PACS: vantagens para clínicas de imagem

O sistema PACS é um grande aliado quando falamos em melhorias tecnológicas na radiologia. Atualmente, a padronização de processos está presente em quase todas as etapas, desde o atendimento até o diagnóstico e acompanhamento do paciente.

No setor de diagnóstico por imagem não é diferente, permitindo que gestores da saúde e profissionais da área otimizem serviços, o sistema auxilia no armazenamento, visualização das imagens e aumento da produtividade da equipe.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então siga a leitura e descubra suas principais vantagens! 

O que é o PACS?

O sistema PACS, sigla para Picture Archiving and Communication System, é uma ferramenta que tem como principal objetivo viabilizar a comunicação entre setores que interajam com a visualização, manipulação e armazenamento de imagens online de pacientes de forma segura e padronizada.

Em outras palavras, o PACS integra todas as etapas do processo, desde a geração das imagens nas mais diferentes modalidades, visualização do exame e diagnóstico até o compartilhamento do laudo entre médicos e pacientes.

Quais as vantagens do PACS?

Acesso rápido as imagens 

As imagens disponíveis apenas em papel e dificultavam a vida do médico na hora da avaliação de exames e até mesmo do diagnóstico, transformaram-se com a digitalização dos arquivos e a adoção de sistemas como o PACS.

Agora, o médico pode contar com exames organizados de acordo com tipo, data e paciente, armazenados em um só lugar na nuvem. 

Assim, fica mais rápido encontrar e acessar qualquer informação sempre que necessário de qualquer dispositivo eletrônico, antes mesmo da consulta, por exemplo.

Maior segurança no armazenamento

Quando são transportadas pelo paciente e equipe médica, há o risco de que em algum momento, ocorra a perda desses documentos. Nestes casos, é necessário repetir os exames por haver apenas uma cópia.

Utilizando o armazenamento online, o risco de perda desses materiais é praticamente nulo, uma vez que os arquivos são ficam salvos na nuvem de forma criptografada e disponíveis ao médico a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Vale ressaltar também que é possível manter cópias, dessa forma, mesmo que algum dos arquivos seja apagado acidentalmente, é provável encontrá-los na nuvem, em servidores ou compartilhadas por e-mail.

Aumento da produtividade

Utilizando um sistema como o PACS, é possível acessar facilmente as imagens sem precisar se deslocar para procurar exames impressos.

O médico pode consultar os laudos diretamente pela tela do computador ganhando tempo e rapidez no serviço.

Além disso, esse processo auxilia muito nos exames de urgência, já que as imagens podem ser visualizadas rapidamente após a realização, fazendo com que o radiologista não perca tempo esperando e inicie o tratamento com maior agilidade.

Veja também como aumentar a demanda de produção de exames da sua clínica de imagem em até 30% clicando aqui.

Possibilidade de redução de custos

Estamos falando em um processo de armazenamento de  imagens 100% digital, com isso, a impressão de filmes radiológicos e documentos em papéis é praticamente eliminada.

Desse modo, a substituição do papel e o espaço físico utilizados para armazená-los diminui drasticamente as despesas do centro de imagem.

E não é apenas isso, lembra quando falamos que esse processo pode facilitar a organização do médico a acessar e encontrar esses arquivos online? 

Neste sentido, também há possibilidade de adquirir vantagens financeiras, pois com essa facilidade, o tempo que o médico investia para encontrar esses documentos pode ser invertido em maior número de consultas.

Maior padronização e qualidade dos processos

O PACS possibilita a padronização de processos e assim, garante melhor desempenho da equipe médica e gestão da clínica de imagem.

O sistema permite a forma de compartilhamento dos laudos nas clínicas de imagem de forma clara e simples. Assim, tanto o gestor quanto o médico obtém uma visão mais clara do ciclo de vida da imagem garantindo maior performance e qualidade no diagnóstico.

Por fim, o PACS pode ser integrado a um sistema de serviços de laudos a distância, combinando a segurança de armazenamento e otimização de protocolos com a superioridade da qualidade das imagens online.

Ainda assim, através dessa combinação é possível contar com uma equipe de subespecialistas para laudar, exames feitos com equipamentos modernos e colaboradores 

disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.

Ficou interessado e quer conhecer mais as vantagens desse modelo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar