Estudo de Caso: Síndrome de Nutcracker

A Síndrome de Nutcracker acontece nos rins. Os rins são órgãos vermelhos escuros em forma de feijão localizados atrás do abdômen, próximos aos quadris e próximos à coluna. Eles são responsáveis ​​por funções importantes, como filtrar o sangue e remover toxinas do corpo como amônia, ureia e ácido úrico, além de regular certos hormônios, regula os fluidos corporais e formar a urina.

Os rins são limpos com sangue rico em oxigênio das artérias renais. E o sangue retorna ao coração pelas veias dos rins, que desemboca na veia cava inferior, que termina no coração. A veia renal esquerda, fluindo entre as artérias, têm a centrífuga superior. A veia renal direita tem um trajeto direto para a veia cava.

 

O que é a Síndrome de Nutcracker

 

nutcracker-teleiamgem-1024x790

A doença do quebra-nozes, ou Síndrome de Nutcracker, ocorre quando há compressão da veia renal esquerda entre a artéria mesentérica superior e a aorta. Esse pinçamento reduz a reversão da veia renal esquerda, levando à congestão e hipertensão arterial nas veias subsequentes da veia renal esquerda e seus ramos. Um dos principais ramos da veia renal esquerda é a veia genital esquerda, que drena os órgãos genitais localizados na pelve. Com a dificuldade no fluxo sanguíneo para a veia cava, esses ramos se dilatam e os rins ficam entupidos. O alargamento das varizes esquerdas pode levar a dor pélvica em mulheres e varicocele em homens.

 

Esta compressão é muitas vezes congênita. Em outros casos, o desenvolvimento da doença pode ocorrer devido às alterações no estômago como alterações na quantidade de gordura.

 

Devido a certas condições e interferência externa, a seguinte síndrome do quebra-nozes é mais provável de ocorrer.

 

  • Tumores pancreáticos
  • Tumores no tecido peritoneal
  • Curvatura forte da parte inferior da coluna
  • Nefropatia
  • Aneurisma da aorta abdominal
  • Transformação repentina de peso
  • Baixo índice de massa corporal
  • Gânglios linfáticos aumentados no abdome
  • Gravidez

Síndrome do quebra-nozes

Em muitos casos, a doença é assintomática. Os sintomas geralmente aparecem entre os 20 e os 30 anos, mas podem começar em uma idade mais avançada. Principais sintomas:

 

  • Hematúria (sangue na urina);
  • Angústia pélvica;
  • Desconforto na cintura esquerda.
  • Varizes na pelve podem ocorrer em meninas e varicocele em homens.

 

Diagnóstico

 

A diagnose é feita por meio de exames de imagem, como tomografia computadorizada ou por ressonância magnética, exames laboratoriais de urina e sangue podem ajudar na diagnose.

Em alguns casos, é necessário um exame de venografia por ultrassom intravascular, no qual o contraste é injetado no local do estreitamento e o ultrassom é usado dentro do vaso para quantificar a obstrução.

Nossos radiologistas estudaram este caso e como identificar:

 

angulo saída de AMS 41 grausÂngulo saída de AMS < 41 graus

 

Angulo do bico 32 grausÂngulo do bico > 32 graus

 

Relação do diâmetro VRE 4,9Relação do diâmetro VRE >4,9

 

Com a telerradiologia, é possível entregar os laudos de tomografia eletivos em cerca de um dia e os de urgência em apenas algumas horas.

 

Ficou interessado nos serviços de laudos online e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco!

 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Conteúdo do texto

Artigos

Outros Artigos