Teleimagem
Abri menu Abri menu
Gestão

Inovação na área da saúde: como aplicativos auxiliam os pacientes?

13 de janeiro de 2019

O uso de smartphones está cada vez mais difundido nos quatro cantos do mundo. A Inovação na área da Saúde já é presente.
O aparelho de celular, que antes se restringia à realização e ao recebimento de chamadas, expandiu sua funcionalidade para o uso de aplicativos, os quais também figuram como uma inovação na área da saúde.
Esse novo contexto para o uso das ferramentas de um smartphone retrata mais uma maneira da tecnologia ser fundamental para a promoção da saúde.
Visto que os aplicativos podem ser implementados em todas as fases da assistência oferecida.
Que tal conhecer mais sobre esse cenário? Continue a leitura e veja como a sociedade tem sido receptiva a esse tipo de inovação!

As informações a um clique

Quando pensamos em medicina, conseguimos estabelecer quais são os principais atores envolvidos. Basicamente, consideramos a instituição prestadora de serviços, seus colaboradores e os pacientes.
Para que seja estabelecida uma boa assistência em saúde, é preciso que todas as partes citadas estejam inseridas no contexto do caso e detenham recursos para uma participação efetiva.

O empoderamento dos pacientes

Analisando historicamente, o papel do médico tem grande valor social, além de ocupar um papel determinante na condução do caso clínico.
Embora seja o profissional detentor de conhecimentos para assistir a população, não se pode esquecer que o agente central é, de fato, o paciente.
Além disso, com a facilidade observada para o acesso às informações, as pessoas procuram adquirir conhecimento por meio das mais diversas fontes, sendo a Internet a principal delas.
Sabemos, ainda, que é fundamental checar a veracidade dos dados, para que não sejam elaborados conceitos errôneos sobre determinada condição.
Com maior conhecimento sobre o assunto, o paciente passa a ter sabedoria para manifestar mais sua opinião acerca da própria saúde, deixando de ser passivo no tratamento e passando a ser ativo na tomada de decisões.

O refúgio dos médicos

O médico também é beneficiado pelo fácil acesso às informações.
Os aplicativos, principalmente, tornaram-se importantes aliados para a retomada de conhecimentos acerca de medicamentos e especificidades de patologias, como será melhor abordado no decorrer deste artigo.
Além dos médicos, os acadêmicos de medicina também contam com ferramentas que possibilitam o melhor aprendizado e a fixação dos conteúdos aprendidos em aula.
Com a informação presente em ambos os lados, a relação médico-paciente é favorecida e aumenta a possibilidade de sucesso no tratamento, devido à participação qualificada dos principais agentes.

As vantagens das ferramentas tecnológicas

Agora que você já sabe a importância do acesso às informações, levantaremos algumas situações nas quais a tecnologia se mostra fundamental para a otimização do tempo e do desempenho nas tarefas relacionadas à área da saúde. Confira!
[elementor-template id=”4079″]

Realização de exames

O diagnóstico de determinada condição é determinado após a análise de sinais e sintomas, associando-os às patologias e às suas características.
Muitas vezes, apenas com a coleta da anamnese é possível concluir o caso, porém, algumas situações requerem a realização de exames complementares.
Em um primeiro momento, ressaltamos a tecnologia para os exames de imagem.
A radiologia, que antes se limitava às radiografias, engloba, atualmente, equipamentos modernos capazes de oferecer informações detalhadas, precisas e essenciais para a determinação de diagnósticos e o estabelecimento de condutas.
Mas há, ainda, os exames laboratoriais, também muito beneficiados pela tecnologia.
Softwares e equipamentos de última geração permitem a análise de materiais biológicos em grande quantidade e em pouco tempo, oferecendo resultados rápidos e confiáveis sobre o metabolismo do indivíduo.

Monitoramento remoto

Algumas condições de saúde, como a hipertensão e a diabetes, requerem um controle rigoroso dos parâmetros, a fim de não evoluírem para complicações das doenças.
Assim, é fundamental monitorar os dados vitais do paciente mesmo fora da instituição de saúde.
Por meio de dispositivos, esse monitoramento começou a ser implementado e figura como um recurso promissor para os próximos anos.
Ao modo que apresenta para o médico as reais condições do paciente, não apenas o que é observado durante a consulta.
Podemos citar como principal vantagem a análise do tratamento, ou seja, verifica-se se ele está sendo efetivo ou não.
Por outro lado, também é importante para a definição de diagnóstico, por retratar, por exemplo, o padrão de cefaleia ou de pressão arterial ao longo do dia.

Agendamento de consultas

A marcação de consultas, quando não automatizada, necessita de um profissional destinado para a organização da agenda, o que requer recursos materiais, demanda tempo e é oneroso para a instituição.
Portanto, o agendamento de consultas por meio da tecnologia é vantajoso tanto para a clínica quanto para o paciente.
Sendo feito dessa forma, o software realiza com maestria a função operacional e libera o colaborador do local para tarefas que precisam de raciocínio humano.
Analisando o aspecto do paciente, não é necessário para ele desperdiçar tempo com ligações ou tentativas de agendamento, podendo realizar essa tarefa via online e ainda contando com lembretes próximos à data da consulta.

Os aplicativos e a inovação na área da saúde

Por fim, abordaremos agora sobre as diferentes atuações dos aplicativos na área da saúde. Confira!

A inclusão social

Os aplicativos representam um importante recurso para possibilitar a inclusão social.
Por meio de algumas ferramentas, como o Handtalk, é ensinada a realização e a interpretação de libras, ou seja, a linguagem de sinais.
Já o Voice Over, por exemplo, foi desenvolvido para identificar o que está na tela do celular e levar essa informação a deficientes visuais.

A gamificação

Transmitir ensinamentos por meio de jogos e atividades lúdicas é uma grande aposta de diferentes setores, inclusive para promover a qualidade de vida na saúde.
Por exemplo, existem aplicativos para ensinar às crianças quais alimentos compõem uma dieta saudável.
Em outro tocante, a Akili Interactive Labs desenvolve jogos para incentivar o aperfeiçoamento de habilidades neurológicas, que são importantes aliados para o tratamento do Alzheimer e do TDAH.

A farmacologia

Muito utilizados no tratamento de doenças, os fármacos devem ser administrados em doses e horários corretos.
É fundamental para o médico fazer a prescrição adequada, e cabe ao paciente colocar em prática o que foi solicitado.
Para ambos os casos, existem aplicativos que auxiliam na tarefa. O Dr. Bip, por exemplo, oferece informações ao médico sobre a farmacologia do medicamento.
Já o Pillboxie permite a configuração de lembretes para a administração por parte do paciente.

Os dados clínicos

Sabemos que cada paciente tem suas particularidades, como alergias, tipo sanguíneo, cirurgias pregressas, medicamentos de rotina, doenças crônicas, dentre outras características relevantes para as condutas que serão tomadas.
O aplicativo Socorro armazena todas essas informações necessárias para estabelecer tratamentos em momentos de urgência e emergência, quando não é possível colher o histórico clínico do paciente ou não se tem acesso ao seu prontuário.
Com este artigo, procuramos abordar os principais pontos sobre inovação na área da saúde, focando em como os smartphones e suas ferramentas podem ser importantes peças nesse cenário.
Na era da digitalização e do acesso às informações em massa, utilizar tais recursos em prol da assistência em saúde é fundamental para o sucesso dessa missão.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o post em suas redes agora mesmo e mostre como os aplicativos são importantes na promoção de saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!