Telelaudos: como a telerradiologia garante exames confiáveis

Você sabia que a telerradiologia e os telelaudos podem melhorar a desigualdade de médicos por regiões no Brasil?

Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil 2020”, colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), o Brasil passou a contar com mais de 500 mil médicos.

No entanto, esse marco vem acompanhado da persistência de desigualdades na distribuição dos profissionais entre as regiões do país. O nordeste e norte, por exemplo, ainda são pouco assistidos.

Com 2,4 médicos por mil habitantes em 2020, o Brasil possui taxa semelhante às da Coreia do Sul, do México, da Polônia e do Japão.

As desigualdades que persistem na distribuição dos profissionais são evidentes.

Enquanto o país tem razão média de 2,27 médicos por mil habitantes, a região Norte tem taxa de 1,30, 43% menor que a razão média nacional. Na região Nordeste, a taxa é de 1,69. Juntas, as regiões Norte e Nordeste têm os piores indicadores – todos os seus 16 estados estão abaixo da média nacional.

Como os telelaudos podem ajudar?

De acordo com o coordenador de pesquisa do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, Mário Scheffer.

“Faltam médicos nos pequenos municípios, nas periferias das grandes cidades e em vários serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) – na atenção primária, em prontos-socorros e em ambulatórios de especialidades.”

São nesses casos onde a telerradiologia ajuda a entregar com mais velocidade, a falta de radiologista na atenção primária com, por exemplo, telelaudo de raios-x, tomografia e ressonância.

Dentro desta perspectiva, a telerradiologia entrega telelaudos 24h, podendo assim oferecer o diagnóstico a qualquer hora do dia ou da noite, melhorando o atendimento e entrega de exames completos em casos extremos.

Ao mesmo tempo, não apenas pensando em atendimento, mas na entrega de laudos confiáveis que também é uma preocupação a fim de dirimir os erros, contar com os serviços de telerradiologia como o da Teleimagem é uma excelente opção para melhorar a qualidade da clínica de imagem como um todo.

Isso porque nossos telelaudos são feitos por um corpo clínico de extrema experiência e conhecimento, protagonistas nos estudos médicos e radiológicos internacionais.

Ainda não está convencido? Separamos algumas das principais vantagens dos telelaudos para sua clínica de imagem. Confira a seguir!

Maior agilidade na emissão dos laudos

Em cerca de segundos a captura da imagem é feita, armazenada e enviada, estando disponível para interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Médicos radiologistas subespecializados

A experiência e conhecimento do radiologista subespecializado agrega qualidade, segurança e precisão no diagnóstico. Cada detalhe do olhar mais aprofundado faz o diferencial e leva a um laudo de excelência.

Armazenamento digital e de fácil acesso

Sem papéis e filmes, os exames ficam em softwares na nuvem, disponíveis para acesso do médico radiologista a qualquer hora e em qualquer lugar.

Aumento da produtividade da clínica de imagem

Uma equipe externa qualificada para a realização de telelaudos, acabaria, por exemplo, com as filas para realização de exames, adiamentos e atrasos na emissão dos laudos.

Além disso, a telerradiologia aumenta a produtividade na emissão dos laudos, otimizando protocolos e tornando-os mais efetivos, gerando redução do tempo de execução dos laudos e ampliando a demanda dos exames eletivos e de subespecialidades.

Rentabiliza investimentos

A telerradiologia combina a superioridade dos telelaudos com a opção de reduzir custos, pois dispensa investimentos em máquinas novas e manutenções, além de dispensar a necessidade de uma grande equipe médica interna para laudar.

Maior segurança

É claro que uma das maiores vantagens, que não poderia faltar em nossa lista, é a segurança que a telerradiologia proporciona.

As imagens permanecem na nuvem, um local livre de desastres onde não ocorre nenhum risco de dano externo. Geralmente, elas estão salvas através de sistemas com criptografia de dados, firewall e outros meios que asseguram a integridade e o sigilo dos dados dos pacientes.

Conte com a Teleimagem

A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, eletivos, especialidades e subespecialidades

Trabalhamos com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Assuntos que podem te interessar