona a entrega de laudo a distância da Teleimagem?

Telemedicina é um recurso que está em alta no cenário da saúde. Chega, portanto, como um avanço na área da comunicação, beneficiando tanto os pacientes como também as instituições de saúde. O Laudo a Distância encurta distancias e tempo.

A Telerradiologia, também chamada por Telelaudo, é um ramo mais específico da ampla gama de áreas associados à Telemedicina. Por meio desse recurso, as clínicas conseguem obter laudos e hipóteses diagnósticas diretamente de uma central com profissionais especializados.

Diante da evolução dessa prática, abordaremos, neste artigo, sobre o laudo a distância e os aspectos relacionados a ele, como seus benefícios e sua forma de desempenho. Continue a leitura!

Quais são os benefícios da entrega do laudo a distância?

A implementação da Telerradiologia pelas clínicas que realizam exames de imagem proporciona vantagens para todas as partes envolvidas.

Os principais beneficiados por isso são, de fato, a clínica e a equipe médica do local. Porém, não podemos esquecer que toda a qualidade do serviço é em prol de uma melhor assistência em saúde para um paciente.

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios do recurso!

Diminuição de custos

A redução nos gastos é uma das principais vantagens. A diminuição é percebida em dois aspectos: baixo custo na implementação da Teleimagem e menor contratação de profissionais pela clínica.

Para que o serviço possa ser realizado, ou seja, as imagens possam ser enviadas para a Central de Laudos, é necessária apenas uma conexão com a Internet e a instalação de um software.

Já o segundo aspecto refere-se à menor necessidade de manter a equipe médica da clínica composta por profissionais especialistas, visto que isso gera um custo muito alto e demonstra ser mais oneroso que a contração de uma empresa de Telelaudo.

Equipe especializada

Seguindo a linha de raciocínio da equipe presente na Central de Laudos, é indiscutível a sua qualificação profissional. Portanto, além de diminuir os gastos com a contratação de colaboradores, a qualidade do serviço é assegurada.

Isso ocorre devido ao alto nível de especialização apresentado pelos profissionais, os quais têm formações específicas, além de estarem em constante aprendizado e atualização.

Realização de exames complexos

Ainda sobre a qualificação da equipe, por ser composta de profissionais altamente especializados, é possível que sejam oferecidos laudos conclusivos de exames mais complexos.

Para tanto, basta que a clínica entre em contato com Teleimagem a fim de verificar se a empresa realiza, de fato, a interpretação do exame desejado. Feito isso e confirmada a execução do mesmo, é possível ampliar a gama de serviços oferecidos no local.

Troca de informações

Uma prática muito interessante e possibilitada pela Teleimagem é troca de informações e experiências acerca da interpretação de exames.

Isso acontece em dois cenários. O primeiro deles é dentro da própria Central de Laudos, quando os especialistas discutem no próprio local sobre determinado exame que devem laudar.

A segunda possibilidade é a troca de conhecimentos entre os profissionais da clínica e da empresa de Telerradiologia. Em suma, ambos os casos resultam em laudos mais bem-assistidos devido à segunda opinião existente.

Solução para demandas excessivas

Há, ainda, outro aspecto contemplado pela realização de laudos a distância. Ele representa a maior agilidade para devolução do resultado, sendo, portanto, fundamental para evitar demandas excessivas, mantendo a qualidade e otimizando o serviço.

Pacientes mais bem-assistidos

Por fim, os pacientes são os beneficiados finais do processo. Eles recebem um laudo conclusivo, objetivo e assertivo, feito por uma equipe especializada. Isso aumenta a qualidade do tratamento e assistência recebida.

Como funciona essa entrega?

Antes de tudo, a clínica precisa entrar em contato com a Teleimagem para que depois seja feita a implementação. Veja, a seguir, como funcionam os processos!

Contato com a empresa

A comunicação entre a clínica e a Teleimagem pode ser estabelecida por e-mail ou por telefone. Feito isso, a empresa de Telerradiologia compreenderá melhor os objetivos da contratação e as necessidades da local.

Existem, de fato, diferentes perfis de clínicas contratantes, sendo variados os motivos para tal contratação, como:

  • não ter médico radiologista;
  • necessitar de laudos para exames mais complexos;
  • precisar completar o número de colaboradores durante as férias.

Portanto, são diferentes situações que motivam a busca por uma empresa de Telelaudos.

Implementação do serviço

Uma vez estabelecido o contato e definidos, entre ambas as partes, os objetivos principais da contratação, basta implementar o sistema.

Então, a clínica disponibiliza para a Teleimagem um servidor específico, no qual será instalado um software. Posteriormente, a equipe médica da clínica passará por um treinamento, a fim de aprenderem a realizar o envio das imagens sem dificuldades.

Como é elaborado um laudo a distância?

A partir do momento que o servidor e o software foram bem instalados e o médico do local consegue enviar as imagens, elas chegarão a uma Central de Laudos.

Nessa Central, encontram-se os médicos especialistas das empresas de Telerradiologia, os quais são responsáveis pela identificação e interpretação dos sinais radiológicos.

Devido ao elevado número de profissionais contidos na Central, o exame não é avaliado por um único médico. Na verdade, em situações complexas, a imagem é analisada por diferentes profissionais, possibilitando a maior interação e o estudo do caso em questão.

Vale ressaltar que o laudo nunca é enviado sem antes passar por uma revisão que confirme as hipóteses diagnósticas do caso. Portanto, a liberação do resultado só acontece depois de uma segunda análise.

Ainda assim, os profissionais ficam à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o caso.

Ressaltamos que todo o procedimento é feito com a segurança garantida, protegendo os dados contra perdas e acessos indevidos. Isso assegura, portanto, a credibilidade no serviço oferecido.

Por fim, é preciso ressaltar, também, que a Teleimagem conta com uma estrutura de TI, a qual oferece todo o suporte em questões técnicas e operacionais associadas aos laudos a distância.

Com este artigo, esperamos ter esclarecido sobre o funcionamento da Telerradiologia. Reiteramos que esse recurso está em ascensão, sendo uma das principais tendências para a área da saúde. Buscamos elucidar a forma como é feito o laudo a distância, bem como seus benefícios e as etapas envolvidas na implementação do serviço.

Interessou-se pelo serviço? Entre agora mesmo em contato com a empresa e conheça melhor sobre a entrega de laudos feita pela Teleimagem!

Assuntos que podem te interessar