Densitometria óssea digital: por que implementar no hospital?

Deseja ampliar a oferta de exames do seu hospital ou elevar a qualidade dos seus exames que você já disponibiliza aos seus pacientes? Se a resposta é sim, então você precisa conhecer o serviço de densitometria óssea digital.

Essa modalidade auxilia na avaliação e diagnóstico, principalmente, da osteopenia ou osteoporose com precisão, rapidez e segurança. O exame é capaz de detectar a perda da densidade mineral óssea em estágio inicial.

Ficou interessado? Para saber mais, siga a leitura e descubra as principais vantagens dos laudos de densitometria óssea digital. Confira!

Densitometria óssea digital

O exame de densitometria óssea digital pode ser laudado a distância através da telerradiologia. Esse processo além de ágil, proporciona segurança e maior precisão no diagnóstico médico.

As imagens do exame são captadas por um equipamento digital que possui um software integrado para converter os registros da máquina em imagens e armazená-las online.

Logo após, os arquivos dos laudos são compartilhados e podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter acesso ao login e senha.

Esse processo permite que radiologistas analisem e interpretem os exames na plataforma com maior rapidez.

O paciente também pode ter acesso aos exames, podendo salvá-los, imprimi-los ou enviá-los ao médico solicitante.

Benefícios do laudo de Densitometria Óssea digital

Imagem superior à convencional

Entre as principais vantagens da densitometria óssea digital estão a qualidade superior da imagem e processamento mais veloz em relação ao processo analógico.

As imagens digitais são mais detalhadas e permitem que profissional ajuste a nitidez, contraste ou até mesmo dê zoom para facilitar a visualização e precisão do diagnóstico.

O médico também pode contar com softwares específicos para conversões negativo/positivo, subtração das imagens para identificar lesões, a equalização por histograma para acentuar detalhes, entre outros.

Atendimento 24 horas, 7 dias da semana

Equipe de subespecialistas qualificada para a realização de laudos de densitometria óssea digital, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Esse atendimento funciona sem interrupções a qualquer hora do dia ou da noite. Proporcionando para hospitais com plantão, a cobertura de exames da área muitas vezes não oferecida, pelo radiologista plantonista do local.

Aumenta a demanda de laudos do hospital

Ampliando a sua oferta de exames, você pode atender um número maior de pacientes com agilidade, segurança e qualidade através dos laudos a distância.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Radiológica da América do Norte, cerca de 55% dos hospitais e clínicas dos EUA que utilizam a telerradiologia aumentam cerca de 30% a sua capacidade de realizar exames.

Portanto, se a sua instituição ou até mesma a cidade não oferta esse tipo de exame, esta é uma excelente oportunidade para aumentar a receita do hospital.

Exames realizados por subespecialistas

Nem sempre o hospital dispõe da equipe necessária para laudar nos mais diferentes setores do exame e em função da dificuldade dos radiologistas desenvolverem simultaneamente várias competências, a telerradiologia proporciona o médico radiologista subespecialista.

É importante ressaltar que todo profissional subespecialista tem uma visão mais minuciosa ao avaliar as imagens.

Dessa forma, os exames de densitometria óssea digital são setorizados por subespecialidades e realizados por profissionais que encarregam-se da leitura e revisão dos exames nas mais diversas áreas da medicina. 

Armazenamento na nuvem

Os exames são armazenados em arquivos na nuvem. Esse sistema permite uma série de vantagens. Veja:

  • Maior organização dos laudos em um único lugar; 
  • Facilmente encontrados, basta alguns cliques;
  • Exames online disponíveis para os médicos e pacientes, proporcionando maior conforto;
  • Reduz gastos com filmes radiológicos para formar imagens; 
  • Sistema ecologicamente correto, uma vez dispensa produtos químicos e substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente na revelação e descarte das imagens;
  • Documentos protegidos por mecanismos como senhas e criptografia.

Processo mais ágil

Você sabia que o processamento da imagem digital é muito mais rápida em relação ao método tradicional? Isso acontece porque as imagens são 100% digitais e não precisam passar pelo processo de revelação de filmes radiológicos.

O exame de densitometria óssea digital permite que as imagens sejam capturadas, armazenadas e enviadas rapidamente, estando disponíveis para a interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Isso beneficia tanto o médico solicitando quanto o paciente, que pode necessitar do exame em situação de emergência. 

Possibilidade de rentabilização de investimentos

Por último, mas não menos importante, a emissão de laudos de densitometria óssea digital auxilia o hospital a reduzir custos.

Isso acontece porque através da emissão de laudos digitais, o processo é realizado a distância por subespecialistas e descarta a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essa função – em hospitais com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista

Sem contar que investir na instalação de novos equipamentos para realizar o exame e  futuramente, a necessidade de manutenção dos aparelhos, pode acarretar diversos custos.

Agora que você já conhece as principais vantagens da densitometria óssea digital, que tal dar o próximo passo? Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar