Como montar uma Clínica de Radiologia

Você já ouviu a frase: “ Planejamento é a chave para o sucesso”? Neste contexto ela se encaixa perfeitamente. Se você está pensando em abrir uma clínica de radiologia deve ter em mente uma série de estratégias que vão servir de guia para colocar tudo em ação.

Vamos começar a montar a sua clínica de radiologia?

Passos para o planejamento de mercado e gestão da clínica de radiologia

Faça uma boa análise de mercado

Uma fonte de conhecimento de análise de mercado é o bom e velho Benchmarking. Consiste em visitar empresas e extrair as melhores práticas que existem no mercado. Geralmente acontece uma troca de informações e experiências.

A localização da clínica

A localização da clínica vai definir uma série de posicionamentos que a empresa vai oferecer aos seus pacientes. 

Vai definir que tipo de paciente passará na frente da clínica, o poder aquisitivo, a facilidade de chegar ao local, seus concorrentes e o valor gasto no projeto de arquitetura estética.

Estrutura da clínica radiológica

A estrutura da clínica irá depender de diversos fatores, como os serviços ofertados e a demanda de pacientes. Em geral, a clínica precisa ser pensada para ter uma sala de espera, recepção, área de registro, escritório, vestiário, salas especiais para os equipamentos e laudos, além de um local separado para outros serviços.

Analise os concorrentes 

Ainda que o Brasil esteja muito atrás de países mais desenvolvidos, a falta de emprego e a dificuldade de encontrar o acesso à saúde de qualidade, o número de concorrentes é um ponto a ser analisado antes de montar uma clínica de radiologia.

Planejamento financeiro

Precisamos destacar um ponto muito importante: as finanças. Para abrir as portas da clínica de radiologia, é preciso realizar um investimento inicial relativamente alto.

E não para por aí, você precisa ter uma ideia de como será quando a sua clínica de radiologia estiver funcionando e para manter tudo em ordem sem acabar no negativo, precisará ter controle do fluxo de caixa.

Nesse cenário, é preciso estar ciente e ter na ponta do lápis tudo o que entre e o que sai do caixa: despesas fixas, variáveis, pagamentos, entre outros. Nenhum item pode ficar de fora.

Dessa forma é possível controlar bem o dinheiro da empresa e até mesmo reservar parte das economias para fazer ainda mais investimentos, como por exemplo, aumentar a estrutura, comprar novos equipamentos ou até mesmo abrir outra.

Invista em tecnologia

Também pensando sobre a área da gestão é importante dar atenção aos sistemas utilizados para armazenamento das imagens geradas pelos equipamentos e gestão de pacientes. O Sistema de Informação de Radiologia (RIS) é um software completo de gestão para as clínicas de radiologia.

Também, o sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS) tem sua função primordial de armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores de hospitais e clínicas com a fácil “recuperação” e uso das imagens e laudos.

Relacionamento com os pacientes

Após pensar em toda estrutura e partes técnicas, chegou a hora de ter em mente uma parte do planejamento muito importante: desenvolver uma boa relação com os seus pacientes.

São eles quem vão garantir que o seu negócio prospere e por isso, é preciso fazer o máximo para garantir excelência no atendimento.

O atendimento humanizado está entre as melhores práticas, onde o seu paciente é ouvido e tratado com atenção, respeito, pontualidade, conforto e o cumprimento de prazos de emissão dos exames. 

Invista em um bom atendimento que comece pela secretária, em que o paciente consiga facilmente marcar um exame sem gerar nenhuma dor de cabeça. Disponibilize chás, café, sofás confortáveis e wi-fi liberado na recepção.

Como a telerradiologia pode contribuir?

Podemos perceber que não há como montar uma estrutura completa na clínica de radiologia sem investir alto, mesmo que a estrutura seja pequena. Por isso, a solução para rentabilizar investimentos e reduzir custos pode estar na telerradiologia.

Isso acontece porque através da emissão de laudos digitais, o processo é realizado a distância por subespecialistas e descarta a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essa função – em hospitais com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

Além disso, ampliando a sua oferta de exames, você pode atender um número maior de pacientes com agilidade, segurança e qualidade através dos laudos a distância.

Através de um sistema de serviços online, além dos laudos a distância com maior precisão e qualidade de imagem, você dispõe de exames feitos com os equipamentos mais modernos do mercado, médicos radiologistas subespecialistas em todas as áreas da medicina e colaboradores disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.

Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e quer conhecer mais as vantagens desse modelo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar