Teleimagem
Abri menu Abri menu
Tecnologia

Entendendo a Inteligência Artificial aplicada à radiologia

24 de setembro de 2018

As soluções tecnológicas aliada a inteligência artificial, são responsáveis por inúmeros avanços e conquistas na área de saúde. É por causa desses recursos que a prevenção, os tratamentos e diagnósticos têm se tornado cada vez mais eficientes e seguros, sendo capaz de lidar mais eficientemente com as principais condições adversas dos organismo humano.
Um ótimo exemplo dessa relação de sucesso entre saúde e tecnologia é a aplicação de Inteligência Artificial (IA) em diferentes setores. Esse uso já é uma realidade na radiologia, e vem trazendo diversos benefícios para a emissão de laudos e diagnóstico dos pacientes.
Acompanhe o texto de hoje para entender mais sobre a Inteligência Artificial aplicada à radiologia e os benefícios do seu uso.

Entenda o que é Inteligência Artificial e como ela está inserida a área da saúde

Existem algumas maneiras diferentes de definir o que é Inteligência Artificial.
Ela pode ser definida como o estudo de como fazer com que as máquinas reproduzam tarefas que, atualmente, são feitas de maneira melhor pelas pessoas.
Ela também está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos, isto é, poderem aprender, raciocinar, decidir, perceber, deliberar.
O estudo sobre IA existe mundialmente desde os anos 1950, mas foi mais recentemente que os pesquisadores e profissionais de diversas áreas voltaram a dar atenção ao tema. A ideia principal é que um sistema como esse seja capaz de:

  • armazenar e manipular dados;
  • adquirir conhecimento;
  • representar e manipular o conhecimento adquirido.

Muitas pessoas acreditam que a IA é uma tecnologia distante que ainda não temos contato, mas ela está presente em nosso cotidiano.
É possível vê-la em qualquer smartphone, por trás de recomendações personalizadas e resultados de pesquisa relevantes de acordo com buscas anteriores.

IA na área de saúde

Na área de saúde, a IA surge com o significado de uma mimetização de algum aspecto da inteligência humana que seja capaz de entender e resolver uma determinada situação.
Nesse sentido, a IA tem o potencial de auxiliar os profissionais a resolverem diversas questões relacionadas principalmente ao diagnóstico dos pacientes.
A Inteligência Artificial na Medicina (IAM) surge da união entre os conhecimentos de profissionais da saúde e da ciência da computação.
Esses softwares relacionam o estudo e classificação das doenças com pacientes e suas manifestações clínicas.
A sua aplicação se dá principalmente nos seguintes campos:

  • laboratórios;
  • controle e alerta de doenças em ambientes educacionais;
  • medicina intensiva;
  • radiologia.

Saiba de que maneira a IA se aplica à radiologia

Primeiramente, é importante ressaltar que o uso IA na radiologia não substituirá o médico radiologista, de forma que ela não acabará com empregos.
A intenção de usá-la é de auxiliar no diagnóstico, mas a palavra final será sempre do profissional, e não da máquina.
A aplicação da IA à radiologia se dá por meio de algumas áreas:

  • Machine Learning: segmento da IA que reconhece padrões e gera conexões a partir de algoritmos e big data (grande conjunto de dados). A máquina aprende a realizar um trabalho inteligente sem a ajuda humana, mas ela não tem a capacidade de análise, apenas trabalha com padrões e contrastes;
  • Deep Learning: segmento que faz parte do Machine Learning e diz respeito a um conjunto de algoritmos complexos que é criado para mimetizar a rede neural do cérebro humano, são redes neurais artificiais profundas — aspectos capazes de conhecer imagens e sons.

A ideia é que o radiologista trabalhe em conjunto com a máquina, de forma a tornar o seu trabalho mais preciso, rápido e eficiente.
A radiologia pode se beneficiar muito dessas áreas da IA porque é uma especialidade médica que se baseia na repetição de padrões.
Cada doença tem um padrão específico nos diferentes tipos de exames e imagem, e esses padrões se repetem.
Quando mais um padrão é identificado, mais uma doença também é diagnosticada, atuando como guia de todo o plano de tratamento para o paciente.

Veja como funciona a Inteligência Artificial na prática

Na prática, o uso da IA na radiologia pode ser divido em 2 abordagens. Veja quais são elas logo abaixo.

Análise pré-radiologista

Nessa abordagem, a máquina analisa o exame de imagem antes do médico radiologista com o objetivo de definir prioridades de atendimento, de acordo com a gravidade do estado do paciente.
Ela identifica os padrões das imagens, faz um “pré-diagnóstico” e coloca em fila de acordo com a urgência do casos.
Uma imagem sugestiva de hemorragia craniana, por exemplo, levaria o paciente para o topo da fila de prioridade.

Abordagem de segmentação automática

Nessa abordagem, máquina e médico radiologista trabalham simultaneamente.
O hardware é responsável por fazer uma análise quantitativa da imagem, como: segmentação de um tumor, marcador automático de vértebras, medição de volumetria de um órgão específico.
O radiologista fica responsável pela análise qualitativa do exame, que é realizada com auxílio das informações e medições feitas pela máquina. O objetivo é o de melhorar o resultado final do laudo.

Conheça os benefícios da IA para a área da saúde

Atualmente, o uso da IA na área da saúde ainda é incipiente, mas a tendência é que ele cresça muito daqui pra frente. Essa tecnologia tem o potencial de trazer diversos benefícios para a área da radiologia e para todo o setor de saúde, como:

  • maior acurácia na identificação de padrões para o diagnóstico médico;
  • melhoria do fluxo de atendimento com a definição de prioridades de forma automatizada;
  • início mais precoce dos tratamentos devido à facilidade de diagnóstico, o que aumenta as chances de cura e aumento de qualidade de vida dos pacientes;
  • otimização do trabalho dos profissionais de saúde, já que várias tarefas poderão ser realizadas pelas máquinas;
  • maior organização e segurança dos dados dos pacientes com o armazenamento em nuvem;
  • auxílio no diagnóstico de diversas patologias;
  • contribuição para a telemedicina, com facilitação dos processos de laudos à distância.

Como capacitar-se para essa novidade

Solicite seu orçamento

É importante ressaltar que, por mais que a IA mimetize habilidades humanas, ela sempre precisará de uma pessoa para implementá-la e acompanhar os resultados.
Isso significa que os próprios profissionais de saúde devem estar preparados para a incorporação dessa tecnologia no seu trabalho.
O futuro da IA aplicada à saúde traz muitas mudanças para a lógica da saúde e a rotina dos profissionais. Os radiologistas não serão os únicos que terão alterações no seu trabalho, isso acontecerá também com outras especialidades da medicina e das demais áreas.
A melhor forma de passar por essa transição é fazê-la de maneira gradativa. As tecnologias de IA devem ser adicionadas aos poucos nos estabelecimentos, até os profissionais se acostumarem e se tornar uma rotina.
O mais relevante nesse contexto é que os profissionais não resistam à IA, e sim aprendem a usá-la a seu favor. especialidade, não tem a capacidade de substituir a visão holística do especialista e o tratamento individualizado que ele dá aos pacientes.

Se você tem interesse em implementar soluções tecnológicas para o seu estabelecimento de saúde, entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso serviço de laudo à distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!