Teleimagem
Abri menu Abri menu
Ressonância Magnética

Ressonância magnética e inteligência artificial no campo da neurorradiologia

7 de setembro de 2023

A ressonância magnética e inteligência artificial são duas tecnologias poderosas que têm revolucionado a neurorradiologia. 

A integração dessas técnicas vêm proporcionando novas maneiras de diagnosticar distúrbios neurológicos degenerativos e reduzir o tempo de realização da ressonância magnética

Neste artigo, vamos explorar algumas das principais aplicações da ressonância magnética e inteligência artificial na neurorradiologia. Boa leitura!

Aplicações na neurorradiologia

A união entre ressonância magnética e inteligência artificial está facilitando o diagnóstico de distúrbios neurológicos degenerativos, bem como possibilitando diminuir o tempo de realização do exame. A seguir, confira mais sobre essas aplicações.

Diagnóstico de distúrbios neurodegenerativos

A convergência entre ressonância magnética e inteligência artificial revela um cenário promissor quando o assunto é diagnóstico de distúrbios neurodegenerativos, sobretudo o Alzheimer.

A capacidade única da inteligência artificial em discernir, aprender e categorizar padrões intrincados revela-se como um aliado formidável na detecção precoce e tratamento efetivo dessas condições complexas.

Um componente-chave dessa abordagem é representado pelas redes neurais artificiais (ANN), uma subárea da inteligência artificial que atua como um modelo matemático capaz de absorver padrões de conjuntos de dados.

Sua aplicabilidade estende-se a tarefas cruciais, tais como a detecção, classificação de patologias e aprofundamento na análise de imagens médicas, incluindo aquelas geradas por ressonância magnética.

As imagens obtidas por ressonância magnética desempenham um papel crítico no diagnóstico dessas condições. Contudo, distinguir entre um paciente saudável e um paciente com Alzheimer, por exemplo, frequentemente se revela uma tarefa desafiadora.

Para enfrentar esses desafios, desenvolvem-se abordagens robustas, fundamentadas em técnicas de inteligência computacional, que contribuem para diagnósticos mais apurados, tais como: 

  • Redes Neurais Multilayer Perceptron;
  • Redes Neurais de Aprendizagem Profunda;
  • SVM;
  • Random Forest;
  • Modelos Escondidos de Markov.

A validação contínua desses métodos é evidenciada por testes em andamento, que corroboram resultados promissores

Esses testes realçam modelos de alta eficácia, caracterizados por sua notável capacidade de generalização, taxas expressivas de acertos e custos de desenvolvimento substancialmente reduzidos.

Aceleração de exames de ressonância magnética

Através da combinação sinérgica entre a ressonância magnética e inteligência artificial, um grupo de pesquisadores desenvolveu um sistema inovador capaz de agilizar os exames de ressonância magnética em até quatro vezes.

Essa notável conquista é fruto da iniciativa FastMRI, que se dedica ao avanço da ressonância magnética rápida.

Os benefícios decorrentes dessa abordagem são de grande relevância. Por exemplo:

  • Ampliação da capacidade de atendimento nos hospitais;
  • Redução de custos;
  • Minimização do desconforto dos pacientes durante o procedimento;
  • Aplicabilidade do exame em emergências.

O papel da inteligência artificial reside na capacidade de gerar imagens de alta resolução a partir dos dados coletados durante a ressonância magnética. 

Isso é possível por meio da utilização de uma quantidade substancialmente menor de informações, aproximadamente 25% do volume usualmente requerido, para a construção das imagens a serem analisadas posteriormente pelos radiologistas.

Os resultados dos testes realizados até o momento refletem um desempenho positivo do sistema. Ademais, o software desenvolvido está sendo disponibilizado de forma gratuita e é compatível com diversos tipos de máquinas de ressonância magnética.

Clique aqui para conferir.

Neurobrain

O NeuroBrain é uma técnica avançada de avaliação que combina o uso da ressonância magnética e inteligência artificial, proporcionando resultados precisos em um prazo reduzido.

Essa abordagem inovadora une imagens de ressonância magnética com a eficácia da inteligência artificial, resultando em uma análise altamente eficiente e confiável.

Por meio da análise do crânio, essa técnica permite a avaliação detalhada de ossos, músculos e a detecção de condições degenerativas e lesões cerebrais.

Seu âmbito de aplicação é abrangente, englobando doenças que vão desde o Alzheimer até a esclerose múltipla, a atrofia hipocampal e a degeneração corticobasal

O diferencial do NeuroBrain reside na sua capacidade de processar uma variedade de exames radiológicos a partir de um extenso banco de dados. Através da comparação criteriosa de imagens, a inteligência artificial possibilita resultados rápidos e consistentes. 

Ao escolher essa técnica, você garante uma avaliação diagnóstica de excelência, otimizada por um processo tecnologicamente avançado e confiável, fundamentado na sinergia entre ressonância magnética e inteligência artificial.

Conheça a Teleimagem

Há mais de 15 anos entregamos os mais assertivos e eficientes laudos de ressonância magnética e tomografia computadorizada a distância.

Nossa equipe é formada por médicos radiologistas especialistas e subespecialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames eletivos e de urgência.

Ficou interessado nos nossos serviços e está pronto para dar o próximo passo? Conte conosco! 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Teleimagem, os melhores e mais precisos laudos a distância

Orçamento
Inscreva-se na nossa newsletter
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, receba dicas para melhorar os resultados de sua clínica e muito mais!