Diagnóstico por imagem: conheças as modalidades da Teleimagem

Atualmente, os exames por imagem estão entre os mais solicitados para a confirmação de diagnósticos. Eles são um complemento fundamental para especialistas das mais variadas áreas e auxiliam o médico a tomar a decisão correta em relação ao tratamento.

Ao utilizar a telerradiologia para emitir laudos, é possível reduzir filas de pacientes esperando por atendimento ou pelos resultados que, muitas vezes, lotam os pronto socorros de hospitais.

Assim, vemos uma das principais vantagens do diagnóstico por imagem a distância: o tempo! Nos casos de exames de urgência, os laudos podem ser realizados em apenas 30 minutos, a contar do tempo de envio das imagens. Tudo isso sem perda de qualidade dos laudos. 

A telerradiologia é uma ferramenta que garante benefícios para os pacientes e gestores. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer todas as modalidades que a Teleimagem oferece? Então siga a leitura!

Modalidades oferecidas pela Teleimagem

Quando as imagens chegam a central da Teleimagem, elas imediatamente são redistribuídas em suas respectivas áreas. Isso garante maior precisão na hora dos laudos e evita fila de exames. 

A Teleimagem conta com diversos especialistas em radiologia e telerradiologia quem emitem laudos mais rápido em comparação ao método tradicional.

Ficou interessado? Conheça as principais modalidades da Teleimagem:

Raio-X

Também chamado de radiografia, o raio-X é um exame não-invasivo que utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em órgãos e ossos. 

É um exame muito solicitado por ser de baixo custo, rápido e útil na investigação de diversas doenças, não só no setor de emergências, mas também no setor de terapia intensiva de hospitais.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Raio-X

Entre as vantagens em relação ao sistema convencional estão a facilidade no processamento e na exibição de imagem. Além disso, a redução das doses de radiação ionizante melhora a qualidade e a resolução do diagnóstico por imagem.

Mamografia

A mamografia tem a função de produzir imagens que ofereçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas para o diagnóstico e prevenção de doenças como câncer.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Mamografia

A mamografia digital conta com o recurso das imagens computadorizadas. Durante a análise dos exames o médico pode configurar o brilho, contraste, aumentar, aproximar e fazer tudo o que for necessário para melhorar o entendimento do exame. 

Dessa forma, é mais fácil distinguir um tumor de uma calcificação, por exemplo.

Ressonância Magnética

A máquina de ressonância magnética tem um grande ímã que interage com o corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Ela cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Ressonância Magnética

Os resultados são disponibilizados na nuvem, agilizando a integração entre todos os envolvidos no trabalho e adiantando o resultado final ao paciente.

A telerradiologia também leva a tecnologia de ponta a cidades pequenas que não possuem grande estrutura de exames de ressonância magnética. 

Densitometria Óssea 

Verifica a quantidade de massa óssea e permite o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem os ossos. 

O exame mede a densidade mineral dos ossos – aferida com base na concentração de cálcio – e a compara com valores de referência.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Densitometria Óssea 

Por meio do diagnóstico por imagem a distância é possível obter uma série de vantagens em termos de redução de custos e agilidade no processo de avaliação, proporcionando o laudo de melhor qualidade para o paciente.

Tomografia Computadorizada

A TC avalia traumas cranianos e, por causa dos rápidos resultados, ajudar a encontrar acidentes vasculares cerebrais nos prontos-socorros. Além disso, o procedimento detecta tumores e processos infecciosos de diferentes órgãos. 

Sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até mesmo infartos são detectados com o exame.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Tomografia Computadorizada

O diagnóstico por imagem a distância beneficia regiões que não contam com profissionais especializados para emitir o laudo. Já em instituições que possuem profissionais habilitados, mas tem grande demanda e desejam melhorar seus prazos de entrega, a grande vantagem é evitar acúmulos e atrasos.

Tomossíntese

A tomossíntese é um método mais tecnológico e moderno para detectar o câncer de mama. Isso ocorre porque o equipamento possui uma sensibilidade mais elevada para o diagnóstico.

Benefício da telerradiologia para elaboração dos laudos de Tomossíntese

Assim como no exame de mamografia, o médico conta com a possibilidade de configurar as imagens para melhor visualização. Além disso, o laudo de tomossíntese rastreia qualquer tipo de lesão nas mamas, até as mais sutis, diminuindo a margem de erros do diagnóstico.

Agora que você já conhece as principais modalidades de diagnóstico por imagem da Teleimagem e seus benefícios, que tal dar o próximo passo? Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

 

Assuntos que podem te interessar