Gestão da clínica de imagem: 4 erros para evitar

Todo gestor busca ao máximo qualificar os seus serviços, atendimento e fidelizar pacientes. Para que isso ocorra de forma eficiente, é preciso evitar alguns erros na gestão da clínica de imagem que podem prejudicar o negócio.

Pensando nisso, produzimos este artigo com quatro dicas importantíssimas para você começar a aplicar hoje mesmo. Ficou interessando? Então, siga a leitura!

4 erros para evitar na gestão da clínica de imagem

1. Mau atendimento na recepção da clínica

Quando você chega em um lugar, como gosta de ser atendido? Com toda certeza a sua resposta é  “bem” ou “muito bem”, não é mesmo? Esse é o trabalho da sua recepção. Os colaboradores que recepcionam os pacientes têm um papel muito importante, pois são eles que proporcionam a primeira impressão da clínica de imagem.

O paciente não deve se deparar com um mau atendimento, com um funcionário grosseiro, insensível ou até estressado. Isso com certeza o deixará extremamente insatisfeito com o serviço prestado logo de início. 

Sabendo disso, o mais adequado é manter um bom clima organizacional, onde a sua equipe tenha um ótimo relacionamento entre si, pois um funcionário satisfeito e bem emocionalmente com certeza irá deixar o atendimento com mais qualidade.

Se você notar situações de divergência e estresse entre os colaboradores, procure reuni-los e averigue o que pode estar acontecendo para que prontamente, solucione a questão.

2. Não focar no relacionamento com o paciente

Outro erro na gestão da clínica de imagem é quando quando o gestor foca em diversas questões e acaba esquecendo da importância de manter um bom relacionamento com o paciente.

Além disso, o que pode passar despercebido é que na realidade essa ação é essencial para aumentar a fidelização da clínica. Com o mercado cada vez mais competitivo, sabemos que quando se trata da saúde, o paciente não quer apenas um profissional que solucione o seu problema, mas sim um profissional e uma equipe que realmente se importe com a sua saúde e bem-estar.

Com isso em mente, faça uma análise da sua clínica como um todo e preze por um atendimento de qualidade, humanizado, focado em compreender as reais necessidades dos seus pacientes. E não esqueça: você deve inserir toda a sua equipe nesse conceito. Caso necessário, promova treinamentos para que os colaboradores ofereçam cada vez mais um atendimento que gere confiança e satisfação.

3. Fazer o armazenamento inadequado das informações

Todo e qualquer dado acerca dos pacientes e também dos setores administrativos da clínica de imagem precisam ser armazenados de forma segura. Imagina chegar a hora do exame e não encontrar o histórico do paciente? Com certeza isso não seria nada bom.

Para fazer uma administração eficiente dessas informações, o ideal é investir em um software médico de gestão que o ajude a otimizar esses armazenamentos e que otimize todos os setores.

Esse sistema poderá ajudar você, por exemplo, a criar um prontuário eletrônico, onde serão guardadas todas as informações sobre o paciente de forma prática e de rápido acesso, além de facilitar processos administrativos e financeiros.  

4. Não ter um bom planejamento financeiro

A parte financeira de uma clínica de imagem é tão essencial quanto a qualidade do atendimento e dos profissionais que exercem no local, afinal, ela garante a sobrevivência do negócio.

Quando não é bem administrada, todos os setores sofrem as consequências, visto que haverá complicações para arcar com as despesas como fornecedores e funcionários, além das demais contas básicas da clínica de imagem, como água e luz.

Além disso, com o setor financeiro prejudicado, fica impossível realizar novos investimentos em infraestrutura e tecnologias, ou até mesmo manutenção de um dos aparelhos. Certamente todos esses reflexos negativos não farão bem para a imagem do lugar e pode, como consequência, afastar os pacientes.

Assim, fazer um bom fluxo de caixa e sempre estar um passo à frente no planejamento financeiro para conseguir identificar possíveis gargalos que podem ser prejudiciais ao negócio é a melhor opção.

Como a Teleimagem pode ajudar?

Através da telerradiologia é possível expandir a oferta de exames em diferentes áreas da medicina e atender um maior número de pacientes.

Essa é uma excelente oportunidade para aumentar a receita e otimizar a gestão da clínica de imagem, ampliando a capacidade de produção sem perder a qualidade e precisão dos diagnósticos.

Os exames digitais são armazenados em softwares na nuvem e permitem que o médico consulte os laudos de onde estiver a qualquer momento, basta ter acesso ao login e senha. 

Assim, é possível também reduzir custos, uma vez que o processo digital não depende da revelação de filmes radiológicos ou de espaço para o armazenamento das imagens.

A Teleimagem também proporciona uma equipe de subespecialistas qualificada para a realização de laudos a distância, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

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