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Gestão

Gestão de convênios em clínicas

16 de agosto de 2018

Administradores de clínicas médicas muitas vezes recorrem aos planos de saúde e convênios para atrair mais pacientes para o seu estabelecimento. Entretanto, para que a alternativa se torne realmente rentável, é necessário realizar uma boa gestão de convênios. Questões como quais planos aderir e que coberturas realizar podem não ser tão simples quanto parecem.
Muitos gestores caem no erro de querer atender ao maior número de planos de saúde possível e a todos os exames que cada um deles oferece. Além de tornar a gestão mais difícil, tal atitude pode fazer com que você se sobrecarregue de trabalho, com muitos pacientes para realizar consultas de rotina e exames simples e, consequentemente, não tenha o retorno financeiro esperado.
Não estamos dizendo que você não deva oferecer cobertura para esses procedimentos, mas uma gestão de convênios bem-feita reflete diretamente no resultado da instituição. Se você entende essa necessidade, mas simplesmente não sabe por onde começar, acompanhe abaixo nossas dicas.

Seja condizente com o seu público

Você precisa pensar no público antes mesmo de aderir a qualquer plano de saúde ou convênios em clínicas. Pode ser que a origem do seu faturamento não corresponda a quantidade de atendimentos que você realiza. Para isso, o primeiro passo é fazer um levantamento das modalidades utilizadas por seus pacientes. Será que a clínica vem atendendo a mais planos individuais, familiares ou empresariais?
Aderir a coberturas que têm baixa demanda e deixar de lado outras que trariam retorno é um grande erro. Outro ponto importante de análise é o valor repassado pelas operadoras por tipo de procedimento. Tomando esses dados, fica mais fácil mensurar a que coberturas vale a pena aderir.

Priorize suas metas

Primeiramente, é necessário entender que operadoras de planos de saúde e clínicas da rede credenciada têm metas diferentes. Isso não significa, entretanto, que a saúde do paciente é colocada para segundo plano. Você só precisa ficar atento aos indicadores de desempenho utilizados: eles provavelmente serão diferentes daqueles adotados pela operadora. Um dos primeiros passos para saber se está no caminho certo é mensurar os dados que são realmente relevantes. Um dos principais indicadores de qualquer operador é o índice de sinistralidade.

Faça um acompanhamento financeiro

Você realiza a cobertura de diversos planos de saúde, atende a consultas em diversas especialidades, faz exames de análises clínicas em muitos pacientes todos os dias e o retorno financeiro não parece condizer com todo esse trabalho? Pode ser que você esteja errando na hora de escolher quais exames cobrir. Os mais simples são os que têm maior procura, entretanto, o valor repassado pelas operadoras de planos de saúde e convênios em clínicas geralmente é baixo.
Para atender a toda essa demanda, você vai precisar pagar por mais funcionários e investir nos materiais utilizados. No final das contas, o valor recebido pode acabar não valendo a pena. É claro que é importante realizar alguns exames básicos, mas talvez seja melhor manter o foco da sua clínica em procedimentos de alta complexidade.
Exames maiores como tomografias, ressonâncias e outros similares costumam render um valor mais alto. Além disso, apesar de a demanda ser menor, lembre-se de que a concorrência também é. Sendo assim, aderir a esse tipo de cobertura e realizar ações de marketing para divulgá-la pode ser o caminho certo para turbinar o seu faturamento.

Conte com a ajuda da tecnologia para a gestão de convênios

Para entender se as coberturas realizadas estão ou não trazendo o retorno esperado, você precisa conhecer exatamente a relação entre custos e recebimentos do seu estabelecimento em relação aos convênios em clínicas. Para isso, você pode aderir a um sistema de gestão empresarial, que possibilita o lançamento dos valores investidos e recebidos de forma adequada.
Trata-se de uma boa maneira de mensurar o lucro da sua clínica e identificar focos de desperdícios ou mesmo prejuízos. Se eles estiverem relacionados à cobertura de determinados exames, talvez seja a hora de modificar alguns de seus contratos. E não é só isso: a tecnologia também pode ser usada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Otimize seu tempo

Muitas vezes, o gestor de clínica deixa de aderir a determinadas coberturas devido à preocupação com o seu tempo disponível. A realização de exames mais complexos, por exemplo, demandaria uma maior dedicação à emissão de laudos, o que poderia tornar-se um transtorno em meio a uma rotina que já costuma ser muito atribulada.
Entretanto, delegar funções é o melhor a fazer nesse quesito. Contar com uma equipe organizada, na qual cada um desempenha a sua atividade específica garante uma boa fluência do fluxo de trabalho. Para os exames mais complexos, você pode recorrer a uma empresa especializada em laudo a distância.
Tal opção pode ser muito mais vantajosa do que deixar de dar cobertura a esses exames, dispender do seu próprio tempo para laudá-los ou contratar alguém que ficaria responsável por essa parte do trabalho. Agindo dessa forma, os ganhos da sua clínica podem ser otimizados, sem que você acumule demasiadas funções.

Esteja dentro da legalidade

Para evitar multas e problemas com a vigilância, é importante atender a todas as normas necessárias na hora de vincular seu estabelecimento a uma operadora de planos de saúde. Lembre-se de que tal fato dá maior visibilidade à clínica, que pode tornar-se alvo de fiscalizações sem hora marcada.
A Resolução nº39, de 24 de julho de 2015, da Anvisa prevê a legitimidade dos laudos emitidos. A RDC 302/2005 é uma resolução federal que diz respeito à prevenção de fraudes relacionadas a resultados e laudos de exames.
Já a RDC50/2002 trata das instalações onde o estabelecimento médico se encontra. O prédio utilizado precisa contar com uma série de itens e a disposição indicada para que esse funcionamento seja autorizado.
Portanto, quando da vinculação do local a uma operadora de planos de saúde ou , também há normas a serem seguidas. O contrato deve ser formalizado e atender a todos os itens descritos na Resolução Normativa RN nº 124/2006. Ficar em dia com a legislação implica conhecer a todas essas normas e estar realmente disposto a cumpri-las.
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Como você pode ver, a gestão de convênios é importantíssima para o desempenho e visibilidade da clínica.
Se este post foi útil para você, não deixe de ler também nossas dicas para uma boa gestão de clínica de imagens.

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