Laudos de tórax a distância: conheça as vantagens

Os laudos de tórax a distância são focados em imagens pulmonares e mediastinais através do uso de diferentes métodos emitidos por especialistas na subárea.

Além disso, a crescente demanda de tomografia computadorizada de tórax para diagnosticar casos de Covid-19 vem excedendo a capacidade de atendimento nos centros de imagem.

O resultado? Atraso na emissão e entrega dos laudos, filas de pacientes, colaboradores exaustos e insatisfação.

A boa notícia é que todos esses problemas podem ser solucionados por meio da telerradiologia. Quer entender melhor? Continue a leitura e confira!

Laudos de tórax a distância  

Tomografia Computadorizada de tórax

A Tomografia Computadorizada (TC) é uma espécie de raio-x em 360º graus. O exame gera imagens em fatias que podem ser analisadas por qualquer ângulo. 

Usando essa tecnologia, o médico consegue avaliar órgãos, estruturas e tecidos com um olhar minucioso em relação às estruturas.

A TC do tórax vem sendo amplamente usada por fornecer informações rápidas para o diagnóstico em pacientes com suspeita de Covid-19. O exame aponta características do SARS-CoV-2, tal como a presença de opacidades em “vidro fosco”.

Os resultados da TC de tórax para diagnóstico de Covid-19 aqui na Teleimagem ficam prontos em até 1 hora.

Ressonância Magnética de tórax

A máquina de ressonância magnética (RM) tem um grande ímã que interage com o corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Ela cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas.

Os laudos geralmente são requisitados para indicações mais específicas, como o estudo da parede torácica e lesões mediastinais do tórax.

Raio-X de tórax

Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame não-invasivo que utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em órgãos e ossos. 

É um exame muito solicitado por ser de baixo custo, rápido e útil na investigação de diversas doenças, não só no setor de emergências, mas também no setor de terapia intensiva.

Nesta modalidade, vale ressaltar que a redução das doses de radiação ionizante nos laudos a distância melhora a qualidade e a resolução do diagnóstico por imagem.

Vantagens dos laudos de tórax a distância 

Médicos especialistas em radiologia de tórax

Imagine que chegou um caso que exige urgência de diagnóstico, mas entre os colaboradores da sua equipe nenhum médico radiologista é subespecializado em exames de tórax. 

Sabemos que esse é um problema recorrente nos centros de imagem em função da dificuldade dos radiologistas desenvolverem simultaneamente várias competências. 

Os serviços de laudos de tórax a distância pode ser a solução ideal. A grande vantagem são os médicos radiologistas especialistas.

Os profissionais subespecialistas se encarregam da leitura e revisão dos exames com uma visão mais minuciosa e aprofundada, o que garante maior precisão diagnóstica.

Além disso, os laudos de tórax a distância auxiliam o médico plantonista do local oferecendo a cobertura completa da área, que muitas vezes não é a subárea de entendimento do plantonista.

Os serviços de telerradiologia da Teleimagem disponibilizam uma equipe de subespecialistas em radiologia de tórax 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados, cobrindo férias e recessos de fim de ano, sem interrupções e a qualquer hora do dia ou da noite.

Agilidade na emissão dos laudos

O processamento da imagem digital dos laudos de tórax a distância são velozes. Isso acontece porque o processo não depende da revelação de filmes radiológicos.

Em cerca de segundos a captura da imagem é feita e armazenada. Até mesmo o envio destes arquivos é mais rápido, podendo ser feito por qualquer dispositivo conectado a internet, estando disponível para interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Neste caso, a telerradiologia beneficia tanto o médico solicitante como também o paciente que, por exemplo, pode estar em uma situação de emergência e não pode aguardar dias pelo resultado do exame.  

Maior qualidade da imagem

As imagens mais detalhadas permitem que o radiologista subespecialista em imagens de tórax ajuste a nitidez, contraste ou até mesmo dê zoom para facilitar a precisão do diagnóstico.

É possível também utilizar softwares específicos para conversões negativo/positivo, subtração das imagens para identificar lesões, a equalização por histograma para acentuar detalhes, entre outros.

Armazenamento digital

Uma grande grande vantagem é o armazenamento online. 

Os arquivos dos exames ficam armazenados em softwares na nuvem disponíveis para acesso do médico radiologista a qualquer hora e em qualquer lugar, agilizando a integração entre todos os envolvidos no trabalho e adiantando o resultado final ao paciente.

A telerradiologia também leva a tecnologia de ponta a cidades pequenas que não possuem grande estrutura de laudos de tórax a distância.

Ficou interessado nos serviços de laudos de tórax a distância e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Assuntos que podem te interessar