Radiologia especializada: por que implementar na clínica?

Atualmente, a radiologia especializada é cada vez mais procurada para auxiliar de forma qualificada o diagnóstico e a tomada de decisão do médico em relação ao tratamento ideal para o paciente.

Neste contexto, surgem os médicos radiologistas subespecialistas. Assim como existem especialidades médicas de consultório, na radiologia não é diferente, para melhor interpretação das imagens é necessário contar com o trabalho de um especialista na área solicitada. 

A radiologia especializada demanda estrutura, conhecimento, atualização, pesquisa e muita tecnologia. Quer saber mais sobre esse modelo e conhecer as subespecialidades que a Teleimagem oferece? Então siga a leitura!

Radiologia especializada

Abrange as mais diversas áreas da medicina, oferecendo laudos mais avançados e assertivos, principalmente em exames de alta complexibilidade

Através desse modelo, é possível aumentar a capacidade de atendimento em casos de doenças degenerativas, síndromes raras, pacientes de oncologia, pediatria, cardiologia, angiologia.

Os laudos são realizados por uma equipe de profissionais especialistas que atuam nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Radiologista subespecialista

Atualmente, gestores de centros de imagem buscam por serviços de qualidade e com maior possibilidade de atendimento para aumentar a produtividade e demanda de laudos com segurança e assertividade, elevando a eficiência da clínica.

Em função da dificuldade dos radiologistas desenvolverem simultaneamente várias competências, surge o médico radiologista subespecialista, capaz de prevenir, diagnosticar e tratar doenças atuando nas especializações de medicina e ciência que estuda órgãos ou estruturas.

Através da radiologia especializada e do radiologista subespecialista, os laudos são mais precisos e assertivos, possibilitando o tratamento bem sucedido em qualquer área da medicina.

Importância do radiologista subespecialista

Todo profissional subespecialista tem uma visão mais minuciosa ao avaliar as imagens, na neurorradiologia, por exemplo, os nervos cranianos são compostos por 12 pares que fazem conexão com encéfalo e cada nervo tem uma função.

Nas sequências de rotina de crânio estes elementos são pouco visualizados, devido a espessura do corte utilizada. 

Já o médico subespecialista em neurorradiologia, tem maior domínio em visualizá-los através de sequências de rotina, podendo solicitar uma sequência de cortes mais finos como o FIESTA pesado em T2, para obter imagens mais detalhadas das raízes dos nervos cranianos em seu trânsito pelas cisternas da base. Uma vez que as lesões nesses locais são muito pequenas e difíceis de serem visualizadas em cortes de 3mm.

O radiologista subespecialista agrega conhecimento e proporciona qualidade e segurança no diagnóstico. O olhar detalhado do profissional é o diferencial em todas as subespecialidades, afinal, o estudo e experiência adquirido durante a carreira do radiologista nos mais diversos ramos leva a um laudo de excelência.

Conheça as subespecialidades da Teleimagem

Através dos exames realizados em nossas subespecialidades, os pacientes e médicos solicitantes têm acesso a laudos resolutivos, realizados por uma equipe médica reconhecida na radiologia nacional e internacional. Veja nossas soluções:

Laudos de abdome

Envolve laudos da região do abdome como: fígado, baço, pâncreas, intestino, cavidade abdominal, bexiga, órgãos ginecológicos e urológicos, além de toda a parte vascular deles.

Laudos de tórax

Laudos focados em imagens pulmonares e mediastinais do tórax através do uso de diferentes métodos emitidos por especialistas em radiologia de tórax.

Laudos de musculoesquelético

Realizado por subespecialistas com conhecimento aprofundado de anatomia, os laudos abrangem todo o esqueleto axial e apendicular. 

Essa é uma subárea da radiologia que necessita expertise nas diferentes patologias específicas que podem afetar o sistema musculoesquelético.

Laudos de neurorradiologia

Focado em laudos do neuroeixo, abrangendo as regiões do cérebro, coluna vertebral e medula espinhal.

Laudos de cabeça e pescoço

Especialidade ampla e complexa que avalia os seios paranasais, parte óssea de mandíbulas e maxila, articulações temporomandibulares (ATM), órbitas e mastóides, glândulas salivares, faringe, laringe, estruturas vasculares e avaliação de linfonodos cervicais.

Laudos de mama

A emissão de laudos de mama abrange as regiões axilares. O diagnóstico também analisa a parede torácica e as regiões supraclaviculares.

Laudos de cardiologia

Os laudos de cardiologia utilizam as modalidades de tomografia computadorizada e ressonância magnética para investigação e diagnóstico precoce de doenças cardíacas. 

Laudos de raios-x e OIT

Diagnósticos embasados em imagens de radiografia do tórax que seguem as diretrizes para o uso da classificação radiológica das pneumoconioses da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Agora que você já conhece as principais subespecialidades da Teleimagem, que tal dar o próximo passo? Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar