Telerradiologia: 5 vantagens para clínicas de imagem

Já pensou em adotar um sistema que facilite a gestão e eleve a eficiência da sua clínica de imagem? Com a telerradiologia você pode alcançar tudo isso e muito mais!

Imagine lidar com imagens digitais, seguras e de fácil acesso e compartilhamento. Esses são alguns dos inúmeros benefícios da emissão de laudos a distância.

Ainda não está convencido? Separamos 5 principais vantagens da telerradiologia para sua clínica de imagem. Boa leitura!

1. Rentabilize investimentos

Uma das principais vantagens da telerradiologia e, geralmente, o fator que leva gestores de clínicas de imagem a implementarem este modelo de serviço, é a possibilidade de rentabilizar investimentos.

A emissão de laudos a distância auxilia instituições a reduzirem custos, uma vez que o processo permite laudos 100% online, sem a necessidade da contratação de diversos radiologistas destinados a essas funções na clínica. Porém, segundo a legislação, mesmo sem a necessidade de uma grande equipe para laudar, você ainda precisará manter na clínica um profissional radiologista para assinar os laudos. 

É importante ressaltar que para instituições que possuem plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

2. Acesso fácil 

Na telerradiologia, o armazenamento de imagens é feito através de software em nuvem que as deposita em um servidor. Este servidor pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer dispositivo eletrônico, basta ter acesso a senha e estar conectado à internet.

Além da facilidade de acesso, este é um processo que garante que as imagens estarão em segurança e disponíveis quantas vezes precisar, seja do consultório ou remotamente. 

Alguns softwares disponibilizam 3 meses de armazenamento, outros até 12 meses, isso irá depender de uma empresa para outra. A obrigatoriedade em guardar as imagens e deixar acessível o exame com o laudo aos seus pacientes é da clínica de imagem.

A utilização da telerradiologia em clínicas economiza tempo e proporciona maior conforto aos pacientes. O acesso digital a laudos, por exemplo, oferece total comodidade sem exigir que ele se desloque ao centro de imagem.

3. Agilidade

Já que estamos falando em tempo e em como ele pode impactar a vida do médico, precisamos citar outro grande benefício da telerradiologia: a agilidade na emissão de laudos.

Atualmente, os pacientes, estão cada vez mais exigentes e criteriosos. Por isso, através dos laudos online, é possível garantir a satisfação do seu paciente, oferecendo um serviço de qualidade, com precisão, segurança e agilidade na entrega dos resultados.

Em situações de urgência médica, por exemplo, em que há necessidade de um raio-x, esse exame pode ser um dos fatores decisivos para salvar a vida do paciente. Nestes casos, a telerradiologia se mostra como uma grande aliada, já que esse recurso oferece visualização em tempo hábil para tomada de medidas rápidas e eficientes.

4. Aumento da produtividade 

O objetivo de muitos gestores é o aumento da capacidade produtiva da clínica de imagem.

A pergunta é: como alcançar isso?

Uma equipe externa qualificada para a realização de exames a distância, acabaria, por exemplo, com as filas para realização de exames, adiamentos e atrasos na emissão dos laudos.

Além disso, a telerradiologia aumenta a produtividade na emissão dos laudos, uma vez que a clínica de imagem pode otimizar os protocolos tornando-os mais efetivos e consequentemente, gerando redução do tempo de execução de exames e amplificando os exames de rotina e de subespecialidades.

Sem contar que com a emissão de laudos online, você permite que seu corpo clínico tenha mais tempo para focar nas etapas de tratamento do paciente.

E por último, mas não menos importante, vale destacar a organização como um terceiro fator. Online, o médico pode acessar as imagens e consultar o histórico do paciente, sem a necessidade de gastar tempo procurando arquivos e documentos em papel.

5. Segurança

É claro que uma das maiores vantagens, que não poderia faltar em nossa lista, é a segurança que a telerradiologia proporciona. Com ela, é possível manter os arquivos de imagens seguros, em servidores como o que citamos no início da leitura.

Dessa forma, as imagens permanecem na nuvem, um local livre de desastres onde não ocorre nenhum risco de dano externo. Geralmente, essas imagens estão salvas através de sistemas como criptografia de dados, firewall e outros meios que asseguram a integridade e o sigilo dos dados dos pacientes.

As imagens são destinadas a profissionais aptos para laudar os exames com segurança para auxiliar o médico na tomada de decisão do melhor tratamento para o paciente. Além de especialistas, muitos profissionais possuem o domínio de subespecialidades, proporcionando diagnósticos mais precisos e assertivos.

Conte com a Teleimagem

A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Assuntos que podem te interessar