Saúde financeira da clínica de imagem: como melhorá-la?

Tão importante quanto cuidar de um paciente é cuidar da saúde financeira da sua clínica de imagem. Afinal, sem que a instituição esteja a todo vapor em todos os setores, é impossível garantir excelência no atendimento.

A gestão da saúde financeira deve ser metódica e necessita de muita atenção de todos os envolvidos. Quer saber como melhorá-la? Siga o texto e veja as dicas que separamos para você. Boa leitura!

Como melhorar a saúde financeira da clínica de imagem?

Faça o fluxo de caixa

O primeiro passo para o sucesso da saúde financeira da clínica de imagem é fazer o fluxo de caixa. Na verdade, todas as empresas precisam, e na área da saúde não é diferente. Isso significa que se você ainda não tem esse controle pode estar prejudicando o seu negócio.

O profissional responsável pela administração financeira deve cuidar com bastante atenção de todos os custos da clínica, incluindo estrutura, insumos e pessoal.

É fundamental ter registro de todas as movimentações financeiras, até mesmo aquelas pequenas despesas do dia a dia devem ser consideradas.

Faça da organização um hábito, seja de um modo mais tradicional, utilizando uma planilha de Excel, por exemplo, ou aderindo às tecnologias, como um software de gestão financeira.

Reveja seus custos

Chegamos a outro ponto essencial  e que também deve fazer parte da sua rotina: a revisão dos seus custos. Sejam eles fixos ou variáveis, o ideal é manter as avaliações em dia. 

Você pode avaliar os custos fixos semestralmente e manter a revisão dos custos variáveis para uma checagem mensal.

Isso porque com os seus custos mapeados, conseguirá uma visão mais ampla para criar estratégias específicas para esses gastos. 

Por exemplo, imagine que todos os meses você precisa comprar materiais descartáveis para atendimento na clínica de imagem e, mês a mês, os custos com essa demanda só aumentam.

O que pode ser feito? Realize um levantamento do número médio de compra desses insumos no último trimestre e faça uma compra maior da próxima vez. 

Essa é uma excelente opção para negociar descontos em função do volume maior de compra e também se protege de possíveis oscilações de preços, resultando em maior economia.

Crie um fundo de reserva

As situações de crise não dão sinal de alerta antes de aparecer, ou seja, é bom estar preparado. Seja por fatores internos, como uma máquina importante que estraga, ou externos, como uma pandemia. 

Um gestor preocupado com o seu negócio deve estar sempre um passo à frente e se lembrar de fazer um bom fundo de reserva para enfrentar qualquer problema sem grandes impactos negativos.

Além disso, os fundos de reserva podem cobrir outras despesas como pagamento de férias e décimo terceiro salário, que não são todos os meses, mas ocorrerão em algum momento.  

Planeje com consciência

O segredo de um bom planejamento é manter os pés no chão e criar estratégias que realmente possam ser atingidas. Não adianta fantasiar, estabelecer metas sem cabimento e acabar frustrando toda a sua equipe.  

Um bom planejamento financeiro requer todos os gastos registrados e que as previsões de faturamento sejam metódicas. Fazer isso com frequência permitirá um olhar amplo do crescimento da clínica e assim, avaliar melhor seus investimentos.

Como a Teleimagem pode ajudar na saúde financeira?

Você sabia que é possível rentabilizar investimentos através da telerradiologia?  

Isso acontece porque por meio da emissão de laudos digitais, o processo é realizado a distância e descarta a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essa função.

Lembrando que em hospitais com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

Além disso, ampliando a sua oferta de exames, você pode atender um número maior de pacientes com agilidade, segurança e qualidade.

Através de um sistema de serviços online, além da precisão e qualidade de imagem, você dispõe de exames feitos com os equipamentos mais modernos do mercado, médicos radiologistas subespecialistas em todas as áreas da medicina e colaboradores disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.

Ficou interessado nos serviços de telerradiologia e quer conhecer mais as vantagens desse modelo? Conte conosco! A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar