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Como criar uma recepção do centro de imagens acolhedora

9 de maio de 2023

A primeira impressão é essencial, especialmente quando se trata da recepção do centro de imagens. É crucial que esta área seja cuidadosamente planejada e organizada para proporcionar a melhor experiência possível aos pacientes.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como criar uma recepção mais atraente, agradável e confortável. Além disso, abordaremos a relevância do atendimento humanizado para a credibilidade e a qualidade da clínica.

Se interessou pelo tema? Então continue lendo nosso texto de hoje e fique por dentro do assunto para qualificar seu trabalho!

Qual é a importância de ter uma boa recepção do centro de imagens?

Uma boa recepção do centro de imagens é essencial para garantir uma experiência positiva e humanizada aos pacientes.

Por ser o primeiro contato que eles têm com a instituição, é fundamental que seja planejada e organizada de forma a transmitir uma imagem profissional e acolhedora.

Uma recepção bem estruturada e eficiente pode contribuir para o aumento da satisfação e fidelização dos pacientes, além de melhorar a reputação no mercado.

Mas para que isso seja uma realidade, é crucial a realização de investimentos tanto em recursos materiais quanto em recursos humanos, indo desde a organização física do espaço até o treinamento e capacitação da equipe.

Adquirir novos e melhores equipamentos e incentivar a qualificação profissional é o verdadeiro segredo de uma recepção agradável e hospitaleira. Disponibilizando mais laudos, questões como essa devem ganhar relevância.

Dicas para criar uma recepção do centro de imagens amigável e acolhedora

A seguir, confira orientações úteis para criar uma recepção verdadeiramente eficiente!

Use a tecnologia a seu favor

Nada é mais insatisfatório do que chegar na recepção de uma centro de imagens e ter que esperar até que seja feita a coleta de dados, o fornecimento de informações e o atendimento pré e pós consulta.

Sendo assim, implementar softwares que ajudem nas tarefas cotidianas (como organização dos prontuários e da agenda dos médicos) agiliza o trabalho das recepcionistas, otimizando o uso do tempo e a qualidade dos serviços.

Um sistema completo também contribui para reduzir a ocorrência de erros, limitando os problemas decorrentes de informações anotadas de forma equivocada.

Treine adequadamente sua equipe

A equipe de trabalho destinada a exercer funções na recepção deve receber a quantidade e o tipo de treinamento adequado para oferecer um serviço de excelência.

Não adianta oferecer treinamentos curtos e pouco frequentes ou muitos treinamentos superficiais e pouco efetivos. É preciso buscar o equilíbrio ideal para garantir que seus funcionários estejam devidamente capacitados. 

Além disso, é importante que a equipe compreenda a importância de manter um alto padrão de atendimento, de acordo com os valores e princípios da clínica, e que estejam cientes do perfil de público que frequenta o espaço.

Para oferecer o melhor atendimento possível, a equipe deve estar aberta a receber feedback dos pacientes e ouvir suas opiniões sobre a recepção ou clínica em si. Dessa forma, será possível identificar pontos de melhoria e aprimorar o serviço.

Escolha móveis apropriados

Outro aspecto relevante para configurar uma boa recepção do centro de imagens é quanto ao arranjo físico e estético do local. Isso gera mais impactos positivos do que pode parecer em um primeiro momento.

Ao selecionar os móveis que vão fazer parte da recepção, é preciso levar em conta dois fatores: funcionalidade dos itens e o quesito estético.

Quanto mais confortável, agradável e bonito for o lugar, mais os pacientes se sentirão acolhidos.

Esses móveis devem, então, contribuir para que o andamento das atividades se dê tranquilamente e, também, para que o ambiente se torne mais acolhedor.

Outro ponto é que a organização desses móveis precisa ser feita de modo que não atrapalhe a circulação de pessoas, conferindo mais praticidade.

Mantenha o balcão de recepção devidamente organizado

A área na qual o recepcionista trabalha deve ser planejada de modo a deixar os processos mais práticos e eficientes, assegurando que ele possa ter à sua disposição todas as ferramentas que necessita no dia a dia.

Ofereça entretenimento e distrações para os pacientes

Por menor que seja o tempo que um paciente tenha que esperar por atendimento, é interessante encontrar opções que o distraiam.

Uma boa dica consiste em apostar em televisões, música ambiente, jornais, revistas e até mesmo quadros decorativos. Disponibilizar Wi-Fi gratuito também é algo que pode reduzir o desconforto da espera.

Garanta uma boa comunicação interna

Assegure-se, também, de que haja uma boa comunicação interna entre os recepcionistas, os médicos e os demais colaboradores.

Essa sinergia é importante para garantir a minimização dos erros e elevar os níveis de satisfação dos pacientes e dos colaboradores.

Como evitar erros na recepção do centro de imagens?

Preparamos algumas dicas que podem ajudar a lidar com os possíveis erros de desempenho e atendimento na recepção, confira a seguir!

