Teleimagem
Abri menu Abri menu
Dicas

Conheça 3 dicas para não errar na contratação de radiologista

7 de novembro de 2018

Assegurar o êxito do processo de contratação de radiologista é um desafio importante que todo responsável técnico assume quando sua clínica começa a se dinamizar. Essa decisão é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável da organização com base no profissional que será contratado.
Para ajudar você nessa tarefa tão importante, apresentamos, ao longo deste artigo três dicas para não errar na contratação de radiologista. Veja a seguir:

Qual é a importância do profissional de radiologia?

O profissional de radiologia atua no ramo da medicina que se baseia no uso de imagens para diagnosticar e tratar doenças e lesões. Suas origens remontam à descoberta dos raios-X por Wilhelm Roentgen em 1895. Essa conquista garantiu a ele o Prêmio Nobel de Física em 1901.
Não obstante a discussão inicial sobre as aplicações médicas da descoberta de Roentgen, já em 1903 foram publicadas as primeiras imagens da pneumonia usando raios-X. Assim, a comunidade científica passou a reconhecer o potencial destes profissionais e do uso dessa tecnologia para combater a tuberculose, uma das principais enfermidades daquela época.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os raios-X foram utilizados rotineiramente ​​pelas tropas americanas para reduzir as perdas de vidas humanas.
Na atualidade, o profissional de radiologia é o responsável por várias técnicas de alta relevância, como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT), a ultrassonografia, entre outras.
Entre os exemplos de sua atuação, destacam-se a detecção de lesões ou fraturas por trauma, a identificação precoce do câncer de mama, o monitoramento do desenvolvimento adequado e a detecção de possíveis anormalidades no feto e o uso conjunto de radiofármacos e PET para o diagnóstico oportuno de tumores de origem endócrina. Dessa forma, o profissional em questão desempenha um papel muito importante na promoção da saúde.

Quais são as vantagens de contar com esse profissional em sua clínica?

Oferecer os melhores exames para os pacientes é um dos objetivos principais de clínicas especializadas em exames. No entanto, isso também pode parecer uma exigência custosa.
Por isso, contar com esse profissional subespecializado em sua clínica é a solução ideal, tanto para clínicas que acabaram de iniciar suas atividades quanto para aquelas que já se consagraram no mercado. Embora existam muitas vantagens na contratação de radiologista, há três benefícios que são fundamentais e devem ser mencionados:

Disponibilizar exames avançados

Para atingir a excelência, a sua clínica deve ser capaz de proporcionar o que há de melhor aos pacientes. O profissional de radiologia garantirá a eficácia da tecnologia utilizada e, desse modo, o seu paciente terá acesso aos melhores exames e poderá obter resultados em curto prazo.

Satisfazer os pacientes

Qual paciente não deseja passar por procedimentos pouco invasivos, de simples visualização, indolores e rápidos? Essas conquistas são possíveis a partir da contratação de radiologista. Dessa forma, além de fortalecer os relacionamentos com os seus pacientes, a clínica também aumenta os níveis de satisfação e de fidelização.

Alta disponibilidade

Ao não precisar transferir exames e laudos a um laboratório externo, tanto você quanto os seus pacientes poderão se beneficiar da alta disponibilidade de acesso a todos os recursos necessários para assegurar o sucesso dos procedimentos.

Quais são as principais características de um bom radiologista?

Os radiologistas são os profissionais encarregados de realizar e interpretar os princípios dessa disciplina e promover o estudo das técnicas de imagem e seu alcance.
Os bons radiologistas devem estar preparados para desempenhar um papel vital nos cuidados de saúde, sendo fundamentais para a descoberta e o diagnóstico preciso de condições médicas subjacentes que são próprias ao paciente.
O radiologista também pode fazer recomendações específicas relacionadas às enfermidades sob suspeita diagnóstica. Ademais, os radiologistas diagnosticam e transmitem seus resultados aos médicos de outras especialidades.
Esse profissional deve ser capaz de realizar exames que cubram todos os órgãos e sistemas do corpo humano, avaliando a presença de problemas como hérnias de disco, hemorragia intracraniana, cálculos urinários, nódulos da mama, ossos quebrados e, inclusive, problemas com órgãos específicos, tais como o fígado, o pâncreas e os rins.
Um radiologista competente também deve estar apto a realizar os estudos de imagem necessários para o diagnóstico de úlceras, pólipos e cânceres do trato digestivo. Em certas ocasiões, pode ser necessário o emprego de outros equipamentos, como ressonância magnética para avaliar lesões articulares e dos tecidos moles, como músculos, tendões, ligamentos e lesões nos joelhos, ombros, cotovelos e tornozelos.

Como acertar na contratação de radiologista?

Selecionar o melhor profissional para o desenvolvimento da sua clínica requer dedicação e, conforme mencionado, um considerável investimento de tempo.
Para saber o que determina o sucesso ou o fracasso do seu processo de contratação de radiologista, acompanhe as nossas dicas!

1. Seja claro sobre o perfil profissional que você está procurando

A melhor escolha vem da clareza do que você quer ou precisa. O primeiro passo é preparar um perfil claro e conciso do que é necessário e esperado do radiologista que você está considerando contratar.
O perfil deve incluir a experiência, o conhecimento, as habilidades técnicas necessárias e, acima de tudo, a atitude desejada de acordo com a filosofia e os valores da sua clínica.

2. Planeje cuidadosamente as entrevistas

Embora o ritmo inerente à gestão de uma clínica nos dias de hoje não permita que você passe muito tempo entrevistando cada candidato, é indispensável que o tempo designado seja devidamente previsto, planejado e estruturado.
Lembre-se de que planejar uma entrevista não só permitirá que você conheça plenamente o radiologista, mas, também, gera um impacto positivo à imagem da sua organização, pois isso causará uma boa impressão em todos os candidatos.

3. Leve em consideração a atitude dos candidatos

Obviamente, a sua avaliação de cada profissional deve estar embasada na demonstração ou comprovação de suas competências e habilidade. Porém, muitos gestores se esquecem de um elemento de suma importância na hora da contratação de radiologista: a atitude.
Isso significa buscar profissionais proativos, responsáveis, éticos e que ajudam a aumentar a credibilidade e confiança da clínica.
Ao considerar os fatores listados acima, desde a importância do profissional até a seleção, durante o processo de contratação de radiologista, a clínica tem mais chances de encontrar o especialista ideal e, assim, conseguir levar mais qualidade no atendimento aos pacientes.
Esse artigo ajudou você a entender como é possível fazer uma boa contratação de radiologista? Compartilhe a sua opinião ou as suas dúvidas por aqui. Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!