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Gestão

Por que uma boa gestão de clínica é importante para o aumento dos lucros?

8 de agosto de 2017

Promover sustentabilidade econômica e possibilitar uma experiência diferenciada na assistência ao paciente em relação à custo e qualidade.
Para isso, gerenciar as instituições de saúde e manter um balancete positivo é um grande desafio para os gestores.
Quer saber por que uma boa gestão clínica é importante para o aumento dos lucros? Saiba mais no post de hoje e fique por dentro das novidades!

Garante aperfeiçoamento dos processos

Uma boa gestão clínica direcionará os procedimentos de modo que os tornem mais eficientes e com maior praticidade, tanto para os colaboradores quanto para os pacientes.
Nesse sentido, a redução ou remanejamento nas rotinas internas podem diminuir o tempo, aumentar a produtividade e gerar maior demanda pelos serviços, obtendo maior lucratividade em longo prazo.
Além disso, o foco das atividades deve ser prioritariamente, os pacientes, para propiciar uma experiência positiva dentro do ambiente clínico que possa ser disseminada para futuros usuários.

Promove maior integração da equipe

Uma gestão clínica efetiva, realizada pelos administradores, deve sensibilizar os colaboradores da equipe para opinarem sobre as melhores condutas operacionais e estratégicas.
Com isso, essa abertura promove mais integração da equipe, padronização das atividades, coesão entre os funcionários, reflete na produtividade a um custo relativamente menor.
É importante investir em estratégias emergenciais ou gerenciais em prol de melhorias e, com isso, diminuir a dependência financeira dos credores bancários.

Facilita a elaboração de metas

Os gestores que se dedicam ao aperfeiçoamento das atividades internas devem priorizar as tarefas urgentes, sem deixar de lado os afazeres classificados como importantes.
A partir do critério para classificação das tarefas é mais eficiente estabelecer metas de desempenho para a instituição de saúde. Nesse sentido, a elaboração de projetos terá como foco principal o aumento pela demanda de serviços.
Pode-se pensar também em propostas diferenciadas de atendimento ao paciente conforme necessidades clínicas, pessoais e financeiras, objetivando a personalização da assistência.

Organiza as informações financeiras

A eficiência na gestão clínica pode ser mensurada por meio dos indicadores econômicos — dados referentes à movimentação financeira dos procedimentos executados.
O controle do consumo de insumos hospitalares, a avaliação da efetividade dos serviços e a análise de desempenho dos colaboradores são fatores fundamentais para um gerenciamento eficaz.
Sabendo administrar essas demandas será possível destinar recursos para serviços e exames com percepção positiva, para garantir maior lucratividade ou investir em outras atividades importantes.

Insere corretamente os recursos tecnológicos

O aumento de lucros na área de saúde deve ser visto com cautela, pois a humanização no atendimento não pode ser perdida. Por isso, algumas ferramentas devem ser priorizadas em detrimento de outras.
A informatização dos processos hospitalares é uma proposta inovadora que beneficia os profissionais clínicos, colaboradores administrativos e os pacientes atendidos.
A integração dos dados clínicos nos prontuários eletrônicos aumenta o tempo de contato com o paciente, à medida que reduz a atividade manuscrita para solicitação de pedidos.
Além disso, os procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos executados no paciente são inseridos em tempo real, o que facilita o faturamento e evita cancelamentos por falta de dados.

Capacitam constantemente seus colaboradores

Um bom gerenciamento clínico deve capacitar constantemente seus colaboradores por meio de treinamento específicos e sobre a qualidade de vida no trabalho. Acompanhar as principais tendências no mercado de saúde é necessário.
Uma das linhas de grande repercussão atualmente é a metodologia Lean Healthcare, filosofia que prega a redução de custos clínicos sem perder a produtividade nos serviços.
Nessa metodologia, os principais objetivos são a padronização dos insumos hospitalares, metas para reduzir o tempo de espera por atendimento, eliminação de atividades sem valor agregado e desenvolvimento pessoal.

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