Cuidado com o ambiente

Proporcionar um espaço acolhedor é essencial para o paciente. Por isso, além de cuidar com os móveis desconfortáveis, também é preciso estar atento à climatização e iluminação pouco adequada.

Aprenda a lidar com diferentes perfis de pacientes

É fundamental que a equipe saiba como lidar com os mais diversos perfis de pessoas de modo acolhedor e empático. 

Esteja preparado para imprevistos

Mesmo com a recepção do centro de imagens organizada, sempre irão acontecer coisas não planejadas. Assim, é crucial que a equipe esteja capacitada para contornar essas situações de modo eficiente.

Ofereça diversas formas de contato

Ofereça diversas opções de canais de atendimento para facilitar o contato do paciente com a clínica, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais.

Conheça a clínica

Capacite sua equipe para que tenham domínio sobre todos os procedimentos e serviços oferecidos pela clínica, a fim de evitar erros e auxiliar corretamente os pacientes.

A importância de um atendimento de qualidade e humanizado

Além de ter uma boa organização da recepção do centro de imagens, é de suma importância investir em uma experiência inesquecível. Para isso é necessário fazer com que o paciente se sinta acolhido e seguro.

Um atendimento gentil e educado por parte do profissional da recepção é capaz de cativar o paciente, trazendo mais confiança e credibilidade para a clínica.

Simpatia, gentileza e cordialidade no tratamento com os pacientes é um elemento que faz uma diferença gigantesca, facilitando o trabalho a ser realizado por toda a equipe.

Porém, é importante lembrar que a qualidade do tratamento recebido pelo paciente pode influenciar todos os aspectos do seu relacionamento com a instituição.

Além do atendimento, a organização da recepção também é de responsabilidade do recepcionista.

Devem manter a agenda dos médicos integrantes em ordem, a fim de assegurar que haja disponibilidade para que todos sejam atendidos, sem demoras e nem problemas.

Práticas para otimizar a experiência dos pacientes

Qualificar a experiência dos pacientes, tornando-a inesquecível, é uma das melhores formas de assegurar fidelização. 

Vale ressaltar, porém, que essa estratégia só tende a ser bem-sucedida se, simultaneamente, o atendimento também for de alta qualidade e eficiente.

Logo, é imprescindível focar em aprimorar constantemente as interações com os pacientes, tomando as medidas necessárias para que cada atendimento seja lembrado por eles como excepcional.

Entenda as percepções do público-alvo

Compreender os anseios do público-alvo implica em compreender de que maneira eles veem o seu centro de imagem e, sobretudo, o que mais os motiva a procurar pelos seus serviços.

Instrua todos os colaboradores a praticar a empatia, colocando-se no lugar de cada paciente. Desse modo, fica mais fácil construir um ambiente de trabalho no qual todos colaborem para atingir esse importante objetivo comum.

Não tenha receio de inserir os pacientes nesse processo: você se surpreenderá ao perceber quantos apreciam genuinamente a oportunidade de colaborar, oferecendo impressões, ideias e opiniões.

Construa relações mais próximas com os pacientes

A palavra-chave para a construção de relações mais próximas com os pacientes é “afetividade”.

Ao cultivar uma comunicação menos “burocrática”, por meio do compartilhamento de informações importantes e de gestos valorosos, transmite-se a ideia de que eles são verdadeiramente importantes para você.

Entregue um serviço melhor do que o esperado

Entregar serviços acima do nível esperado significa que o seu centro de imagem deve estar disposto a superar, até mesmo, as melhores expectativas. Mais fácil falar do que fazer, certo?

Contudo, não é preciso investir grandes recursos: basta incentivar os pacientes a compartilhar com seus amigos e familiares a boa experiência que tiveram. Assim, você aposta na curiosidade natural de todas as pessoas.

A despeito do fato de ser uma meta elevada, ao surpreender positivamente os pacientes, você garante que as interações sejam, de verdade, inesquecíveis.

Por que investir em uma experiência inesquecível?

É essencial investir em uma experiência inesquecível, já que é justamente isso que gera diferenciais e assegura que o seu centro de imagem se destaque perante a concorrência.

Lembre-se de que os pacientes não procuram, pura e simplesmente, por serviços: eles desejam que a preferência dada à sua clínica reflita positivamente em suas vidas diárias. Portanto, investir em uma experiência satisfatória implica pensar nos pacientes de maneira aprofundada.

Sendo assim, para avaliar se o seu centro de imagem tem crescido de forma segura e equilibrada, atraindo e fidelizando um número cada vez maior de pacientes, é preciso enraizar em todos os colaboradores a cultura da excelência no atendimento.

Ser uma referência em qualidade e atendimento e oferecer mais laudos é crucial, mas ainda não é tudo: comunique, em todas as interações com os pacientes, como a sua clínica é indispensável na vida deles!

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E aí, gostou do artigo? Que estratégias você tem empregado para melhorar a experiência e garantir a satisfação dos pacientes? Já fez algumas das propostas mencionadas? Deixe um comentário no post e divida conosco suas ideias e opiniões! 

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