Telerradiologia: 9 vantagens para Operadoras de Saúde

A emissão de laudos é uma das atividades mais comuns na rotina dos médicos e instituições de saúde. Você já imaginou como seria proveitoso ter um sistema para facilitar essa demanda? Ele existe e se chama telerradiologia!  

Está se perguntando se a sua operadora de saúde deveria se afastar dos métodos tradicionais de radiologia e optar pela telerradiologia? Continue a leitura e conheça os nove principais benefícios do uso desta modalidade.

Vantagens da telerradiologia para Operadoras de Saúde

1 – Melhor qualidade na imagem

Imagens obtidas digitalmente contam com uma qualidade superior ao método convencional e permitem melhor visualização para o radiologista. 

Isso porque as imagens são mais detalhadas e permitem que o profissional ajuste a nitidez, contraste ou até mesmo dê zoom para facilitar a precisão do diagnóstico.

É possível também utilizar softwares específicos para conversões negativo/positivo, subtração das imagens para identificar lesões, a equalização por histograma para acentuar detalhes, entre outros.

2 – Rentabiliza investimentos

Uma das principais vantagens da telerradiologia é a possibilidade de rentabilizar investimentos.

Isso acontece porque através da emissão de laudos digitais, o processo é realizado a distância por subespecialistas e descarta a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essa função – em hospitais com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista

Operadoras de saúde de todos os tamanhos podem se beneficiar do uso estratégico de soluções de telerradiologia. 

Custos reduzidos de radiologia, resultados imediatos de imagem e melhor acesso tornam a instituição mais competitiva e mais apta a atender às necessidades de seus pacientes.

3 – Não há escassez de radiologistas

Muitos hospitais e consultórios médicos estão enfrentando escassez de equipes de radiologia, especialmente durante feriados e turnos noturnos. 

A telerradiologia ajuda operadoras de saúde a fazer mais com menos funcionários, pois os radiologistas não precisam estar no local para ver e interpretar as imagens. Isso economiza tempo e permite que eles executem suas funções com mais eficiência.

4 – Agilidade na emissão dos laudos

O processamento da imagem digital é muito mais veloz comparado ao processo analógico.  Isso acontece porque o processo não depende da revelação de filmes radiológicos.

Neste caso, a telerradiologia não só beneficia o médico solicitante como também o paciente que, por exemplo, pode estar em uma situação de emergência e não pode aguardar dias pelo resultado do exame.  

5 – Armazenamento digital

Os exames são armazenados em arquivos na nuvem. Esse sistema permite uma série de vantagens. Veja:

  • Maior organização dos laudos em um único lugar; 
  • Facilmente encontrados, basta alguns cliques;
  • Exames online disponíveis para os médicos e pacientes, proporcionando maior conforto;
  • Reduz gastos com filmes radiológicos para formar imagens; 
  • Sistema ecologicamente correto, uma vez dispensa produtos químicos e substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente na revelação e descarte das imagens;
  • Documentos protegidos por mecanismos como senhas e criptografia.

Além da facilidade de acesso, este é um processo que garante que as imagens estarão em segurança e disponíveis quantas vezes precisar, seja do consultório ou remotamente. 

Alguns softwares disponibilizam 3 meses de armazenamento, outros até 12 meses, isso irá depender de uma empresa para outra. A obrigatoriedade em guardar as imagens e deixar acessível o exame com o laudo aos seus pacientes é da operadora de saúde.

6 – Aumenta a demanda de laudos do hospital

Ampliando a sua oferta de exames, você pode atender um número maior de pacientes com agilidade, segurança e qualidade através dos laudos a distância.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Radiológica da América do Norte, cerca de 55% dos hospitais e clínicas dos EUA que utilizam a telerradiologia aumentam cerca de 30% a sua capacidade de realizar exames.

Portanto, se a sua operadora de saúde ou até mesmo outras instituições da cidade não oferecem uma grande variedade de exames, esta é uma excelente oportunidade para aumentar o número de pacientes.

7 – Exames realizados por subespecialistas

O radiologista subespecialista agrega conhecimento e proporciona qualidade e segurança no diagnóstico. O olhar detalhado do profissional é o diferencial em todas as subespecialidades, afinal, o estudo e experiência adquirido durante a carreira do radiologista nos mais diversos ramos leva a um laudo de excelência.

8 – Melhora o atendimento em áreas distantes

O alcance geográfico da telerradiologia é quase ilimitado. Tudo o que é necessário é uma conexão com a internet e um dispositivo móvel. 

A tecnologia permite que operadoras de saúde em áreas distantes sejam atendidas, sem a necessidade de contratação de pessoal. Essas instituições podem facilmente enviar as imagens de seus pacientes a provedores de telerradiologia para uma interpretação rápida e especializada dos exames.

9 – Atendimento 24 horas, 7 dias da semana

A Teleimagem oferece uma equipe de subespecialistas para a realização de laudos de densitometria óssea digital, 24 horas, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Esse atendimento funciona sem interrupções a qualquer hora do dia ou da noite. Proporcionando para operadoras de saúde com plantão, a cobertura de exames de áreas que muitas vezes não são a especialidade do radiologista plantonista do local. 

Conte com a Teleimagem

A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.

Nossa equipe é formada por diversos profissionais especialistas que atuam com excelência nas áreas de radiologia e telerradiologia, trabalhando com exames de urgência, rotina, especialidades e subespecialidades como neurorradiologia, musculoesquelético, cardiologia, medicina interna e ressonância da mama.

Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho. 

Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui.

Assuntos que podem te interessar

Solicitar orçamento
Solicitar orçamento