Teleimagem
Abri menu Abri menu
Gestão

Faturamento hospitalar: como aumentar a receita através da telerradiologia?

30 de setembro de 2020

O foco de todo centro de imagem hospitalar deve ser qualificar ao máximo os serviços e garantir excelente atendimento aos pacientes. O administrador, no entanto, deve se preocupar com outra importante questão: a saúde financeira. Pensando nisso, produzimos este artigo e vamos falar sobre o setor de faturamento hospitalar.
Diversos centros de imagem quando estão com dificuldades acabam fechando as portas nos primeiros anos de operação. Isso ocorre justamente pela falta de atenção nas questões relativas à administração e ao financeiro.
Tudo precisa ser observado e até pequenos equívocos podem afetar o caixa da instituição. Quer contribuir para o faturamento do centro de imagem e aprender a cumprir essa demanda do melhor jeito? Então, siga a leitura!

Qual a importância do faturamento hospitalar?

O faturamento hospitalar é voltado à administração das instituições de Saúde. Ou seja, compete ao setor analisar as contas médicas que identificam a utilização de recursos ofertados aos pacientes, por exemplo, nos casos de internação.
Em seguida, os documentos são enviados para as operadoras e, depois de analisados, podem percorrer dois caminhos: ou o pagamento será efetuado, ou glosado. 
O faturamento hospitalar lida com boletos, duplicatas, faturas de cobrança e notas fiscais, por isso, é vital para as instituições de saúde. 
O setor também analisa toda cobrança repassada aos pacientes, visando garantir  o pleno acordo, tanto com o contrato, quanto com o prontuário.
O faturamento hospitalar representa, também, a chamada margem de lucro das instituições. Por isso, se um o centro de imagem hospitalar quer iniciar uma gestão financeira estratégica, vai precisar entender e aplicar os melhores conceitos do faturamento hospitalar. 

Como a gestão deve agir?

Um bom faturamento hospitalar não depende apenas do gestor da instituição. Na verdade, 
ele vai precisar do auxílio dos profissionais da área financeira. São eles que detêm os saberes técnico e práticos fundamentais para a tarefa.
Ciente disso, o primeiro passo é contabilizar as contas que a instituição vai pagar e os valores que ainda vai receber. E um detalhe importante: o levantamento deve abranger todos os departamentos e profissionais.
O faturamento hospitalar, no entanto, não deve considerar todas essas contas como fixas. O intuito é justamente buscar alternativas para que essas despesas diminuam.
Um exemplo: a equipe de radiologia pode estar acostumada a usar um modelo de luva. Será que o mercado não oferece um produto similar no padrão de qualidade, porém, com preço mais acessível? 
O faturamento hospitalar também pode agir sobre os materiais de escritório. Será que todo o maquinário e os sistemas da instituição ajudam o centro de imagem hospitar a entregar o melhor serviço sem elevar demais os custos?
É aí que entra o faturamento hospitalar: o setor pode ter mais ou menos trabalho em uma instituição, mas uma coisa é certa: adotando as melhores práticas, as receitas tendem a subir. A seguir, mostramos como isso é possível através da telerradiologia.

A telerradiologia como opção para aumentar a receita

Amplia a oferta de exames oferecidos

Através da telerradiologia é possível expandir a oferta de exames em diferentes áreas da medicina e atender um maior número de pacientes.
Essa é uma excelente oportunidade para aumentar a receita do centro de imagem hospitalar, ampliando a capacidade de produção sem perder a qualidade e precisão dos diagnósticos.

Exames 100% digitais

Os exames digitais são armazenados em softwares na nuvem e permitem que o médico consulte os laudos de onde estiver a qualquer momento, basta ter acesso ao login e senha. 
Assim, é possível também reduzir custos, uma vez que o processo digital não depende da revelação de filmes radiológicos ou de espaço para o armazenamento das imagens.

Radiologistas subespecialistas

Através da telerradiologia você conta com uma equipe de subespecialistas qualificada para a realização de laudos a distância, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.
Com a equipe de subespecialistas completa, o centro de imagem hospitalar descarta a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essa função.
É importante ressaltar que em hospitais com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

Maior agilidade para atender mais pacientes

O processamento da imagem digital torna a emissão de laudos muito mais rápida em relação à radiologia analógica. 
Em cerca de segundos a captura da imagem é feita e armazenada, permitindo o envio destes arquivos para interpretação do médico radiologista com maior agilidade.
Sem o processo de revelação de filmes radiológicos e com maior rapidez, esse sistema permite acabar com os atrasos e atender um maior número de pacientes.
Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.
Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!