Teleimagem
Abri menu Abri menu
Tecnologia

Conheça 5 mitos e verdades sobre Telemedicina

28 de setembro de 2018

Você já notou como a relação próxima entre a tecnologia e a área médica contribui para o aparecimento de vários mitos e verdades sobre Telemedicina?
Primeiramente, a cada ano, surgem inovações tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento da medicina.
Assim, facilitando o trabalho dos profissionais em todas as especialidades e otimizando o atendimento dos pacientes.
Entretanto, muitas pessoas ainda ficam um pouco confusas quanto ao emprego da tecnologia na saúde, sobretudo quando se trata desse recurso tecnológico e da emissão de laudos à distância.
Por essa razão, o objetivo deste artigo é esclarecer os 5 maiores mitos e verdades sobre Telemedicina.
Explicando como os procedimentos médicos ganham em simplificação e agilidade sem perder a qualidade.
Para começar nossa reflexão, falaremos sobre a importância da tecnologia para o avanço da medicina.
Vale a pena a leitura!

Entenda a importância da tecnologia na medicina

A evolução tecnológica reconfigurou diversos setores da sociedade ao longo dos anos.
Com a medicina não seria diferente, fazendo surgir novas tendências a todo momento.
A tecnologia trouxe benefícios para todos os níveis de atenção à saúde, fortalecendo as ações preventivas, contribuindo para a realização de diagnósticos mais rápidos e precisos, favorecendo o tratamento das lesões ou traumas e otimizando a reabilitação dos pacientes.
Assim, com o surgimento de ferramentas cada vez mais eficientes, os profissionais podem aprimorar suas técnicas e oferecer um atendimento qualificado aos seus pacientes, independentemente de qual for a especialidade médica.
As instituições de saúde, por sua vez, passaram a contar com sistemas de gestão integrada, que facilitam a rotina administrativa.
Sobretudo, conferindo mais segurança aos dados dos prontuários e mais agilidade na atenção aos pacientes.
Um dos grandes impactos da tecnologia no segmento da saúde é o surgimento da Telemedicina.
Estabelecendo o emprego de inovações no atendimento remoto de pacientes, na capacitação dos profissionais e na emissão de laudo à distância.
Com o passar dos anos, a telemedicina vem ocupando um lugar de destaque no contexto da atenção à saúde, fazendo surgir à necessidade de diferenciar mitos e verdades que permeiam a relação entre tecnologia e atendimento médico.
É sobre essa questão que falaremos a seguir.
Continue a leitura e esclareça suas dúvidas.

Veja os principais mitos e verdades sobre telemedicina

Os primeiros passos para entender os mitos e verdades sobre Telemedicina é saber que quando se fala em simplificação das rotinas de atendimento ou em redução de gastos por meio dos recursos tecnológicos.
Isso não significa um empobrecimento na qualidade dos serviços.
Pelo contrário, o trabalho dos profissionais de saúde é favorecido, tornando o atendimento mais eficiente e vantajoso, beneficiando a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.
Sabendo disso, veja quais são os 5 maiores mitos e verdades sobre telemedicina.

1. Acesso simplificado a laudos complexos — verdade

Com a Telemedicina, os pacientes das mais diferentes localidades têm acesso a um atendimento médico de qualidade graças à emissão de laudos extremamente precisos e complexos.
Os profissionais podem compartilhar as informações entre si e com eles de forma rápida, permitindo que o tratamento adequado tenha início rápido.
Além disso, graças ao prontuário eletrônico, todos os dados dos pacientes podem ser acessados a todo o momento.
Independentemente de onde a equipe médica esteja, facilitando o raciocínio clínico e a definição dos procedimentos terapêuticos.

2. Redução de custos — verdade

O emprego qualificado da tecnologia no âmbito da Telemedicina possibilita a redução de custos uma vez que elimina uma série de procedimentos administrativos e técnicos.
Tais como a impressão e o armazenamento de documentos e o deslocamento da equipe médica entre diferentes unidades de atendimento.
A economia de recursos também diz respeito ao melhor aproveitamento do tempo, permitindo que os profissionais aumentem a produtividade e realizem um trabalho ainda mais qualificado.

3. Segurança no armazenamento de dados — verdade

A comunicação via internet tem se tornado cada vez mais segura ao longo dos anos.
Permitindo que as clínicas, hospitais e demais instituições de saúde possam empregar os recursos tecnológicos para compartilhar e armazenar as informações sobre os pacientes sem qualquer risco.
Apenas os profissionais autorizados têm acesso aos prontuários, graças aos sistemas de gestão que criam ambientes virtuais totalmente protegidos.
Portanto, a vantagem que a Telemedicina oferece no que diz respeito ao manejo de dados é a diminuição do risco de perdas devido à deterioração.

4. Foco no exame e não no laudo — mito

Embora muitos pacientes ainda pensem o contrário, o foco da Telemedicina está na elaboração e emissão do laudo a distância e não na realização do exame.
As clínicas são as responsáveis pela realização do procedimento, seja qual for a sua natureza.
Enviando os resultados para a equipe médica do centro de Telerradiologia que fará a análise dos dados.
A importância está justamente no debate sobre os casos mais complexos, na revisão do diagnóstico e na conclusão qualificada sobre o resultado do exame, dando origem ao laudo médico.

5. A Telemedicina não é uma realidade no Brasil – mito

Engana-se quem pensa que a medicina brasileira não está acompanhando o desenvolvimento da Telemedicina e aproveitando suas vantagens.
Diversas instituições públicas e particulares já contam com os recursos da telerradiologia e do laudo a distância.
Amparadas por uma legislação específica, que padroniza o trabalho dos profissionais e confere toda segurança à integridade dos pacientes.
Entre as áreas médicas beneficiadas pela Telemedicina estão a cardiologia, ortopedia, oncologia, dermatologia, hematologia e neurologia, entre outras.

Saiba como são realizados os laudos médicos por meio da Telemedicina

A primeira etapa da emissão do laudo a distância consiste na realização do exame na clínica específica, de acordo com a solicitação do médico responsável pelo atendimento do paciente.
Feito o exame, os resultados são enviados para a equipe de especialistas no centro de Telemedicina, que fará a interpretação das informações, discutindo o caso até que se tenha o parecer completo.
Em seguida, o laudo médico é liberado para a clínica onde o procedimento foi realizado e, a partir dessa liberação, o paciente recebe o resultado.
Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre Telemedicina.
Principalmente, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude profissionais e pacientes a esclarecerem as dúvidas sobre a relação entre a tecnologia e o aprimoramento da medicina.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!