O que fazer para superar a crise financeira em Clínicas Médicas?
A crise financeira pela qual nosso país passa tem preocupado inúmeros empreendedores. Afinal, a recessão econômica é real e as empresas estão sentindo os impactos diretos da diminuição do poder de compra do consumidor brasileiro.
Apesar de lidar com um aspecto essencial para o ser humano, a saúde, as clínicas médicas também sofrem os efeitos da crise. É normal que a procura por serviços médicos particulares caia em tempos como esse e, por isso, é preciso apostar em uma gestão eficiente e capaz de manter o negócio em funcionamento.
Diante desse cenário, reunimos para o post de hoje algumas dicas para que sua clínica médica supere a crise financeira e consiga manter suas finanças organizadas com a produtividade em alta. Quer saber mais?
Continue atento aos tópicos seguintes!
1. Conheça todos os custos do negócio
Nossa primeira dica é bastante útil não só em momentos de crise, pois é essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. É imprescindível que o gestor saiba exatamente em que o seu dinheiro tem sido empregado, ou seja, o conhecimento profundo dos custos do negócio é um dos fatores que asseguram o bom funcionamento da clínica médica.
Em um cenário de recessão, esse é o primeiro passo para conseguir identificar desperdícios e cortar gastos sem afetar sua produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
2. Elabore um planejamento estratégico
Sua clínica já tem um planejamento estratégico? Caso ainda não o tenha feito, é aconselhável que se tome essa providência com certa urgência, já que esse instrumento serve para guiar e embasar a condução de qualquer atividade empresarial.
Entenda que ter uma visão estratégica sobre a atual situação de sua clínica e as projeções para o seu futuro é crucial para tomar as decisões corretas e, assim, superar os efeitos da crise.
Como esse tipo de ferramenta estabelece as ações a serem tomadas pela empresa com base nas oportunidades existentes no mercado e nas condições internas do negócio, fica muito mais fácil adotar os procedimentos corretos e alcançar os objetivos traçados.
Em outras palavras, o planejamento estratégico auxilia o gestor a encontrar as melhores saídas diante dos problemas financeiros e a visualizar as oportunidades para crescer mesmo em momentos de crise.
3. Utilize um software de gestão para superar a crise financeira
Em um cenário de recessão e de dificuldades para fechar as contas no final do mês, cometer erros na gestão de uma clínica pode ser fatal. Dessa maneira, é aconselhável que você tenha o auxílio de um software de gestão, já que a automatização de processos é uma maneira de minimizar falhas e aumentar a produtividade da empresa.
Ademais, essa ferramenta facilita o cotidiano do gestor, dando a ele condições de se dedicar a tarefas mais estratégicas e perder menos tempo com questões meramente burocráticas. Ou seja, você terá mais tempo para organizar a clínica e acompanhar de perto o seu progresso.
4. Tenha somente bons colaboradores em seu time
Além da crise econômica enfrentada, as empresas contemporâneas precisam se esforçar bastante para superar a concorrência e fidelizar clientes. Atualmente, existem inúmeras clínicas no mercado e, naturalmente, o consumidor confiará naquela que puder proporcionar mais vantagens.
No entanto, atenção! O novo padrão de consumo nem sempre está associado ao preço das consultas e dos exames médicos. O consumidor busca por serviços de qualidade e, em momentos de crise, tende a dar ainda mais valor ao seu dinheiro.
Assim, é importante que sua clínica invista em uma equipe médica qualificada e capaz de transmitir segurança e tranquilidade aos pacientes. Os funcionários são o elo entre os clientes e a clínica e, portanto, devem ser selecionados com critério e atenção.
5. Invista em tecnologia para superar a recessão econômica
Quando as contas começam a apertar no fim do mês, muitos gestores reduzem os gastos e começam a economizar. No entanto, existem alguns gastos que devem ser interpretados como investimentos, já que trazem um ótimo retorno ao negócio.
No caso de clínicas médicas, é imprescindível investir em tecnologias que proporcionem um serviço e um atendimento de qualidade ao paciente.
Lembre-se de: diante das dificuldades financeiras, quando um indivíduo precisa gastar com a sua saúde, é natural que prefira confiar em uma clínica que ofereça um bom serviço por um preço competitivo.
6. Aposte na terceirização de serviços para reduzir custos
Para atravessar uma crise econômica sem afetar a lucratividade da clínica é preciso cortar gastos de maneira estratégica. Ou seja, a redução de custos deve ser algo planejado e executado de modo a não comprometer a qualidade do serviço.
Nesse contexto, a terceirização de serviços médicos se apresenta como uma boa opção. De modo geral, além de reduzir custos com mão de obra e treinamento de funcionários, por exemplo, essa medida confere mais qualidade e credibilidade ao negócio.
O paciente terá acesso a equipamentos modernos, médicos capacitados, diagnósticos precisos e rápidos e a sua clínica pode concentrar seus esforços em outros aspectos importantes, como no atendimento personalizado e de qualidade.
7. Não descuide do marketing
A velha máxima do mercado de que “quem não é visto não é lembrado” ganha ainda mais relevância em momentos de crise. Afinal, se sua clínica não investe em marketing, ela não chegará ao seu público e, consequentemente, sofrerá ainda mais com os efeitos da recessão.
Os investimentos em marketing não devem ser cortados só porque a empresa enfrenta dificuldades financeiras. Na verdade, o ideal a se fazer é adotar outras estratégias mais econômicas como a divulgação em redes sociais — o marketing digital é capaz de manter a imagem do negócio em evidência sem demandar grandes investimentos.
Portanto, não deixe que sua clínica seja esquecida no mercado. Reforce sua marca e faça com que o consumidor entenda que poderá contar com os seus serviços sempre que necessário.
Conforme visto ao longo do post de hoje, atravessar uma crise financeira é uma missão complexa. Os efeitos de uma recessão econômica podem ser fatais para clínicas que não se preocupam em adotar boas estratégias e manter suas finanças organizadas.
No entanto, seguindo as dicas aqui apresentadas você terá mais chances de alcançar o sucesso e crescer apesar da crise.
Sugestão de leitura: Como divulgar a sua Clínica e atrais mais pacientes
Gostou das nossas dicas? Quer manter-se informado sobre gestão de clínicas médicas? Então, aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, no LinkedIn e no Instagram e não perca nenhuma novidade!
Entre em contato pelo número (011) 4063-6150 – contato@teleimagem.com.br – Laudos a Distância – Telerradiologia
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários