Gestão de clínicas: 6 boas práticas para melhorá-la
Na faculdade de medicina, aprendemos tudo o que envolve o tratamento e o bem-estar do paciente, porém, nada nos prepara para o desafio de abrir o próprio consultório ou clínica no mercado atual.
É preciso inteligência estratégica de mercado, saber um pouquinho de administração, de recursos humanos, de gestão financeira e por aí vai.
Porém, sabemos que a rotina do profissional de saúde é bastante corrida e cuidar dos pacientes e da gestão de clínicas, ao mesmo tempo, não é tarefa fácil.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar significativamente a gestão do seu consultório com ações práticas e poderosas, que podem ser executadas por você e sua equipe de profissionais!
Vamos lá?
1. Use a tecnologia para otimizar a rotina na clínica
Hoje em dia, é quase impossível pensar em nosso dia a dia sem a ajuda da tecnologia, e as clínicas e consultórios do mundo inteiro já estão aderindo a essa nova forma de pensar o atendimento ao paciente.
Se antes as agendas médicas, prontuários e fichas de pacientes eram em papéis, atualmente existem softwares médicos inteligentes que centralizam toda a gestão administrativa e o atendimento ao paciente em um só sistema on-line.
Ao utilizar tais sistemas e softwares médicos, o tempo da consulta e procedimento é reduzido significativamente, o que possibilita ampliar sua agenda e evitar os atrasos que atrapalham todo o seu dia.
2. Invista em relacionamento com o paciente
Outra prática fundamental para manter o bom funcionamento da sua clínica é o relacionamento pós-consulta com o paciente.
Afinal, a relação entre vocês não deve existir apenas da porta do consultório para dentro: é preciso acompanhá-lo em sua rotina de tratamento.
Esse relacionamento pós-consulta é importante na gestão de clínicas, pois garante a fidelização dos seus pacientes — uma das estratégias mais eficazes para manter a agenda sempre cheia!
Você pode manter o relacionamento com os seus pacientes através do envio de e-mails com dicas de saúde, lembretes via SMS alertando-os sobre a necessidade de um retorno ao consultório e assim por diante.
3. Separe as suas contas pessoais das contas do consultório
Outra dica importante para a gestão financeira da sua clínica é essa: de forma alguma misture suas contas pessoais com as contas do seu consultório ou clínica.
De preferência, utilize contas e cartões diferentes, para que a sua organização financeira seja mais prática, exata e acertada.
Se possível, defina uma retirada mensal (uma espécie de remuneração para você) e separe uma quantia destinada a investimentos para melhorias no consultório ou clínica.
Assim, você sempre terá capital de giro para realizar compras e ações necessárias para alavancar os resultados de sua clínica.
4. Aposte em estratégias de marketing para uma boa gestão de clínicas
O primeiro passo para uma boa gestão de clínicas é entender que, antes de tudo, o consultório é um empreendimento, uma organização que precisa de pensamento estratégico para sobreviver no mercado.
Por mais que possa soar estranho para muitos, médicos também precisam de marketing!
É extremamente complicado manter um grande consultório ou clínica de portas abertas em um cenário competitivo e cheio de concorrentes.
Por isso, investir em marketing é essencial para divulgar seus serviços e consolidar a autoridade da sua marca.
A primeira ação imprescindível para quem deseja alcançar mais público e atrair mais pacientes é investir na criação de um site.
Atualmente, todo e qualquer negócio possui uma web page, que representa uma vitrine on-line dos serviços prestados por ele.
No seu site, você deve se preocupar em se apresentar, relatar os serviços prestados no seu consultório e deixar bem claras as informações de contato para o agendamento de consultas.
Atenção! Existem algumas regras que o Conselho Federal de Medicina postulou para a publicidade médica, então, não deixe de dar uma conferida antes de começar as suas estratégias!
Outra ótima forma de atrair a atenção de pacientes para o seu consultório é criar um blog médico, com dicas, artigos e informações importantes sobre a sua área de especialidade.
Esse é um meio muito eficaz de reforçar sua autoridade e consolidar sua marca no universo digital.
5. Defina processos para a sua equipe de profissionais
Em penúltimo lugar, para uma boa gestão de clínicas, é necessário definir e documentar todos os processos em andamento no seu consultório. Faça-se as seguintes perguntas:
- Como é feito o agendamento de consultas e exames?
- Como é realizado o atendimento na sala de espera?
- Quais ações são tomadas quando há uma série de atrasos de consultas e exames?
Essas são só algumas questões que devem ser levadas em consideração na hora de definir os processos. Uma boa ideia é documentar o passo a passo de cada rotina executada no dia a dia da clínica, para que o padrão seja sempre seguido.
Definir processos facilita a rotina e faz com que a sua equipe de profissionais esteja sempre alinhada e sintonizada.
Quando há necessidade de substituição de algum profissional, como a secretária, por exemplo, também fica fácil realizar o treinamento, já que tudo está bem documentado.
6. Busque bons parceiros para otimizar a rotina da clínica
Por último e não menos importante, invista em uma boa rede de parceiros para facilitar a gestão de clínicas.
Um exemplo de ajuda que pode otimizar bastante a rotina no consultório é a parceria com um centro de imagens.
Essa modalidade de serviço pode facilitar bastante o seu dia a dia, já que oferece laudos a distância realizados por profissionais especialistas na área.
E o melhor: tudo pode ser feito on-line, via internet.
Ao optar pela parceria com um centro de imagens, você garante laudos e resultados precisos, de forma prática e rápida, e ainda elimina uma série de preocupações da lista de afazeres da sua gestão de clínicas.
Como você pode ver, existem ações práticas e simples que podem fazer uma grande diferença na gestão de clínicas.
Basta um pouco de planejamento, organização e pensamento estratégico para começar a colocar em prática e observar os bons resultados!
Para continuarmos nossa conversa sobre gestão, que tal falarmos um pouco sobre formação de equipe? Aposto que há muitas dúvidas!
Por isso, produzimos um material completo para sanar todas as suas dúvidas sobre um tema bastante interessante:
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Esperamos você por lá!
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