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Dicas

Marketing de relacionamento na saúde: como colocar em prática?

9 de outubro de 2018

O tempo pode passar e a tecnologia da comunicação e do marketing pode chegar ao ápice de sua inovação, mas uma coisa é certa. O boca a boca sempre vai existir. Isso é marketing de relacionamento.
Qualquer profissional da área da saúde sabe bem que não há marketing melhor do que um paciente indicando a sua clínica ou consultório.
Mas como garantir que seremos indicados e bem recomendados?
É aí que entra o marketing de relacionamento.
Na saúde, que é a maneira mais eficaz de fidelizar os seus pacientes e torná-los promotores do seu consultório!

Afinal, o que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento na área da saúde abrange toda prática que visa aumentar a satisfação do paciente e melhorar a sua relação com o consultório.
Essa prática envolve ações que pretendem proporcionar ao paciente:
– uma experiência diferenciada;
– desde a sala de espera;
– na recepção;
– até o pós-consulta;
– durante o processo de tratamento.
O marketing de relacionamento tem se mostrado uma das medidas mais eficazes para fidelizar pacientes.
Garantindo que retornem ao consultório, além de fazer com que indiquem seus serviços a amigos e conhecidos.

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?

Existe uma série de vantagens que você e seu consultório podem aproveitar ao investir em marketing de relacionamento.
O melhor de tudo é que são bem fáceis de serem colocadas em prática.

Fidelização de pacientes

O primeiro e mais marcante benefício de se investir em marketing de relacionamento é a fidelização de seus pacientes.
Todos sabem que pacientes fiéis sempre retornarão ao consultório, pois a ótima experiência fica marcada em suas memórias.
Além disso, pacientes fiéis promovem a sua marca por onde passam: você sempre será mencionado por eles e obterá diversas indicações e boas recomendações.

Economia com marketing tradicional

Pesquisas indicam, a fidelização de clientes chega a ser 4 vezes mais barato do que investir em estratégias de marketing para atração de novos pacientes.
Isso acontece porque, além de retornar para novos exames, esses pacientes trazem novos clientes para o consultório, representando, assim, uma grande economia em marketing tradicional.
Dessa forma, muitas clínicas e consultórios têm investido em marketing de relacionamento como um meio de atrair novos pacientes.
Garantindo assim, previsibilidade de receita, além de um faturamento maior.

Boa reputação em meios online

Atualmente, ninguém compra um produto ou contrata um serviço sem antes conferir sua reputação na internet.
E isso também vem acontecendo na área da saúde.
Se você investe em marketing de relacionamento, pacientes farão elogios ao seu consultório em páginas nas redes sociais, sites de recomendações e assim por diante.
Portanto, a prática de manter um relacionamento de qualidade com seus pacientes pode ajudar a consolidar sua autoridade no ambiente online.
Lembre-se que pacientes insatisfeitos também costumam ir à internet fazer reclamações.
Contudo, preocupe-se sempre em aplicar pesquisas de satisfação e questionários na sala de espera.
É possível evitar diversas situações que podem estar desagradando seu público.

Diminuição de faltas

Outra grande vantagem de se manter em contato com os pacientes por meio do marketing de relacionamento é a diminuição das faltas ao consultório.
Sim!
Isso pode acabar de vez com os buracos na agenda e os momentos ociosos na sala de atendimento.
Qualquer profissional da área da saúde sabe que a alta taxa de faltas representa um gargalo imenso no dia a dia do consultório, e o investimento em marketing de relacionamento pode eliminar esse problema.

Como aplicar o marketing de relacionamento na área da saúde?

A grande pergunta que ronda os profissionais da área da saúde é como colocar em prática o marketing de relacionamento em meio a tantas outras ações que devem ser executadas no dia a dia do consultório.
É mais simples do que você pensa!
Algumas ações são tão fáceis e, ao mesmo tempo, tão poderosas, que você conseguirá incluí-las facilmente na rotina do consultório.

Envio de e-mails com dicas de saúde

Uma ótima forma de se manter na mente do seu paciente é acompanhá-lo fora do consultório.
Preparar e-mails com dicas de saúde para enviar aos seus pacientes é uma maneira eficaz de mostrar que se interessa pela sua qualidade de vida e que está sempre presente.
Você pode deixar modelos de e-mails prontos e automatizar o envio para facilitar a rotina.
Sua secretária pode ajudá-lo nesse processo!

Lembretes via SMS

Outra medida simples e bastante eficaz é o uso de lembretes via SMS para alertar os pacientes a respeito de algum medicamento ou ação que devem executar para a condução do tratamento.
Imagine que, após receitar um medicamento ao seu paciente, ele, ao sair do consultório, receba uma mensagem sobre a farmácia mais próxima e as doses que deve ingerir.
É uma ação e tanto, não é mesmo?

Palestras e eventos informativos

Uma ótima ideia de fidelizar pacientes é promover pequenas palestras sobre algum assunto específico relativo à sua especialidade médica.
Tais eventos são ótimos para reforçar sua autoridade na área e fortalecer e divulgar sua marca para parentes, amigos e conhecidos de seus pacientes presentes no evento.

Experiência sensorial na sala de espera

Por fim, temos uma ação imprescindível para quem deseja encantar seus pacientes: a experiência sensorial na sala de espera, que envolve olfato, visão e audição.
Investir em uma sala de espera visualmente bonita, agradável e confortável é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao paciente.
Aguardar um atendimento pode ser um momento delicado e desconfortável, portanto, qualquer ação que torne esse instante mais agradável é de extrema importância para o paciente.
Invista em quadros, aromatizantes, música ambiente e materiais para distração, como revistas, livros, livretos informativos, entre outros.
Como você percebeu, investir em marketing de relacionamento pode ser mais simples do que você imagina!
Com pequenas ações já é possível garantir pacientes satisfeitos e fidelizados e, além disso, ganhar a promoção indireta do seu consultório com as indicações feitas pelos seus pacientes.
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Sempre enviaremos dicas e informações importantes para o seu sucesso. Até o próximo post!

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