Radiologia digital: 6 vantagens em relação à analógica

A radiologia digital permite imagens 100% online, que, através de recursos como ajuste de contraste e zoom, oferecem melhor visualização para radiologistas e facilitam o diagnóstico com maior precisão.

Já na radiologia analógica, a imagem do exame é obtida através do registro por meio de um filme que, em contato com líquidos processadores, revelam seu conteúdo. Além de expor o paciente a maiores níveis de radiação, o método tradicional também contribui para a poluição do meio ambiente.

Você deseja saber quais são as maiores vantagens da radiologia digital em relação ao método analógico? Então siga a leitura e descubra!

Vantagens da radiologia digital 

1 – Agilidade na emissão dos laudos

O processamento da imagem digital é muito mais veloz comparado ao processo analógico.  Isso acontece porque o processo não depende da revelação de filmes radiológicos.

Em cerca de segundos a captura da imagem é feita e armazenada e até mesmo o envio destes arquivos se torna mais rápido, podendo ser feito pelo computador e estar disponível para interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Neste caso, a radiologia digital não só beneficia o médico solicitante como também o paciente que, por exemplo, pode estar em uma situação de emergência e não pode aguardar dias pelo resultado do exame.  

2 – Maior qualidade da imagem

Imagens obtidas digitalmente contam com uma qualidade superior ao método convencional e permitem melhor visualização para o radiologista. 

Isso porque as imagens são mais detalhadas e permitem que o profissional ajuste a nitidez, contraste ou até mesmo dê zoom para facilitar a precisão do diagnóstico.

É possível também utilizar softwares específicos para conversões negativo/positivo, subtração das imagens para identificar lesões, a equalização por histograma para acentuar detalhes, entre outros.

3 – Menor exposição do paciente à radiação

Na radiologia digital, as imagens são obtidas com níveis mais baixos de exposição à radiação comparados ao método analógico aumentando a segurança do procedimento  

No método tradicional, os equipamentos emitem uma quantidade de radiação controlada pelo médico radiologista e se esses níveis forem maiores ou menor do que o indicado, pode-se gerar imagens muito ou pouco penetradas que consequentemente, dificultam a identificação das lesões.

Esse processo pode fazer com que o paciente tenha que repetir o exame mais de uma vez, até que se consiga uma imagem revelada de boa visualização, expondo-o a radiação quantas vezes for necessário.

No meio digital, não há processo de revelação, portanto não existe a necessidade de repetir o exame.  

4 – Processo ecologicamente correto

A radiologia digital não necessita de filmes radiológicos para formar imagens pois o processo é 100% digital. 

Esse método dispensa produtos químicos e substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente na sua revelação e descarte. 

5 – Armazenamento digital

E já que estamos falando em gerar imagens totalmente digitais, podemos ressaltar mais uma grande vantagem: o armazenamento online. 

Sem os papéis e filmes para guardar os exames impressos, torna-se vantajoso guardar esses arquivos em softwares na nuvem que ficam disponíveis para acesso do médico radiologista a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Facilitando também o envio do exame para o paciente, uma vez que ele não precisará se deslocar até o centro de imagem para buscá-lo.

6 -Relação custo e benefício

Agora, chegamos em um ponto muito importante: a possibilidade de rentabilizar investimentos através da telerradiologia.

A instalação de novos equipamentos e consequentemente, a necessidade de manutenção acarretam custos. Num primeiro momento, este investimento pode ser compensados pelo fato da superioridade da qualidade dos laudos e agilidade na emissão dos exames, por exemplo.

Porém, caso haja a contratação de uma serviço de laudos a distância, o centro de imagem pode combinar essa superioridade dos laudos com a opção de reduzir custos, pois não precisará investir em máquinas novas.

Ainda assim, através da telerradiologia é possível contar com uma equipe de subespecialistas nas mais diversas áreas da medicina, dispensando a necessidade de uma grande equipe médica interna para laudar. 

É possível também, aumentar a demanda de laudos oferecidos com maior assertividade e precisão. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Radiológica da América do Norte, cerca de 55% dos hospitais e clínicas dos Estados Unidos que utilizam a telerradiologia aumentam cerca de 30% a capacidade de realizar exames.

Ficou interessado nos serviços de radiologia digital e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar