Teleimagem
Abri menu Abri menu
Gestão

Entenda como a telerradiologia ajuda a superar a falta de médicos radiologistas

7 de junho de 2024
falta de medicos radiologistas

A falta de médicos radiologistas no Brasil é um fator gravíssimo para a garantia de qualidade de vida dos brasileiros.

Um dos principais pontos não é a questão da quantidade, mas sim, da distribuição desses profissionais. Mais de 50% de todos os radiologistas estão só na região Sudeste do país.

Confira como a telerradiologia tem ajudado nisso, sua importância, quais os principais desafios, vantagens, eficiência, e muito mais.

Boa leitura!

O que é telerradiologia?

Telerradiologia é a prática da medicina à distância, que permite que médicos interpretem exames de imagem, como, por exemplo: 

  • Radiografias;
  • Tomografias;
  • Ressonâncias magnéticas

E, assim, consigam emitir laudos pela internet. 

Essa abordagem utiliza tecnologias de comunicação e transmissão de imagens médicas para conectar profissionais especializados a centros de diagnóstico, hospitais e clínicas, independentemente de sua localização física. 

Desafios da falta de médicos radiologistas

Pode-se ver a disparidade de concentração desses médicos comparando a região Sudeste com a região Norte, que possui apenas 3,6% desses profissionais.

Entendendo os impactos da falta de radiologistas na saúde e no diagnóstico por imagem

A falta de médicos radiologistas apresenta diversos desafios significativos para o sistema de saúde, incluindo:

  1. Acesso limitado aos serviços de radiologia: em áreas com poucos radiologistas, os pacientes podem enfrentar dificuldades para obter diagnósticos precisos e oportunos, aumentando os tempos de espera para exames e laudos.
  1. Sobrecarga de trabalho: radiologistas em áreas com alta demanda podem ficar sobrecarregados, levando a longas horas de trabalho e possíveis erros de diagnóstico devido ao cansaço.
  1. Desigualdades regionais: a distribuição desigual de radiologistas pode resultar em disparidades no acesso aos cuidados de saúde, com áreas urbanas geralmente tendo mais profissionais do que áreas rurais ou remotas.
  1. Retenção de talentos: em locais onde há falta de médicos radiologistas, pode ser desafiador atrair e reter profissionais qualificados devido à falta de recursos, oportunidades de avanço na carreira e qualidade de vida.
  1. Atrasos no diagnóstico e tratamento: a falta de médicos radiologistas pode levar a atrasos no diagnóstico de condições médicas graves, resultando em tratamento tardio e comprometendo potencialmente os resultados dos pacientes.

Vantagens da telerradiologia

A telerradiologia oferece várias vantagens significativas no âmbito médico. Tanto é que é tão cotada atualmente para essa falta de médicos radiologistas no país.

Como a telerradiologia oferece soluções para superar a falta de médicos radiologistas

Analisou-se que quase 58% dos radiologistas estão concentrados nas capitais do país. Isso comprova o quão vulnerável a população está pela falta desses profissionais.

Por isso, essa abordagem elimina qualquer tipo de barreira geográfica, porque garante o contato do profissional com o paciente de forma ágil. 

Basta apenas um equipamento para a comunicação, como um celular e, assim, realiza-se a consulta.

Acesso remoto a especialistas

Com a telerradiologia, clínicas e hospitais podem contar com uma equipe de especialistas em radiologia 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a eficiência dos serviços de saúde e melhorando o atendimento ao paciente.

Como a telerradiologia permite acesso rápido a especialistas em qualquer lugar do mundo

A telerradiologia permite que hospitais enviem dados clínicos e imagens digitalizadas para esses especialistas. 

Dessa forma, os profissionais podem acessar as informações remotamente, analisar os exames e emitir laudos rapidamente, o que permite diagnósticos especializados sem a necessidade de deslocamento físico. 

Essa é a revolução da prestação de serviços de saúde, porque garante um atendimento ágil e de alta qualidade, independentemente da localização geográfica. O que reduz até mesmo os custos operacionais.

Eficiência no diagnóstico

Com acesso imediato aos dados clínicos, os profissionais podem analisar os casos com maior agilidade, reduzindo o tempo de espera para os resultados. 

Como a telerradiologia agiliza o processo de diagnóstico e tratamento para os pacientes

Presencialmente, o paciente deve realizar o exame, esperar o resultado, agendar uma nova consulta, esperar dias, senão semanas, até conseguir o exame de retorno para, enfim, concluir a respeito dos resultados.

A telerradiologia elimina essa necessidade dos pacientes esperarem por longos períodos por uma análise presencial, o que proporciona uma rapidez muito maior.

Garantia de qualidade e precisão

Na telerradiologia, os padrões de qualidade e precisão são mantidos por meio de rigorosos protocolos de controle de qualidade e revisão por especialistas.

Discutindo os padrões de qualidade e precisão mantidos pela telerradiologia

As imagens são transmitidas em formato DICOM, garantindo uma representação fiel dos exames. 

A integração com sistemas PACS permite o armazenamento seguro e o acesso eficiente aos exames, contribuindo para uma análise precisa. 

A adoção de tecnologias avançadas, como: 

  • Inteligência artificial;
  • Algoritmos de reconhecimento de padrões.

Também auxilia na identificação de anomalias e na geração de laudos precisos.

Como a telerradiologia se integra aos sistemas de saúde existentes para melhorar a eficiência.

Essas integrações permitem que os laudos e imagens radiológicas sejam facilmente acessados e compartilhados entre diferentes sistemas e instituições de saúde, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e a comunicação entre os profissionais médicos. 

Além disso, a telerradiologia pode ser incorporada aos sistemas de prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Isso garante que os resultados dos exames estejam disponíveis rapidamente para os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente. 

Desafios e perspectivas futuras

Como é uma vertente nova, já que deu seus primeiros passos em 2005 com a criação a Comissão de Telerradiologia, vem junto a ela desafios a serem superados e, como contraponto, perspectivas que fomentam no seu crescimento.

Considerando os desafios atuais e as oportunidades de expansão da telerradiologia no futuro

Os desafios atuais da telerradiologia incluem questões relacionadas à: 

Regulamentação, segurança e privacidade dos dados

Garantia da qualidade dos laudos à distância. 

Aceitação por parte dos profissionais de saúde e dos pacientes

São essas as barreiras a serem superadas, sendo o fator tempo o principal meio para isso.

No entanto, as perspectivas futuras são promissoras.

Espera-se que continue a se expandir globalmente, oferecendo acesso rápido a especialistas no mundo todo, melhorando os tempos de diagnóstico e tratamento, e ampliando o acesso a serviços em áreas remotas e carentes de recursos médicos. 

Com o desenvolvimento de novas ferramentas e protocolos, a telerradiologia tem o potencial de revolucionar a prática médica e melhorar significativamente a qualidade do atendimento ao paciente.

Conheça a Teleimagem

Há mais de 18 anos entregamos os mais assertivos e eficientes laudos de ressonância magnética e tomografia computadorizada a distância.

Nossa equipe é formada por médicos radiologistas especialistas e subespecialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames eletivos e de urgência.
Ficou interessado nos nossos serviços e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!