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Dicas

Confira 6 dicas infalíveis para fidelizar pacientes

5 de novembro de 2018

O sucesso de qualquer estratégia voltada a fidelizar pacientes em sua clínica médica depende, em grande medida, que eles se sintam bem tratados, estejam satisfeitos com o profissionalismo e o atendimento recebido para fazer recomendações a seus amigos e familiares.
E existem muitas maneiras de fazer isso acontecer! Elas vão desde a eficácia do diagnóstico, passando pelo bom tratamento e acessibilidade, até as ações concretas que qualquer colaborador deve desenvolver para pender a balança a seu favor. Aos serem abordados adequadamente, os pacientes se tornam mais leais, o que diferenciará a sua clínica das outras.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, todas as informações sobre a fidelização de pacientes, além das seis melhores dicas para que você atinja esse objetivo tão importante e melhore de vez os seus resultados. Boa leitura!

O que é a fidelização de pacientes?

Em marketing, o conceito de fidelização se refere ao fenômeno pelo qual um determinado público permanece “fiel” a uma marca, contínua ou periodicamente. Ou seja, fidelizar pacientes é tornar seu retorno frequente.
Embora seja um conceito muito popular, ele nem sempre recebe a devida atenção das clínicas médicas. E, nessa área, a fidelização adquire relevância ainda maior, uma vez que a satisfação do paciente é primordial.
Nos dias atuais, podemos caracterizar um paciente fiel como aquele que utiliza os serviços de sua clínica sistematicamente e os recomenda para seus conhecidos. Além de tudo, principalmente, um paciente fiel não cede às ​​tentativas de atração por parte da concorrência!
A fidelização de pacientes gera, também, diversos benefícios à sua clínica, pois cada paciente se torna mais lucrativo porque está disposto a pagar o preço justo por serviços de comprovada qualidade.
De fato, pacientes fiéis são mais receptivos ao oferecimento de novos serviços, devido à relação de confiança que foi construída com a clínica de sua preferência. Além disso, eles são a melhor estratégia de marketing: suas recomendações vendem pela clínica a custo zero!

Qual é a importância de fidelizar pacientes?

É natural que todas as clínicas desejem que seus pacientes retornem e marquem novas consultas. Todavia, a fidelização é um processo que requer tempo e dedicação, mas, quando exitoso, permite manter um número constante de pacientes.
O mais importante é que cada paciente deixe a clínica plenamente satisfeito e com a sensação de que fez uma boa escolha. Dessa maneira, será mais fácil atraí-lo de volta, pois ele se mostrará relaxado e confiante.
Uma vez fidelizados, eles serão os embaixadores da clínica, falando sobre ela e contribuindo para a elevação do índice de primeiras visitas, as quais devem ser posteriormente fidelizadas também!

Plano de fidelização

Em um plano de fidelização, o objetivo é alcançar um relacionamento estável e duradouro com os usuários de um determinado produto ou serviço, como os pacientes da sua clínica.
Para fazer isso, o seu plano deve estar de acordo com a regra dos três C’s:

  • Captar;
  • Convencer;
  • Conservar.

Por isso, é conveniente realizar pequenas coisas que permitam conquistar a fidelidade dos pacientes. O fator crucial para isso é lhes oferecer um tratamento, de fato, humano, de forma que os profissionais de jaleco branco e seus instrumentos não sejam vistos como intimidantes!
Lembre-se: um paciente feliz é um paciente fiel.

Como fidelizar pacientes?

Atrair novos pacientes é algo importante para qualquer clínica. No entanto, ganhar a lealdade dos seus deve ser a prioridade absoluta. Afinal, é mais difícil e mais caro conseguir novos pacientes do que reter os que você já tem.
Existem várias estratégias de fidelização. A seguir, elencamos as 6 melhores, que lhe custarão muito pouco e, não obstante, gerarão excelentes resultados. Confira:

1. Assegure uma boa comunicação

Tente escutar mais os seus pacientes. Faça perguntas e ofereça explicações claras, em vez de usar muitos termos técnicos e complicados. Isso permitirá que você tenha uma melhor comunicação médico-paciente e evite a insatisfação.
Você também pode solicitar seu e-mail para enviar informações importantes de sua clínica, bem como notícias e promoções, sem abusos, é claro.

2. Seja sempre gentil e atencioso

Isso é fundamental. Por mais que seus serviços tenham muita qualidade e ótimos preços, se você não os tratar bem, ninguém retornará. Certifique-se de que a sua equipe de trabalho trate cada paciente com um sorriso amigável, fazendo-o se sentir confortável em suas instalações.
Comece a se preocupar mais com os seus pacientes: são pessoas que gostam que demonstrem interesse por elas. Então, crie um vínculo de amizade e empatia!

3. Demonstre comprometimento

Demonstre seu compromisso com a saúde dos pacientes, oferecendo um serviço de excelência e digno de confiança. Isso será compensado por seus pacientes na aceitação de suas recomendações, participação em futuras consultas e referências positivas a familiares e amigos.

4. Recompense a fidelidade

Ofereça, aos seus pacientes mais antigos, descontos, pequenos presentes ou serviços gratuitos, como achar melhor.
Você também pode recompensar aqueles que trazem novos pacientes, enviando-lhes um cartão de agradecimento ou dando-lhes algo de valor. Conforme mencionado, os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença!

5. Evite atrasos

Uma das coisas que mais desagradam os pacientes são os longos tempos de espera. Organize a sua agenda para que você atenda a cada pessoa no horário indicado. Reduza os tempos de espera a um limite máximo de 10 minutos.
O ideal, obviamente, é não fazer o seu paciente esperar. Contudo, se você não puder evitar o atraso, pelo menos mostre respeito pelo seu tempo e peça desculpas mais tarde.

6. Invista na gestão de pacientes insatisfeitos

É praticamente impossível conseguir que um paciente insatisfeito retorne à clínica. Portanto, você deve gerenciar esse tipo de paciente para evitar que ele fale mal de você e prejudique a sua reputação.
Nesse sentido, é crucial que você demonstre genuíno interesse por seus pacientes: questione sua insatisfação, estabeleça a causa dela e ofereça uma solução. Não esqueça também de um pedido de desculpas. Ademais, se possível, faça uma pesquisa sobre como você pode melhorar seus serviços.
Tenha em mente que o fator essencial para fidelizar pacientes é satisfazê-los emocionalmente. Eles, provavelmente, não são aptos a avaliar os seus conhecimentos técnicos, mas estão mais do que prontos para valorar o aspecto humano de cada atendimento que receberem.
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