, Equipe multidisciplinar em imagem: como fidelizar médicos?

Equipe multidisciplinar em imagem: como fidelizar médicos?

O vínculo entre o médico solicitante e o centro de imagem é sempre uma relação mútua. É necessário que haja confiança, competência e um diálogo adequado, em prol de um diagnóstico preciso e um melhor tratamento. Dada a importância da confiança nesse processo, saber como fidelizar médicos é uma capacidade preciosa ao centro de diagnósticos.

Alguns radiologistas ou profissionais da área acreditam que esse é um progresso automático: basta realizar um serviço de qualidade e a fidelização ocorrerá de forma natural. Atualmente, no entanto, o marketing médico tem tomado novas proporções na área de saúde. É necessário ter estratégias e métodos específicos para se inserir no mercado, em meio às novas exigências e à concorrência.

Alguns parâmetros objetivos podem ser usados para esse fim. Neste artigo, exporemos algumas táticas para que você saiba como fidelizar médicos de maneira eficaz. Dessa maneira, o cuidado multidisciplinar ao paciente se tornará mais completo, e o fluxo no centro de imagem mais organizado. Está preparado? Continue lendo para saber mais.

Lembre-se do ditado: a união faz a força

Com o tempo, a maioria dos médicos solicitantes se acostuma a um centro de imagem específico. Isso significa que, quanto mais ele referencia determinada clínica, maior a chance de indicá-la novamente.

Esse fenômeno se deve à construção de um relacionamento sólido com o centro de imagem, e à confiança em seus serviços. Por isso, saber como fidelizar médicos à sua clínica diagnóstica é mais do que apenas uma estratégia mercadológica: é a busca por uma parceria.

É interessante recordar que o trabalho do radiologista e o do médico solicitante são complementares. Um necessita das informações oferecidas pelo outro para incrementar seu raciocínio e oferecer o melhor serviço possível.

Keep in touch

Do inglês, a expressão “keep in touch” pode ser traduzida literalmente para “mantenha o contato”. Ela expressa exatamente uma das qualidades do centro de imagem mais prezadas pelo médico solicitante: a disponibilidade. Ter métodos acessíveis de contato com os imaginologistas da clínica diagnóstica é uma ferramenta útil para qualquer clínico.

Existem algumas especialidades médicas que lidam menos frequentemente com a imagem em seu cotidiano. Dermatologistas e cardiologistas, por exemplo, lidam pouco com esse ramo. Devido ao menor contato, profissionais dessas áreas podem requerer frequentemente um contato maior com radiologistas.

No extremo oposto, algumas especialidades lidam quase diariamente com a imaginologia. Oncologistas, cirurgiões e neurologistas são exemplos clássicos desses profissionais. Eles podem ter opiniões próprias sobre os exames que recebem, estando dispostos a discutir o diagnóstico e aprofundar suas opiniões. Essa gama de diferenças entre médicos solicitantes ilustra a importância de um contato eficaz entre os dois serviços.

Conheça seus diferenciais

A gestão de qualquer negócio — incluindo um centro de imagem — passa por uma avaliação acurada da própria situação. Atrair médicos para a sua clínica deve contar com essa análise, que envolve múltiplos fatores. Ser referência em exames e oferecer propedêuticas especializadas fazem parte de diferenciais valorizados pela clínica.

Ser referência tem um efeito em cascata: os médicos que solicitam seus serviços confiarão em seu potencial e o referenciarão para outros da área. Com o tempo, esse processo toma dimensões maiores e seu centro conquista uma reputação cada vez maior.

O oferecimento de propedêuticas especializadas tem um efeito magnificado ainda mais em regiões não metropolitanas. Fora das grandes cidades, pode ser um desafio ao médico solicitante encontrar um centro que forneça o exame que ele precisa. Por exemplo: adquirir máquinas de ressonância magnética e tomografia computadorizada, nesses contextos, pode ser uma estratégia interessante.

Tenha foco no paciente

A medicina centrada no paciente vem ganhando cada vez mais enfoque. O atendimento humanizado, por exemplo, é uma das bandeiras levantadas no mundo todo. Embora seja fundamental oferecer consultas e exames de qualidade, existe também outra consequência benéfica desse foco: o contato indireto com o médico solicitante.

Alguns clínicos e cirurgiões, principalmente os mais jovens, podem ainda não referenciar nenhum centro específico. Nesses casos, o paciente procura por si só os serviços que oferecem os exames solicitados pelo médico.

Caso eles encontrem sua clínica, não perca essa oportunidade de oferecer um serviço de excelência. O paciente certamente comentará com o médico solicitante e a propagação de seu centro será mais efetiva.

Invista em encontros científicos

Palestras, congressos e encontros são o momento perfeito para a troca de experiências e o aprendizado. Neles são discutidas novas tendências, atualizações e diferentes pontos de vista sobre diversos assuntos. No entanto, utilizá-los para divulgar sua clínica também é uma maneira eficiente de fidelizar médicos.

Estratégias, como distribuir brindes e patrocinar eventos, não estão destacadas. Profissionais na área também valorizam o investimento em pesquisa, que dá renome e destaque ao centro de imagem. Por fim, congressos de radiologia também favorecem parcerias e trocas de experiências úteis ao cotidiano da clínica.

Tome cuidado com o timing

Uma das experiências que podem frustrar a equipe multidisciplinar é o atraso no fornecimento dos laudos. Muitas vezes, o seguimento do cuidado ou o acompanhamento do tratamento dependem do resultado dos exames. Por isso, rapidez na entrega dos laudos é uma estratégia fundamental para fidelizar os profissionais ao seu centro.

Não é recomendado, no entanto, sacrificar a qualidade e o detalhamento dos laudos em prol de uma maior velocidade. É necessário saber administrar os prazos e o fluxo de trabalho dentro de um centro de imagem.

Isso pode ser um problema, principalmente se tratando de exames menos pedidos ou em caráter de urgência. Algumas táticas podem ser utilizadas para balancear esses fatores, principalmente com o uso de novas tecnologias.

Saber como fidelizar médicos ao centro de imagem é uma habilidade essencial ao gestor de clínicas diagnósticas. Oferecer serviços de qualidade, associados a um contato efetivo com o médico solicitante, são métodos eficazes de alcançar esse objetivo. Por fim, lembre-se de que inovações na área surgem a todo instante e elas podem ajudar você na divulgação de sua clínica.

Por falar nisso, você já conhece a Teleimagem? Ela fornece um software de laudos à distância que promete revolucionar a maneira como diagnósticos são realizados. Saiba mais sobre como funciona o suporte médico da empresa e saia na frente no mercado!

Assuntos que podem te interessar

WhatsApp chat